Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dia da Visibilidade Trans: Autora amazonense celebra carreira e reafirma luta pela comunidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dia da Visibilidade Trans: Autora amazonense celebra carreira e reafirma luta pela comunidade
Governo do Amazonas

Dia da Visibilidade Trans: Autora amazonense celebra carreira e reafirma luta pela comunidade

10 meses atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Márcia Antonelli foi uma das 28 pessoas que realizaram a retificação de nome e gênero pela SEJUSC em 2024

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Quem frequenta os espaços culturais do centro histórico de Manaus provavelmente já se esbarrou com Márcia Antonelli – a Márcia Transcritora. Mulher trans e escritora independente, ela foi uma das 28 pessoas que realizaram a retificação de nome e gênero no registro de nascimento, em 2024, por meio dos mutirões de documentação promovidos pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC).

No Dia da Visibilidade Trans, comemorado nesta quarta-feira (29/01), Márcia afirma estar “livre, leve e solta” e celebra a oportunidade de viver daquilo que ama: a literatura. Com sete obras publicadas, incluindo a mais recente, “Rasgada ao Meio”, a autora se diz pronta para os desafios. “Estou vivendo da escrita, da literatura. É isso que me move a continuar existindo, a continuar lutando”, completou Márcia.

Muito mais que textos e palavras, é na literatura que a escritora expõe as suas angústias. “É nela que exponho as minhas inquietações e as minhas indignações diante de tudo aquilo que se presentifica diante da gente. A literatura, para mim, é uma válvula de escape, é uma ferramenta de luta contra todas essas mazelas sociais que a gente, infelizmente, tem que enfrentar”, destacou.

No entanto, quem vê Márcia, atualmente, não imagina as dificuldades que a autora precisou superar para, finalmente, ser quem é. Inclusive, em determinado momento da vida, precisou, por medo, destransicionar. “Já estava dentro de mim, evidentemente, esse embate da homossexualidade. Mas tive que esconder por muito tempo e, quando realmente decidi, já veio a Márcia”, acrescentou a escritora de “Rasgada ao Meio”.

Márcia nasceu em uma família tradicional, onde a religião – parte católica, parte evangélica -, fez-se presente por muitos anos da sua vida. Por conta disso, foi somente após cortar relações parentais que ela conseguiu se assumir mulher trans. Entretanto, é com carinho que fala da mãe, já falecida, pessoa que a autora considera responsável por apresentá-la à leitura.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“Sempre tive essa inclinação para a escrita e a leitura, graças à minha mãe, e sempre faço questão de falar isso. Minha mãe foi uma grande incentivadora, desde pequena. Ela sempre comprava livros para mim, parava para ouvir os meus ‘delírios’, os meus escritos, guardava tudo o que eu escrevia e comprou para mim a minha primeira máquina de escrever, que eu lembro perfeitamente: uma Olivetti”, recorda-se Márcia.

Transição

Apesar dos obstáculos, a escritora considera a sua transição recente. A retificação do nome e gênero no registro de nascimento, por exemplo, deu-se somente no ano passado. Ela chegou ao serviço da SEJUSC por meio de uma conversa despretensiosa em uma mesa de bar, no Centro de Manaus. “Fui em um dos mutirões de Cidadania e foi tudo muito rápido, fui muito bem atendida. Agora, estou em busca de tirar minha nova Carteira Nacional de Identidade”, revelou Márcia.

Mesmo com os avanços para as pessoas trans, o Brasil segue sendo, segundo boletim da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o país que mais mata essa população – segundo dados, foram 122 mortes registradas em 2024. Em razão disso, de acordo com Márcia, a luta não deve parar.

“Nossa grande luta é ter o espaço de voz, de fala. Respeito por nossas ações, escolhas e por nossas orientações. (…) Sou Márcia Antonelli, tenho que ir para a luta de frente, tenho que me reafirmar enquanto mulher trans. A luta é continuar atuando e não recuar nunca, sempre seguir em frente. Mudar de corpo, mudar de pensamento, tudo é uma luta”, finalizou.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Retificação

Na SEJUSC, a retificação de nome e gênero no registro de nascimento é viabilizada pelo trabalho conjunto das secretarias executivas de Cidadania (Secid) e direitos humanos (SEDH); e da Gerência de Diversidade e Gênero (GDG).

