Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em decisão colegiada, Pleno do TJAM determina que Estado implemente o “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em decisão colegiada, Pleno do TJAM determina que Estado implemente o “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em decisão colegiada, Pleno do TJAM determina que Estado implemente o “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Medida deve ocorrer em 90 dias e, além dos servidores designados pelos Poderes, deve ser garantida a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho e a representatividade de todas as categorias de servidores públicos estaduais

 

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) concedeu a ordem de injunção requerida pela defensoria pública do Estado do Amazonas para que, no prazo de 90 dias, o Estado do Amazonas adote a iniciativa prevista no artigo 33, § 1.º, inciso II, letras b e c, da Constituição do Estado do Amazonas, para regulamentar o artigo 110 da Constituição do Estado do Amazonas, implementando o Conselho de Política de Administração e remuneração de Pessoal.

A decisão do Tribunal Pleno foi por unanimidade, na sessão de terça-feira (17/09), no Mandado de Injunção n.º 4004475-40.2023.8.04.0000, conforme o voto do relator, desembargador Jorge Lins.

O Mandado de Injunção é previsto no artigo 5.º, inciso LXXI da Constituição da República Federativa do Brasil, segundo o qual: “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à Cidadania”. Já a lei n.º 13.300/16 trata das regras e normas sobre o processo e o julgamento dos mandados de injunção.

No processo, a Defensoria argumenta que recebeu demandas de servidores públicos estaduais sobre a falta de reajustes salariais periódicos, contrariando o artigo 109, inciso VIII, da Constituição do Estado do Amazonas, que garante a revisão geral anual da remuneração dos servidores. E destaca que o cumprimento da regra que estabelece a revisão geral anual está inviabilizado pela falta de criação do referido conselho, que deve operar como uma mesa de negociações entre o Poder Público e os servidores.

Após o trâmite do processo, em seu voto, o relator observou que o pedido encontra-se em harmonia com o objetivo do mandado de injunção e que “é necessário admitir que a implementação do mencionado conselho é essencial para assegurar a participação democrática e a representação dos servidores nas decisões que afetam suas condições de trabalho e remuneração”, especialmente para garantir a revisão justa e igualitária a todos os servidores.

Pela decisão, este conselho deverá ser integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes, assegurando a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho, garantindo a representatividade de todas as categorias de servidores públicos estaduais.

Se após os 90 dias a omissão persistir, o acórdão do julgamento prevê que deverão ser observados os termos do decreto Federal n.º 7.674/2012, que dispõe sobre o Subsistema de Relações de trabalho no Serviço Público Federal, até que seja suprida a omissão legislativa no âmbito estadual, mediante a iniciativa do Governador do Estado do Amazonas em regulamentar o artigo 110 da Constituição Estadual.

 

 

Patrícia Ruon Stanchon
Foto: Chico Batata (Registo fotográfico em 29.07.2024)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”
Próximo artigo Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

Mais notícias desta categoria

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

2 horas atrás

Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

5 horas atrás

Envelhecentes conhecem linhas de crédito na feira

5 horas atrás

Feira de Negócios – Esperança para Empreendedores em Manaus

15 horas atrás

Cidadania com DNA gratuito: avanço em direitos essenciais

1 dia atrás

Convocação da Semsa: Oportunidades em Manaus

1 dia atrás

Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus

1 dia atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel

2 dias atrás

Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros

2 dias atrás

UEA inicia projeto de cibersegurança com IA

2 dias atrás

Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama

3 dias atrás

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

3 dias atrás
Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação
#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia
SouManaus: O Festival Imperdível de 2023
Amazonas avança na pecuária sustentável
Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?