Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: “Diálogos sobre Serviços Penais e População LGBTQIA+” foi o tema do evento que encerrou a programação especial organizada pelo GMF para o mês de junho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > “Diálogos sobre Serviços Penais e População LGBTQIA+” foi o tema do evento que encerrou a programação especial organizada pelo GMF para o mês de junho
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

“Diálogos sobre Serviços Penais e População LGBTQIA+” foi o tema do evento que encerrou a programação especial organizada pelo GMF para o mês de junho

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A juíza coordenadora do GMF/TJAM, Ana Paula Braga, abriu os trabalhos abordando a importância do debate sobre direitos humanos da população LGBTQIA+ privada de liberdade e o combate à discriminação dentro e fora do cárcere.

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) realizou na quinta-feira (27/06) a atividade “Diálogos sobre Serviços Penais e População LGBTQIA+”, com objetivo de aprimorar a atuação das equipes multidisciplinares que compõem os Escritórios Sociais no Amazonas, a Central Integrada de Alternativas Penais (Ciapa) e o Centro de Operações e Controle da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

A juíza coordenadora do GMF/TJAM, Ana Paula Braga, abriu os trabalhos abordando a importância do debate sobre direitos humanos da população LGBTQIA+ privada de liberdade e o combate à discriminação dentro e fora do cárcere.

A atividade, que aconteceu na modalidade online, fez parte da programação organizada pelo GMF/TJAM em alusão ao “Mês do Orgulho LGBTQIA+”, com a parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e o apoio técnico do Programa Fazendo justiça (CNJ/PNUD).

Também integraram a programação do mês o lançamento da “Cartilha Lar é Direito”, voltada para adolescentes que são expulsos (as) de casa por discriminação. De autoria do juiz do TJAM e colaborador do GMF, Saulo Goes Pinto, e do professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas, Denison Melo Aguiar, a publicação foi lançada durante a “Roda de Conversa sobre Combate ao Assédio e à discriminação contra a População LGBTQIAPN+”, promovida no dia 13/06, por meio de parceria entre a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à discriminação, do Tribunal de justiça do Amazonas; a escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam); a escola Judiciária (Ejud/TJAM) e a defensoria pública do Estado (DPE/AM). Na ocasião, o GMF, com o apoio da SEAP, viabilizou a participação presencial de pessoas privadas de liberdade no evento, que ocorreu no Centro Administrativo anexo à Sede do TJAM.

Em iniciativa inédita no Brasil, ainda como parte da programação, GMF/TJAM, com o apoio técnico do Programa Fazendo justiça/CNJ, realizou no dia 19/06 uma ação voltada à população LGBTQIAPN+ em privação de liberdade na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), em Manaus. O objetivo foi promover um momento de escuta, buscando garantir direitos básicos, com atendimento jurídico e social aos internos.

Na ocasião, esses internos tiveram acesso à revisão processual e a orientações jurídicas, atendimento social, verificação das condições aos pré-egressos (os internos que estão prestes a deixar a unidade prisional), além de palestras, oficinas educativas sobre direitos humanos e cuidados em saúde.

A ação foi realizada em parceria com o Escritório Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP); Núcleo de Advocacia Voluntária/TJAM; a defensoria pública do Amazonas; o Conselho da Comunidade; a Coordenação de saúde Prisional e o Departamento de Reintegração Social e capacitação da SEAP; e a Secretaria Estadual de saúde (SES). E no dia 21/06, também foi levada ao Centro de Detenção Feminina.

 

 

 

Com informações do GMF

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:   divulgação[email protected]

(92) 993160660

 
 

 

 

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasFiscalizaçãoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Equipamentos de alta tecnologia chegam à Policlínica João dos Santos Braga com emenda parlamentar do deputado Felipe Souza
Próximo artigo Municípios do AM recebem veículos para fortalecer a área social em solenidade realizada na Suframa

Mais notícias desta categoria

Vistoria garante novas vagas de carga e descarga

11 horas atrás

Prefeitura avança na regularização fundiária em Manaus

12 horas atrás

Cigás testa protocolos de segurança em simulado de emergência

14 horas atrás

Inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

15 horas atrás

Prefeitura remove 7,5 toneladas de cabos obsoletos

1 dia atrás

Vice-prefeito Renato Junior reinaugura escola municipal

3 dias atrás

ilhática amazônica – Arte e Isolamento Criativo

3 dias atrás

Água Boa: Wilson Lima transforma Benjamin Constant

4 dias atrás

Grupamento de Combate a Incêndio em Atalaia do Norte

4 dias atrás

Cooperação Técnica – Seminário em Amazonas e Acre

4 dias atrás

Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias

4 dias atrás

Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil

4 dias atrás
Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus
Aulão na Rede: Enem 2025 prepara mais de 2 mil alunos
Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas
Ecobarreiras – David Almeida na COP 30
Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?