Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desembargadoras Nélia Caminha e Joana Meirelles participam do “X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Desembargadoras Nélia Caminha e Joana Meirelles participam do “X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Desembargadoras Nélia Caminha e Joana Meirelles participam do “X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A programação do Encontro, que teve abertura oficial na noite desta quarta-feira, se estenderá até sábado, no Rio de Janeiro.

 

A presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e a vice-presidente da Corte amazonense, desembargadora Joana Mirelles, participam a partir desta quarta-feira (13/03) do “X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de justiça do Brasil (X Consepre)”, cuja programação acontece até sábado (16) na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

A solenidade de abertura do encontro foi realizada nesta noite no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, na Sede do Judiciário fluminense. Os presidentes dos tribunais estaduais do País foram recebidos pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ e vice-presidente de Relacionamento Institucional do Conselho, e pelo desembargador Carlos Alberto França, presidente do Consepre e do Tribunal de justiça do Estado de Goiás (TJGO) ,

Na manhã de quinta-feira (14), a programação do evento será aberta com palestra proferida pelo corregedor nacional de justiça, ministro Luis Felipe Salomão (STJ), que abordará o tema “Os desafios do Poder Judiciário no NOVO milênio”.

Em seguida, o presidente da Academia Brasileira de Letras, jornalista Merval Pereira, falará sobre “Imprensa e justiça”.

O tema “Cooperação entre os Tribunais” será tratado na palestra do desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF2) e do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). O conselheiro do CNJ, Giovanni Olsson, falará sobre “Ponto de Inclusão Digital (PID) e outros Projetos”. 

Ainda na sexta-feira, a agenda do “X Consepre” contará com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de justiça, ministro Luis Roberto Barroso.

Encontro anterior

No evento anterior, o “IX Encontro do Consepre, que aconteceu nos dias 23 a 26 de janeiro em Foz do Iguaçu (PR), contou com a participação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) do Conselho Nacional de justiça (CNJ) ) ) ) ) ), ministro Edson Fachin. 

Na ocasião foi empossada a nova Comissão Administrativa do Conselho e divulgou a “Carta de Foz do Iguaçu”, apresentando como resultado do “IX Encontro do Consepre”, seis sugestões aprovadas por unanimidade pelos dirigentes dos tribunais estaduais, que assinam conjuntamente o documento. Entre elas, a importância da autonomia administrativa e financeira dos Tribunais de justiça Estaduais e do Distrito Federal, garantida pela Constituição Federal de 1988; apoio ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples no Judiciário, lançado pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso e a relevância da cooperação entre os Tribunais de justiça para o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial (IA) e automação, em busca de maior eficiência e celeridade na prestação jurisdicional.

Como é tradição em todas as edições do Consepre, o evento que tem como realizado o TJRJ também será concluído com a assinatura e leitura da “Carta do Rio”.

 

 

Sandra Bezerra e Terezinha Torres

Com informações complementares do TJRJ

Fotos: Ascom do TJRJ e cerimonial TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:   divulgação [email protected]

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:Amazonascapainteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PJe ficará indisponível nos dias 16 e 17 de março para atualização do sistema
Próximo artigo TJAM prestigia cerimônia de abertura do “3.º Encontro Nacional de Procuradorias de Meio Ambiente”

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

23 horas atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

24 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

1 dia atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

1 dia atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

2 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

2 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

2 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

2 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

2 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

3 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

3 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

3 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?