Evento buscou destacar a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), assim como as ações necessárias para a sua efetiva aplicação.
O Poder Judiciário Estadual realiza, até a próxima sexta-feira (23/08), em todo o Amazonas, a “27a. edição da Semana Justiça pela Paz em Casa” e na última segunda-feira (19/08) a comarca de Tefé (distante 521 quilômetros de Manaus) promoveu uma solenidade temática marcando o início das atividades da “semana” no município.
Em Tefé, a programação de abertura da semana temática foi realizada no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Manuel Armando da Silva Retto e tendo como anfitrião do evento o magistrado titular da comarca, juiz Gonçalo Brandão de Sousa, a solenidade contou com a participação, dentre outras autoridades, da desembargadora eleitoral Giselle Falcone Medina e da juíza titular da 2ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Anagali Marcon Bertazzo.
O evento buscou destacar a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), assim como as ações necessárias para a sua efetiva aplicação. Toda a programação foi realizada no contexto da campanha “Agosto Lilás”, pela conscientização para o combate à violência contra a mulher.
Conforme o juiz Gonçalo Brandão de Sousa, na abertura das atividades, aos presentes, foram destacadas a importância de uma reflexão social acerca da necessidade de se combater todas as formas de violência contra as mulheres e foram discutidas estratégias para assegurar a efetividade da Lei Maria da Penha. “Na oportunidade, a população teve acesso a informações, palestras e também foram promovidas ações interdisciplinares com o objetivo de chamar a atenção para a realidade de violência que muitas mulheres brasileiras enfrentam”, explicou o magistrado.
Na solenidade, a desembargadora eleitoral e ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Giselle Falcone Medina, abordou a importância da conscientização e do envolvimento da sociedade na luta contra a violência de gênero. Na mesma ocasião a juíza titular da 2ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Anagali Marcon Bertazzo enfatizou a necessária integração e o trabalho conjunto das diversas instituições envolvidas na defesa dos direitos das mulheres.
Também participaram do evento de lançamento a defensora pública Suian da Rocha e Silva Lopes e o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro César da Silva Moreira.
Asafe Augusto
Fotos: Acervo
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660