Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em Humaitá, Justiça determina que Universidade faça prova de segunda chamada e rematricule aluna que teve atestado médico recusado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em Humaitá, Justiça determina que Universidade faça prova de segunda chamada e rematricule aluna que teve atestado médico recusado
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em Humaitá, Justiça determina que Universidade faça prova de segunda chamada e rematricule aluna que teve atestado médico recusado

Por
Última atualização: 11 de setembro de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

Ao deferir a liminar, o juiz Charles José Fernandes da Cruz, levou em consideração os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, bem como o direito constitucional à educação.

 

O juiz Charles José Fernandes da Cruz, titular da 2.ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Humaitá (a 600 quilômetros de Manaus), deferiu liminar em favor de uma estudante do Curso de Direito Presencial Mediado por Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – unidade daquele município –, determinando que a instituição anule/desconsidere nota obtida pela aluna em um exame realizado na matéria de Direitos Humanos. A estudante deverá, conforme a decisão, ser submetida a uma nova prova (de segunda chamada) e ser autorizada a frequentar regularmente as aulas, enquanto perdurar os efeitos da tutela deferida.

A Decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça do último dia 4 de setembro de 2024 e o não cumprimento por parte da UEA/Humaitá implicará em aplicação de multa/dia no valor de R$ 500.

A estudante entrou com o pedido judicial, dando início ao Processo n.º 0606755-58.2024.8.04.4400, após ter sido impedida de promover sua matrícula, bem como frequentar as aulas do curso, pela Coordenação Pedagógica do Curso de Direito Presencial Mediado por Tecnologia da UEA – Unidade Humaitá, para o qual foi aprovada em 1.° lugar pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

De acordo com a inicial, a estudante apresentou sintomas graves de infecção, dores de cabeça e corpo, dispneia e expectoração de sangue no dia 15 de agosto de 2024, dirigindo-se a uma unidade hospitalar, onde foi diagnosticada com infecção aguda não especificada das vias aéreas (CID 10: J22), sendo-lhe expedido atestado médico para afastamento das atividades diárias por motivos de doença, por 3 dias.

Ocorre que o período em que a estudante adoeceu se tratava da semana de provas finais do Curso e, ao informar no dia 15 a sua condição clínica e a impossibilidade de realizar as provas à professora adjunta-mediadora, foi comunicando que por não se tratar de “doença infectocontagiosa, nem gravidez”, motivo pelo qual não faria jus à aplicação de segunda chamada. Conforme relato nos autos, a estudante foi ainda informada que, caso faltasse à realização da avaliação final da disciplina de Direitos Humanos, a ser aplicada em 17/08/2024, seria reprovada.

Conforme informado nos autos, impedida de realizar a prova em segunda chamada, a estudante “sob ameaça de reprovação, compareceu à Universidade em 17/08/2024, para realização da avaliação final da matéria de Direitos Humanos do curso de Direito, doente, extremamente debilitada, em sala separada, sem ar-condicionado, sendo sua condição de saúde inteiramente desconsiderada, o que resultou na não obtenção da média necessária à aprovação”, o que, de acordo com a Resolução n.° 003/2010-CONSUNIV-UEA, art. 2.° do Anexo, determina a sanção de desligamento por reprovação, culminando na exclusão do discente da Universidade do Estado do Amazonas.

Ao analisar o caso, o juiz Charles concedeu o pedido de liminar e determinou que a instituição promova “a regular rematrícula da estudante no Curso de Direito Presencial Mediado por Tecnologia da UEA/Humaitá, observada a grade regular e periodização, enquanto perdurar os efeitos da tutela deferida.

“A segunda chamada para realização da prova não constitui um privilégio, mas sim um direito do aluno. Mesmo que o regimento interno da instituição de ensino estabeleça quais doenças são cabíveis a realização da segunda chamada, este não pode se sobrepor ao direito constitucional à educação, bem como, aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade”, afirma o magistrado na decisão liminar, citando como base o Recurso Extraordinário (REEX) 7584025 PR 0758402-5, do relator Antenor Demeterco Junior, 7.º Câmara Cível TJPR; Acórdão 772094, 20130020236530AGI, Relator (a): Cruz Maceso, 4.ª Turma Cível.

“Diante da patente violação dos direitos da autora, ao passo que a parte requerida a obrigou a realizar a prova, mesmo sem condições de saúde, é de se deferir a tutela perseguida. Ademais, não vislumbro perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão, diante da possibilidade de desligamento da autora do Curso a qualquer momento em caso de improcedência do pedido principal”, afirma a Decisão.

O magistrado salientou que, caso as partes possuam interesse em conciliar, poderão juntar proposta de acordo aos autos, devendo a secretaria intimar a parte contrária para manifestação. A instituição possui 15 dias para contestação, já tendo tomado ciência da Decisão, segundo a Secretaria da unidade judicial.

 

 

#PraTodosVerem – a imagem que acompanha o texto é meramente ilustrativa e mostra detalhe de uma pessoa que tem à mão uma caneta e parece responder um formulário que está sobre uma mesa, entre outras folhas de papel. 

 

Sandra Bezerra

Foto: Banco de Imagens

Revisão textual: Joyce Desideri Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasHumaitáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por ameaça, perseguição e violência psicológica contra ex-companheira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sefaz promove seminário para fortalecer o diálogo com contribuintes e esclarecer dúvidas sobre legislações fiscais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Cigás avança com obras na avenida Cosme Ferreira e Estrada UTM 2, na Colônia Antônio Aleixo

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projeto Cine Circo exibe curtas e palhaçaria nesta sexta-feira no Parque Rio Negro

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?