Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge comandarão o TRE/AM no próximo biênio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge comandarão o TRE/AM no próximo biênio
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge comandarão o TRE/AM no próximo biênio

Por
Última atualização: 10 de setembro de 2024
8 Min Lidos
Compartilhar

É a primeira vez que duas mulheres, juntas, ocuparão os cargos diretivos de presidente e vice-presidente/corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

 

A desembargadora Carla Maria Santos dos Reis foi eleita nesta terça-feira (10/09) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) para o próximo biênio. A atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, foi a escolhida para o cargo de vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral. Esta é a primeira vez que duas mulheres ocuparão, juntas, os cargos diretivos do TRE/AM.

A escolha dos nomes das duas magistradas aconteceu durante a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas, ocasião em que também foram definidos os novos dirigentes do Judiciário Estadual para o período de 2025/2027.

Ao comentar o ineditismo da dobradinha feminina no comando do TRE/AM, a desembargadora Carla Reis disse considerar a oportunidade como um exemplo para as mulheres que estão na luta e que almejam cargos mais elevados não apenas no Judiciário, mas em qualquer ambiente, seja na iniciativa privada ou pública. “É uma motivação a mais para nos empenharmos com transparência, integridade, honestidade e sobretudo coerência dentro do TRE”, afirmou a desembargadora.

Nélia Caminha Jorge falou de sua expectativa para a gestão ao lado de Carla Reis. “Para mim é uma honra compartilhar esse desafio com a desembargadora Carla Reis. Nós já trabalhamos juntas há muito tempo e a nossa forma de pensar é idêntica. E acho que vai ser muito tranquilo para nós conduzirmos essa gestão. Estou muito confiante, confio na desembargadora Carla e temos experiência. Já fui membro do TRE enquanto juíza, já presidi eleição municipal, fui juíza-coordenadora da propaganda eleitoral e conheço o Tribunal Eleitoral. Espero honrar o compromisso assumido e honrar o voto dos meus pares”, disse a atual presidente do TJAM.

Na eleição para os cargos diretivos do TRE/AM, a votação foi conduzida pela vice-presidente do TJAM, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, pelo fato de a presidente Nélia Caminha estar inscrita no processo, como candidata.

Na eleição para presidente do TRE/AM, regida pelo Edital n.º 28/2024 – PTJ, a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, única inscrita, foi aclamada para o cargo (com 24 votos e uma abstenção). 

Na escolha para vice-presidente e corregedor do TRE/AM, conforme o Edital n.º 29/2024 – PTJ, estavam inscritos os magistrados Nélia Caminha Jorge e Cezar Luiz Bandiera. Após a votação, foi eleita a desembargadora Nélia Caminha, com 23 votos.

Eleições gerais 2026

Carla Reis e Nélia Caminha estarão no comando do TRE/AM no período das eleições de 2026, quando o País escolherá o novo presidente, senadores, deputados (federais e estaduais) e governadores. Na entrevista coletiva concedida aos veículos de comunicação após a sessão do Pleno desta terça-feira, Carla Reis comentou sobre as eleições gerais. “Em se tratando de Amazonas, os desafios são sempre os mesmos pois nossa região é única, e nos períodos de eleição temos sempre, como todos nós somos testemunhas, a vazante, e a exemplo do que estamos vivenciando agora, um cenário cada vez pior. O Tribunal Regional Eleitoral não faz as eleições sem a ajuda do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que são nossos parceiros desde sempre. Nas eleições de 2022 eu estive à frente, na condição de corregedora e vice-presidente e, com a força de Deus e de Nossa Senhora, estaremos preparados para mais um desafio. O Tribunal funciona graças aos honrados, dignos e valorosos servidores daquela Casa”, disse ela.

Perfil das eleitas para o TRE/AM

Carla Maria Santos dos Reis:

É formada em Direito e Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com mestrado em Direito de Família e das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ingressou à magistratura em 1989, sendo a primeira colocada no concurso público, e iniciou a carreira como juíza da Comarca de Urucurituba e depois foi titular da 2.ª Vara da Comarca de Itacoatiara, onde também foi juíza eleitoral. Na Segunda Entrância, na Comarca de Manaus, foi juíza da 1.ª Vara de Família, Sucessões e Registros Públicos. Foi a primeira juíza da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, conhecida como “Vara Maria da Penha”, e foi juíza da Vara da Infância e da Juventude. Também atuou como juíza eleitoral da 58.ª Zona Eleitoral de Manaus.

Em 2010, foi promovida ao cargo de desembargadora. De julho de 2020 a 2022 ocupou o cargo de vice-presidente do TJAM. Atualmente integra a Primeira Câmara Criminal do TJAM; preside a Comissão de Combate e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação – TJAM; a Comissão de Justiça e Memória da Corte; a Comissão de Teletrabalho do Poder Judiciário amazonense e a Comissão de Participação Feminina. Na Corte Eleitoral, foi eleita vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) no período de maio/2022 a maio/2024.

Nélia Caminha Jorge:

Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação em Direito Eleitoral e em Direito Civil e Processual Civil. Seu ingresso à magistratura ocorreu em 1989, no cargo de juíza substituta na Comarca de Humaitá. Em 1994, foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de juíza de 2.ª Entrância, assumindo a 5.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho de Manaus. Em 2009 foi removida para a 6.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Capital.

Também atuou como juíza-auxiliar dos órgãos dirigentes do TJAM e como membro efetivo na classe de juízes no Tribunal Regional Eleitoral.

Em 2015, ascendeu ao cargo de desembargadora, por merecimento, tendo atuado na Segunda Câmara Criminal e na Terceira Câmara Cível.

Coordenou os Juizados Especiais Cíveis e Criminais do TJAM e presidiu a Comissão de Gestão, Acompanhamento e Fiscalização do Teletrabalho, coordenou o Grupo de Trabalho para implementação da política, diretrizes e ações relacionadas ao incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.

De julho de 2020 a julho de 2022 foi corregedora-geral de Justiça do TJAM; no período também exerceu a função de 1.ª secretária do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil. Em janeiro de 2023, assumiu a Presidência do TJAM para o biênio 2023-2025.

 

 

 

Patrícia Ruon Stachon e Paulo André

Edição: Terezinha Torres

Fotos: Chico Batata

Revisão textual: Joyce Desideri Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AcidentesAmazonasEleiçõesFiscalizaçãoHumaitáItacoatiaraManausUrucuritubaViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

SES-AM reforça combate ao tabagismo em ação educativa na Vila Olímpica

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Ciama encerra Semana de Integridade e Compliance debatendo os desafios da Gestão Pública Ética e Transparente

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII encerra 10ª expedição com quase 7 mil atendimentos em Urucurituba

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projetos da UEA são homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha (MG)

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito disponibiliza 260 vagas para cursos gratuitos no mês de junho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe R$ 75 mil na compra de alimentos da agricultura familiar em Anori

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?