Rafael Barbosa e Karoline Santos comandarão a instituição no biênio 2024/2026.
A solenidade de posse de Rafael Barbosa, como defensor Público-Geral e Karoline Santos como subdefensora Pública-Geral do Amazonas foi prestigiada por desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), familiares dos empossados, autoridades políticas e administrativas. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (15/03), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, no bairro Aleixo.
Os desembargadores João Simões, Flávio Pascarelli, Onilza Gerth, Delcio Santos, Luiza Marques, Henrique Veiga e Vânia Marinho parabenizaram a nova diretoria que estará no cargo no biênio 2024-2026.
O decano do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador João Simões, que compôs a Mesa de Honra do evento representando o Judiciário Estadual, destacou a importância do apoio da Defensoria nas ações do Tribunal voltadas aos jurisdicionados e, assim como na gestão passada, o trabalho em favor da sociedade continuará sendo realizado.
“A Defensoria está sempre muito bem servida, com excelentes pessoas na sua administração. Acabou de deixar a presidência, o defensor Ricardo Paiva, que fez uma excelente gestão, um grande parceiro do Tribunal, fizemos várias ações de conjunto como, por exemplo, o nosso mutirão de júri, atenção às Varas Criminais, ao Juizado Especial, assistência aos mais vulneráveis, isso que é importante. O doutor Rafael já tem experiência, já foi duas vezes defensor geral, portanto, para o Tribunal, sempre é muito importante que as duas instituições estejam conectadas e trabalhando em conjunto”, afirmou o desembargador.
Rafael Barbosa é defensor público de 1.ª Classe e foi o mais votado entre os defensores públicos do Amazonas durante a eleição que definiu a lista tríplice de candidatos ao cargo, em dezembro de 2023, e indicado pelo governador Wilson Lima.
Barbosa assume pela terceira vez o comando da instituição e afirmou que vai focar na valorização do servidor e na modernização da Defensoria Pública.
“A nossa prioridade continuará sendo fortalecer a Defensoria, e fortalecer a Defensoria hoje é focar no interior do Estado. A Defensoria cresceu bastante, hoje ela ocupa 12 polos, praticamente todo o Estado do Amazonas, mas nós ainda não estamos em cada um dos municípios, em cada uma das comarcas. Então o trabalho da nova gestão, dando continuidade às gestões anteriores, será prosseguir nessa luta de conquistar cada comarca, de conquistar cada espaço, de fincar a nossa bandeira com a nossa marca e levar para aquelas regiões mais inóspitas do nosso Estado, cidadania, direitos, um atendimento humano”, disse Barbosa.
Além dos desembargadores, também estiveram presentes na posse dos defensores o governador do Amazonas, Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Souza, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, o deputado federal Pauderney Avelino, a defensora-geral do Estado do Ceará, Sâmia Farias, representando o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), o conselheiro Érico Desterro, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o procurador-geral de Justiça, Alberto do Nascimento Júnior, o procurador geral do Município, Rafael Bertazzo, representando a Prefeitura de Manaus, o vereador João Carlos, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM).
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o cumprimento entre o desembargador João Simões e o novo defensor público-geral Rafael Barbosa, após a posse do representante da Defensoria Pública do Estado ocorrida nesta sexta-feira (15/03).
Asafe Augusto
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: divulgaçã[email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660