Vânia Marques recebeu o “Título de Cidadã Honorária Tefeense”; Nélia Caminha Jorge e Carla Reis receberam a “Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Monsenhor Alfredo Barrat”.
Em solenidade realizada na última sexta-feira (27/09), a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Vânia Marques Marinho, foi homenageada com o “Título de Cidadã de Tefé”, conferido pela Câmara de Vereadores do município (distante 523 quilômetros de Manaus). Na mesma ocasião, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis foram homenageadas com a “Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Monsenhor Alfredo Barrat”.
A medalha é concedida anualmente pela Casa Legislativa tefeense com o objetivo de homenagear pessoas, empresas ou entidades que se destacam ou se destacaram na promoção de ações em defesa da saúde, educação, bem-estar social, cultura, lazer, conservação do meio ambiente, entre outros serviços prestados à sociedade.
A propositura da homenagem às magistradas foi de autoria do presidente da Câmara Municipal de Tefé, vereador Lurinei de Souza. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, como o juiz titular da comarca, Gonçalo Brandão de Souza. O chefe da Casa Civil do Estado do Amazonas, Flávio Antony, que também foi homenageado com a medalha de “Honra ao Mérito”, foi representado na solenidade pela servidora do TJAM, Camila Antony.
Em seu discurso de agradecimento à Câmara Municipal de Tefé pela homenagem recebida, a desembargadora Vânia destacou que o município faz jus ao epíteto “Pérola do Solimões”, com sua riqueza histórica, cultura vibrante e acolhimento do povo da cidade, considerada um dos momentos mais significativos da trajetória profissional da desembargadora, ainda como Promotora de Justiça, em 1998, naquele município.
“É claro que angariamos simpatia de muitos e discordâncias de poucos, tanto que minhas lembranças são de um tempo de muito trabalho dividido com dois amigos magistrados, Dr. Frank Nascimento e Dr.ª Margareth Hoagen, com a presteza de sempre da dona Léa e dos servidores do Fórum de Justiça, a nos auxiliar diuturnamente na tarefa de trazer a Justiça para mais perto da realidade dos tefeenses”, afirmou Vânia Marques.
A magistrada dedicou a homenagem a todos que contribuíram para o fortalecimento da Justiça, da cidadania e do bem-estar social em Tefé. “Que este reconhecimento sirva de incentivo para que eu continue servindo com dedicação, ética e compromisso”, disse a desembargadora.
A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, afirmou que a medalha a ela conferida pelo Legislativo Municipal de Tefé não é apenas um prêmio pessoal, mas uma celebração do trabalho e da dedicação de toda a equipe de desembargadores, juízes, servidores, estagiários e demais colaboradores do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ela dedicou o momento de honraria à memória do próprio Monsenhor Alfredo Barrat, “cuja vida e dedicação à comunidade tefeense nos inspiram a seguir em frente, sempre buscando um amanhã melhor, mais compassivo e mais humano. Que possamos honrar seu legado através de nossas ações e decisões”, afirmou.
Ao finalizar o discurso, Nélia Caminha Jorge destacou a importância da preservação da Amazônia contra a degradação antropocêntrica, “pois preservar a Amazônia é garantir a vida, e juntos podemos combater queimadas e proteger este patrimônio vital para toda forma de vida existente no nosso planeta”.
Sandra Bezerra
Fotos: Acervo
Revisão textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660