Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ejud inaugura Linha do Tempo e Galeria de Diretores
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Ejud inaugura Linha do Tempo e Galeria de Diretores
Judiciário

Ejud inaugura Linha do Tempo e Galeria de Diretores

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

O trabalho é resultado do resgate histórico das atividades desenvolvidas pela Escola ao longo de 13 anos.


A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) inaugurou nesta quinta-feira (01/02), a Linha do Tempo e a Galeria de Diretores. O evento, que contou com a apresentação do Coral da Ejud foi realizado no hall do 1.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do Tribunal de Justiça, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, onde está sediada a Escola.

 

Estiveram presentes à inauguração os desembargadores Cezar Luiz Bandiera, diretor da Ejud; Maria das Graças Pessôa Figueiredo, Ouvidora da Mulher no TJAM; Flávio Humberto Pascarelli Lopes, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam); Paulo Cesar Caminha e Lima; Cláudio César Ramalheira Roessing, ambos ex-diretos da Escola; e Mirza Telma de Oliveira Cunha.

Também participaram da solenidade os juízes de Direito Paulo Fernando de Britto Feitoza, coordenador de cursos da Ejud e titular da da 4.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus, e Anagali Marcon Bertazzo, titular da 2.ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal; e o secretário-geral da Ejud, Rafael Luan Andrade Santos, além de servidores de diversos setores do Tribunal.

“É a história da instituição e da Escola que deve ser preservada, lembrada e valorizada porque ela é o processo de construção diária superando grandes dificuldades, grandes limitações, mas trabalhando sempre com muita boa vontade, com muito foco no cumprimento do grande objetivo da escola que é formar, atualizar, otorgar o pertencimento aos servidores de maneira que eles estejam sempre aptos a dar o melhor atendimento a quem busca o Judiciário” salientou o diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera.

O desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing, que foi o primeiro diretor da Escola, falou em nome dos ex-diretores durante a cerimônia e destacou a importância da Ejud. “Eu tive a honra de ser o primeiro diretor da escola, e a partir de quando eu terminei a minha gestão, outros colegas me sucederam e deram continuidade ao trabalho, colocando cada vez mais dinamismo e empreendendo, mais esforços para que a Escola conseguisse cada vez mais alcançar os seus objetivos”.

Painel

O trabalho de resgate histórico das atividades desenvolvidas pela Ejud ao longo de 13 anos e da coleta de dados foi realizado pelos servidores Elisângela Araújo, Igor Braga, Marcus Vinícius, e pela estagiária Nicolle Brito, que atuam no Núcleo de Comunicação da Escola, com auxílio, ainda, da atual secretária de Gestão de Pessoas do TJAM, a servidora Wiulla Garcia, que integrou por cerca de 10 anos a equipe da então Escola de Aperfeiçoamento do Servidor  (Eastjam, antiga denominação da Ejud). 

No painel é possível conhecer, a partir de registros específicos e de relatos de servidores que atuaram no setor, um pouco da história da Escola Judicial e o papel da instituição como órgão que forma, atualiza e aprimora a aplicação do conhecimento no âmbito do Poder Judiciário, através da contínua qualificação de servidores, estagiários e demais colaboradores, garantindo assim o adequado atendimento ao jurisdicionado.

EJUD

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), anteriormente denominada como Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (Eastjam) foi fundada em 18 de junho de 2010, por meio da Lei Complementar n.º 76/2010. A necessidade de criar uma escola ficou ainda mais evidente em meados de 2009, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou aos Tribunais que cada administrador de unidade judiciária deveria ser capacitado em gestão de pessoas e de processos (Meta n.º 6/2009 – CNJ).

Ao longo dos anos, a escola foi dirigida pelos desembargadores Cláudio César Ramalheira Roessing, Paulo Cesar Caminha e Lima, João de Jesus Abdala Simões, Jorge Chalub Pereira e Flávio Humberto Pascarelli Lopes.

Desde julho de 2022, o desembargador Cezar Luiz Bandiera é o diretor da Ejud tendo em sua gestão instituído projetos inovadores no aperfeiçoamento e na valorização do servidor do TJAM, como o “Programa de Segurança Institucional”; a criação do Coral da Ejud, o “Programa de Desenvolvimento de Líderes”; Cursos de Acessibilidade, incluindo Libras, com mais de oito turmas formadas (básico e intermediário); Mestrado em Justiça Administrativa em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Concurso de Artigos Científicos, com expressiva quantidade de obras desenvolvidas, e o “Programa de Interiorização”, que atua na capacitação dos servidores das comarcas do interior do Estado do Amazonas.

Recentemente, a Escola Judicial do TJAM recebeu a certificação do Conselho de Educação Estadual (CEE/AM) e passou a ser Escola de Governo. O reconhecimento veio após avaliação da proposta pedagógica, infraestrutura física e oferta de curso de pós-graduação Master in Business Administration (MBA) em “Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia”.

 

 

#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra o diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera discursando na solenidade. Ao lado dele,  ex-diretores da instituição, demais magistrados que prestigiaram o evento, além do secretário-geral da Ejud.

 

 

Texto: Elisângela Araújo | EJUD
Foto: Marcus Phillipe | Divulgação TJAM

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20230424120440350 768x576 1 Projeto cria serviço telefônico para receber denúncias sobre povos indígenas
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Homem acusado de matar filho de um ano e três meses em 2009 é condenado a mais de 29 anos de prisão

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?