Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Desembargadora Nélia Caminha Jorge e desembargador João Simões concluem participação em congresso internacional sobre “Justiça e Tecnologia” realizado na Universidade de Lisboa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Desembargadora Nélia Caminha Jorge e desembargador João Simões concluem participação em congresso internacional sobre “Justiça e Tecnologia” realizado na Universidade de Lisboa
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Desembargadora Nélia Caminha Jorge e desembargador João Simões concluem participação em congresso internacional sobre “Justiça e Tecnologia” realizado na Universidade de Lisboa

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 12 de abril de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Evento que teve como foco o debate, o compartilhamento de boas práticas e a atualização de informações acerca das transformações digitais no segmento da Justiça.

 

 

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e também o coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário/TJAM, desembargador João de Jesus Abdala Simões, concluem nesta sexta-feira (12) sua participação na 2.ª edição do Expojud/Portugal: evento que teve como foco o debate, o compartilhamento de boas práticas e a atualização de informações acerca das transformações digitais no segmento da Justiça.

No evento, a presidente do TJAM foi uma das conferencistas, participando, como palestrante, do painel “Desafios dos Líderes para Transformação Digital no Judiciário Brasileiro”. Nesse painel, com a desembargadora Nélia Caminha Jorge também foram conferencistas o desembargador-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (AM/RR), Audaliphal Hildebrando da Silva, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE), Jorge Américo Pereira de Lira.

Além da presidente do TJAM, os juízes-auxiliares da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alexandre Libonati, Dorotheo Barbosa Neto e Rafael Leite, entre outros magistrados também foram conferencistas do encontro.

O Expojud/Portugal ocorreu nesta semana em Lisboa e reuniu juristas; especialistas em Direito e Tecnologia; advogados; gestores do segmento judicial; acadêmicos e magistrados de diversos Países para tratar sobre o tema.

A presidente do TJAM avaliou positivamente os debates suscitados no encontro e informou que além de compartilhar boas práticas do Judiciário do Estado do Amazonas com demais magistrados participantes buscou absorver experiências bem-sucedidas para serem analisadas e aplicadas pelo TJAM.

Programação

O encontro, em seus dois primeiros dias, contou com as seguintes palestras: “Transformações Digitais e o Direito: Perspectivas para 2024 e além”; “Inteligência Artificial Generativa e as implicações no Direito”; “O Direito Cibernético: um enfoque teórico e lógico-aplicativo”; “Desafios dos Líderes para transformação digital no Judiciário Brasileiro”; “Digitalização e os desafios da IA em escala”; “Design, dados e tecnologia: o tripé para a transformação digital da Justiça”; “Futuro do Trabalho na Justiça: integração humana e tecnológica”; “As escolas judiciais, a educação e o papel na transformação digital da Justiça”; “O Uso de Inteligência Artificial no Processo Eleitoral: Limites e Consequências”; “Desafios de cibersegurança nas instituições de Justiça no Brasil”; “O Processo Judicial Eletrônico e a sua Regulamentação”; “A Estratégia de Transformação Digital do Poder Judiciário Brasileiro – A Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e o Programa Justiça 4.0”; “A Estratégia de Consolidação de Dados e a Formação do Datalake do Poder Judiciário Brasileiro (Codex)”; “A Plataforma Sinapses e a Estratégia de IA do Poder Judiciário Brasileiro”; “Inteligência Artificial: entre a criação e a crise da desinformação”.

Já em seus dois últimos dias, o encontro contou com as palestras: “TRE Ribeirinho – Ciclo de Atendimentos Itinerantes 2023/2024 – Ribeirinhos, Povos Indígenas e Quilombolas”; “Governança e ética de IA no Sistema de Justiça”; “IA na Administração Pública”; “Automação robótica de processos nos cartórios judiciais: como tornar mais humana a jurisdição”; “Robô de Informações da Corregedoria”; “Inteligência artificial pra agilizar o processo de decisão em benefício do cidadão”; “Administração Pública e Inteligência Artificial: Aspectos regulatórios”; “O impacto da transformação digital na DPE/AM: das filas reais nas madrugadas para um atendimento on-line organizado e balanceado”; e “IA Generativa e sua aplicação no Poder Judiciário”.

 

 

Afonso Júnior

Fotos: Divulgação

Revisão gramatical: Joyce Tino.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM.

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 99316-0660.

 

Tags:AmazonascapaEstado do Amazonasinteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
14 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
14 de maio de 2025
Governo do Amazonas

SES-AM lança políticas de combate ao assédio e discriminação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
14 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (14/05)

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
14 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Campanha Nota Fiscal Amazonense divulga vencedores dos sorteios mensal e regional de maio

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
14 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Em abril, Polícia Civil recuperou 54 veículos roubados/furtados durante ações na capital e no interior

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
14 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?