Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ejud realiza abertura do “Programa de Interiorização” com a inauguração de subsede na Comarca de São Gabriel da Cachoeira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Ejud realiza abertura do “Programa de Interiorização” com a inauguração de subsede na Comarca de São Gabriel da Cachoeira
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Ejud realiza abertura do “Programa de Interiorização” com a inauguração de subsede na Comarca de São Gabriel da Cachoeira

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em 2023, 20 Comarcas receberam as ações da escola Judicial. A meta neste ano é levar as atividades para 40 Comarcas.

A escola Judicial do Tribunal de justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) realiza em parceria com a Corregedoria-Geral de justiça (CGJ), no período de 10 a 12 de março, no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 862.56 km em linha reta da capital, ações do Programa de Interiorização. A solenidade de abertura e a inauguração da subsede da EJUD na Comarca, ocorrerá nesta segunda-feira (11/0), às 8h, no Cartório Extrajudicial Camargo Carvalho, Rua Crispiniano da Silva, s/n, centro. 

Neste ano, o programa será ampliado com a inclusão da prestação de serviços para a população e povos originários voltadas ao acesso à justiça por meio do Portal da Cidadania e ações em parceria com a Corregedoria-Geral de justiça do Estado do Amazonas (CGJ).

Na programação do evento está a inauguração da subsede da EJUD na Comarca, o lançamento do protocolo de atendimento a povos originários e do cadastro de intérpretes e antropólogos indígenas, previsto no artigo 15 da resolução 287/2019 do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e o lançamento de provimentos da CGJ.

“Estamos muito satisfeitos em ampliar o alcance do Programa de Interiorização da Ejud, reforçando nosso compromisso com a acessibilidade à justiça em todas as regiões do Amazonas, especialmente em áreas remotas. A inauguração da subsede representa um marco significativo, permitindo um atendimento mais próximo e eficaz às comunidades locais. Além disso, estamos orgulhosos de lançar iniciativas importantes, como o protocolo de atendimento a povos originários. Esperamos fazer um grande 2024, expandindo nossas ações e fortalecendo o sistema judiciário em todo o estado”, enfatizou o diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera.

Durante as ações da Ejud e da CGJ no município, será realizado um casamento coletivo indígena, a visita a uma comunidade indígena além dos cursos “Estratégias para o cumprimento de metas do CNJ” e “Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples” que será ministrado para os servidores que atuam no fórum da Comarca. Todo este trabalho atende ao disposto no provimento 450/2023 da CGJ, que instituiu o núcleo de inclusão, acessibilidade e proteção a pessoas socialmente vulneráveis, sob a coordenação da Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo.

Programa

O Programa de Interiorização da escola Judicial do Tribunal de justiça do Amazonas (EJUD/TJAM) é umas das ações desenvolvidas com o objetivo de levar Cidadania e melhorar a prestação jurisdicional no estado. Além de aproximar os Servidores do Poder Judiciário do Amazonas, de todas as Comarcas, o programa promove a formação continuada ao oferecer cursos e treinamentos compatíveis com as especificidades de cada comarca visitada.

Em 2023 foram visitadas 20 Comarcas, sendo elas: Manacapuru, NOVO Airão, Manaquiri, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Itapiranga, Santo Antônio do Içá e o Termo de Tonantins, Tabatinga, Nova Olinda do Norte, Autazes, Beruri, Iranduba, Codajás, Caapiranga, Itacoatiara, Urucurituba e Eirunepé. A meta do desembargador Cezar Bandiera, para 2024, é levar as ações para 40 comarcas.

As ações do Programa de Interiorização são realizadas de forma articulada entre a equipe da EJUD com os magistrados e diretores de varas das Comarcas selecionadas. Durante a fase de pré-produção o secretário-geral juntamente com a equipe pedagógica definem os cursos e levantam demandas quanto à estrutura dos fóruns e diversos problemas relativos à internet e outros aspectos de tecnologia e suporte ao usuário. Essas demandas colhidas são remetidas à Presidência da Corte, visando as providências necessárias.

Para chegar ao destino, os servidores da escola enfrentam todas as dificuldades durante o deslocamento e a realização das ações sendo possível entender como as pessoas vivem no interior do estado onde o vai-e-vem das águas redesenham as paisagens, ditando o ritmo do cotidiano e exigindo diferentes mecanismos de adaptação ao longo do ano. São os caminhos percorridos para levar o Programa de Interiorização junto com o Portal da Cidadania e dessa maneira ampliar o acesso à justiça no Estado do Amazonas.

 

 

#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é uma fotografia aérea que mostra a sede do município de São Gabriel da Cachoeira, com destaque para a orla banhada pelo Rio Negro.

 

Texto: Elisângela Araújo |EJUD
Fotos: Chico Batata | TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:  divulgaçã[email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

 

Tags:AmazonasAutazesBeruriCaapirangaCareiroCareiro da VárzeaCodajásEirunepéEstado do AmazonasIrandubaItacoatiaraItapirangaManacapuruManaquiriNova Olinda do NorteNovo AirãoPresidente FigueiredoRio Preto da EvaSanto Antônio do IçáSão Gabriel da CachoeiraSilvesTabatingaTonantinsUrucurituba
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MPAM move ação judicial contra Cooperativa Nosso Lar por publicidade enganosa e danos aos consumidores
Próximo artigo Fator amazônico tem reconhecimento unânime nas propostas aprovadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Mais notícias desta categoria

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

2 horas atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

4 horas atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

16 horas atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

22 horas atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

24 horas atrás

Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025

1 dia atrás

Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos

2 dias atrás

Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro

5 dias atrás

Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus

5 dias atrás

Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo

5 dias atrás

Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos

5 dias atrás
Dengue no Amazonas: redução de 43,2% nos casos
Balizadores garantem segurança no Passeio do Mindu
Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus
Cirandas de Manacapuru: Preserve cultura e natureza
Oficiais de saúde da Polícia Militar fortalecem atendimento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?