Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desembargadora Maria das Graças Figueiredo participa de Reunião Preparatória do 3.º Encontro do Colégio das Ouvidorias Judiciais das Mulheres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Desembargadora Maria das Graças Figueiredo participa de Reunião Preparatória do 3.º Encontro do Colégio das Ouvidorias Judiciais das Mulheres
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Desembargadora Maria das Graças Figueiredo participa de Reunião Preparatória do 3.º Encontro do Colégio das Ouvidorias Judiciais das Mulheres

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O evento foi realizado nesta quinta-feira na capital do Amapá, com a participação de vários Tribunais de justiça do País.

A Ouvidora da Mulher e Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica, do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, participou na quinta-feira (07/03) da “Reunião Preparatória – Região Norte – do 3.º Encontro do Colégio das Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum)”, realizada na cidade de Macapá/AP.

Criado em 2023, o Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres atua com o propósito de articular e fortalecer as ouvidorias judiciais no enfrentamento à violência contra as mulheres. O Colégio é composto por ouvidoras(es) dos Tribunais de justiça de todo o País, além de servidoras(es) e colaboradoras(es) das ouvidorias.

Aberto pelo desembargador-presidente do TJAP, Adão Carvalho, o evento realizado no Tribunal amapaense foi conduzido pela presidente do Cojum, desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, e contou, na mesa de honra, com a ouvidora da Mulher e ouvidora substituta do TJAP, juíza Elayne Cantuária, com a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de justiça (CNJ), magistrada Luciana Rocha, e a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional do CNJ, magistrada Priscilla Correa.

Conforme a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, o evento debateu a importância de uma Ouvidoria especializada para mulheres na realização de um atendimento individualizado e eficiente, e foi uma oportunidade de troca de vivências das ouvidoras de diversos estados do País.

Além da reunião de trabalho, o encontro preparatório contou, na sua programação, com palestra proferida pela juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Luciana Rocha, que abordou o tema: “violência Contra as Mulheres e saúde Mental”.

Em seguida foi projetado o curta-metragem: “Os sentidos do estupro na Amazônia”, da advogada e roteirista Mailô Andrade, que participou online dos debates após a exibição.

Encontro em Manaus

A presidente do Cojum, desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, relembrou a sequência de encontros anteriores e antecipou alguns já estão encaminhados. “Fizemos o 1.º Cojum em São Luís, no Maranhão; o segundo em Florianópolis, Santa Catarina; e o 3.º faremos em Manaus (AM), no mês que vem (abril)”. Na capital amazonense, o encontro das Ouvidorias terá como anfitriã a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM).

“Fico feliz que os tribunais se ofereçam e que dessas reuniões possamos tirar frutos e ajudar mulheres em geral, mas principalmente as vítimas de violência”, concluiu.

Dia da Mulher

A agenda em Macapá incluiu o lançamento da “Cartilha da Ouvidoria da Mulher e da Lei Maria da Penha” na língua Wajãpi, utilizada pelos povos falantes dessa língua Tupi que vivem na região delimitada pelos rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá.

Finalizando a programação, os participantes participaram da iluminação do marco zero do Equador, na cor rosa, em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, comemorado em 8 de março.

Como parte dessa iniciativa do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres, a Ouvidora da Mulher e Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica do Tribunal de justiça do Amazonas aderiu à iluminação do prédio da sede do Judiciário amazonense. De acordo com o convite do Cojum, o objetivo é pontuar a relevância dessa data, símbolo da luta históricas das mulheres por igualdade de direitos e equidade de gênero, simbolizada no dia 07 de março de 2024.

 

 

Sandra Bezerra

Com informações da Ascom do TJAP

Fotos: Acervo da Ouvidoria da Mulher/TJAM

 

Tags:AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia da Mulher: Cerimonial da CMM reforça representatividade feminina no parlamento municipal
Próximo artigo Aleam aprova projeto do Dr. George Lins que cria o Programa Agente Jovem Ambiental no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

2 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

2 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

2 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

3 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

3 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

3 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

3 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

3 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

4 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

4 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

4 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

4 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?