Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Diretor da Esmam participa da abertura do ano letivo da Escola de Contas do TCE/AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Diretor da Esmam participa da abertura do ano letivo da Escola de Contas do TCE/AM
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Diretor da Esmam participa da abertura do ano letivo da Escola de Contas do TCE/AM

Por
Última atualização: 12 de março de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

Evento ocorreu na manhã de segunda-feira, no auditório da Corte de Contas.

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), participou na segunda-feira (11/03), da solenidade de abertura do ano acadêmico da Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

Segundo o diretor Pascarelli, é de extrema importância o papel das escolas de formação e desenvolvimento de membros e servidores das instituições que prestam serviços de proteção e justiça à população, e que estejam sempre prestigiadas e apoiadas.

“O aprimoramento técnico daqueles que se dedicam a servir ao povo brasileiro deve ser contínuo para melhor desempenho das funções institucionais, permitindo que os órgãos públicos acompanhem o desenvolvimento e as mudanças da sociedade, de forma a atender, com eficiência, sempre buscando os melhores resultados sociais das atividades institucionais”, declarou Pascarelli.

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), Yara Amazônia Lins, destacou a Escola de Contas Públicas como peça-chave na concretização da missão pedagógica do Tribunal. O destaque foi registrado em um auditório lotado na abertura oficial do ano letivo da ECP, na manhã desta segunda-feira (11).

“A Escola de Contas tem desempenhado um papel central no fortalecimento das competências necessárias para enfrentar os desafios que permeiam a gestão pública, contribuindo para que o Tribunal não apenas cumpra seu papel fiscalizador, mas também se torne um centro de conhecimento, orientando gestores e servidores públicos na busca pela eficiência, transparência e responsabilidade”, afirmou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Coordenador-geral da ECP, o conselheiro Júlio Pinheiro comentou sobre a trajetória da Escola ao longo dos últimos 14 anos, desde sua implementação, em 2009, e sua primeira coordenadoria, liderada por ele, no ano de 2010.

“Implantamos a Escola de Contas no Amazonas diante da importância de levar aos nossos jurisdicionados e às pessoas em geral os ensinamentos que nós entendemos necessários para a boa prestação de serviço, para a boa prestação de contas, enfim, para tudo aquilo que diz respeito à gestão pública. Hoje, a escola inicia suas atividades e já amanhã teremos cursos em andamento na área de prestação de contas”, pontuou o conselheiro-coordenador.

O conselheiro Júlio Pinheiro também anunciou as iniciativas previstas a serem desenvolvidas ao longo de 2024, com o uso de inteligência artificial e educação à distância. A ECP promoverá, ao longo do ano letivo de 2024, capacitações presenciais, virtuais e híbridas, envolvendo todos os municípios do Amazonas com cursos, workshops, seminários e outras atividades educacionais relacionadas à administração e gastos públicos.

Também presente na abertura dos trabalhos da ECP, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, parabenizou a Escola pelos seus 14 anos de trabalhos.

“Parabéns à Escola de Contas, parabéns ao Tribunal de Contas do Amazonas, vocês estão capitaneando trabalhos extraordinários nessa área, e isso orgulha todos nós, orgulha o Tribunal de Contas da União. Estou certo que estou trazendo uma palavra não somente minha, mas do Tribunal de Contas da União. E de todo o sistema de contas. Muito obrigado”, concluiu.

Conferências inaugurais

A abertura do ano letivo contou também com palestras, entre elas a da advogada da União e doutora em Ciência Ambiental, Teresa Villac, com o tema “Governança Pública e Sustentabilidade: a atuação da Advocacia Pública Consultiva”.

Em seguida, o advogado, ambientalista e político brasileiro Fábio Feldmann ministrou palestra sobre o tema “Gestão Pública, desenvolvimento e conservação ambiental na Amazônia: qual o caminho?”.

Para encerrar o encontro, Benjamin Zymler tratou sobre o tema “Sustentabilidade das compras públicas e ações do TCU na área do meio ambiente”.

Primeiro curso do ano

Nesta terça-feira (12) a presidente do TCE, conselheira Yara Amazônia Lins, liderará a aula inaugural do curso de prestação de contas anual para mais de 200 jurisdicionados, abordando temas como estrutura e competência do TCE-AM, legislação, tecnologia na prestação de contas e responsabilidade dos gestores públicos.

No dia 13, as aulas continuarão com foco nas prestações de contas das prefeituras municipais, câmaras municipais e unidades gestoras da administração direta e indireta, além dos fundos previdenciários, visando a oferecer conhecimentos fundamentais aos participantes.

A diretora-executiva da ECP, Ana Isabela Encarnação, disse que “realizar um curso como o de Prestação de Contas Anual é de suma importância, pois contribui, significativamente, na capacitação dos gestores na apresentação de suas prestações de contas. Essa iniciativa está alinhada com nossa missão de fortalecer e promover a função pedagógica do Tribunal de Contas”.

 

 

 

Com informações da Ascom do TCE/AM

Fotos: Raphael Alves (TJAM) e Filipe Jazz (TCE-AM)

Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail :   divulgação [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

 

Tags:Amazonasinteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário ultrapassam a marca de 13 mil documentos no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Concerto ‘A Arte do Piano – A Quatro Mãos’ valoriza vínculos familiares e prática coletiva da música em Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de julho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?