Para requisitar a alteração, o solicitante deve dispor da: certidão de nascimento ou casamento atualizada; cópia de RG/CIN, passaporte ou carteira de identidade social; CPF; título de eleitor; comprovante de residência; e das certidões de distribuidor cível do local de residência dos últimos cinco anos (estadual/federal), de distribuidor criminal do local de residência dos últimos cinco anos (estadual/federal), execução criminal do local de residência dos últimos cinco anos (estadual/federal), dos tabelionatos de protestos do local de residência dos últimos cinco anos, da justiça Eleitoral do local de residência dos últimos cinco anos, da justiça do trabalho do local de residência dos últimos cinco anos e da justiça Militar, se for o caso. O serviço é disponibilizado nos PACs.

“A SEJUSC oferece a emissão da declaração de hipossuficiência para a população LGBTQIAPN+ em seus espaços de pronto atendimento ao Cidadão. Essa declaração garante a isenção da taxa para a emissão de uma nova certidão de nascimento atualizada, desde que a pessoa seja natural do município de Manaus”, lembrou o gerente de Diversidade e Gênero da SEJUSC, Paulo Rogério.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Para quem nasceu em municípios do interior do estado, a pasta mantém uma parceria com o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Casa da Cidadania. Nesse espaço, é possível obter a declaração de hipossuficiência e solicitar gratuitamente a nova certidão de nascimento atualizada, permitindo que a pessoa dê entrada no processo de retificação de nome e gênero.

“A Gerência de Diversidade e Gênero, vinculada à SEDH, viabiliza e acompanha esses atendimentos junto à Secid, assegurando que o serviço seja prestado de forma acessível, inclusiva e respeitosa à diversidade”, completou o gerente da GDG.

A emissão da nova certidão de nascimento costuma levar de 7 a 15 dias úteis, dependendo do cartório responsável e da localidade onde foi registrado o nascimento. Esse prazo PODE variar se houver grande demanda ou necessidade de correções documentais.

“Depois de emitida, a certidão deve ser apresentada ao cartório para dar início ao processo de retificação de prenome e gênero, que PODE levar de 30 a 60 dias, caso feito de forma administrativa”, reforçou Paulo Rogério.

O post Dia da Visibilidade Trans: Autora amazonense celebra carreira e reafirma luta pela comunidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PGE-AM divulga 11º edital de seleção para Programa de Residência Jurídica
Próximo artigo UEA divulga edital de MBA voltado para a prática ambiental, social, governança e sustentabilidade

Mais notícias desta categoria

Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde

8 horas atrás

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

8 horas atrás

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

8 horas atrás

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

9 horas atrás

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

10 horas atrás

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

10 horas atrás

Sejusc realiza ação itinerante como preparação para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

10 horas atrás

Amazonas Filarmônica promove ensaio sensorial com alunos surdos no Teatro Amazonas

10 horas atrás

Governo do Amazonas apoia evento científico sobre Neurodidática em Presidente Figueiredo

10 horas atrás

Agilidade no diagnóstico: HPS Platão Araújo efetuou mais de 192 mil exames nos últimos quatro meses

10 horas atrás

Em Itacoatiara, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com investimentos de mais de R$ 2 milhões

11 horas atrás

Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta

11 horas atrás
Em Iranduba, Polícia Militar do Amazonas apreende 112 tabletes de maconha em embarcação
Monitoramento contínuo: FVS-RCP atualiza situação das arboviroses no estado
Detran-AM alerta para novo golpe via WhatsApp
COP30: Sect lança Cartilha de Regularização Fundiária e participa de Reunião sobre a Associação dos Órgãos de Terra
Programas de infraestrutura urbana do Governo do Amazonas são destaque na Construnorte 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?