Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Desembargador Henrique Veiga Lima representa TJAM em evento internacional promovido pelo Superior Tribunal de Justiça sobre integridade judicial
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Desembargador Henrique Veiga Lima representa TJAM em evento internacional promovido pelo Superior Tribunal de Justiça sobre integridade judicial
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Desembargador Henrique Veiga Lima representa TJAM em evento internacional promovido pelo Superior Tribunal de Justiça sobre integridade judicial

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Reunindo representantes de países da América Latina e Caribe, o evento tem entre seus objetivos promover o compartilhamento de experiências e boas práticas de prevenção e combate à corrupção.

O desembargador Henrique Veiga Lima representa o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) no “Encontro Regional de Integridade Judicial para a América Latina e o Caribe”, promovido pelo Superior Tribunal de justiça (STJ) e Tribunal Superior do trabalho (TST), e organizado em parceria com a REDE Global de Integridade Judicial do Escritório das Nações Unidas sobre drogas e Crime (UNODC) e com o Programa Global de Disrupção de Redes Criminosas (CRIMJUST).

A promogramação do evento, que acontece em Brasília, no auditório externo do STJ, foi aberta na última terça-feira (6), reunindo presidentes de Tribunais Superiores dos países da região, além de representantes dos Tribunais de justiça, dos Tribunais Regionais do trabalho e dos Tribunais Regionais Federais brasileiros, com o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas de prevenção e combate à corrupção. A programação encerra nesta quinta-feira (8/8).

Na abertura, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura – que faz parte do Conselho Consultivo da REDE Global de Integridade Judicial –, destacou que a realização do evento reflete o compromisso do Poder Judiciário com a integridade e a transparência.

De acordo com a ministra, a integridade judicial funciona como um alicerce para a consolidação do Estado de Direito, pois aumenta a confiança na democracia ao assegurar o acesso a uma justiça imparcial. “Não se trata de uma virtude, mas de uma exigência para que possamos cumprir nosso dever com responsabilidade”, declarou a ministra Maria Thereza. Segundo ela, “um Judiciário íntegro é fundamental para garantir a confiabilidade das instituições”.​​​​​​​​​

Participam do evento presidentes, vice-presidentes e membros dos poderes judiciários dos seguintes países: Argentina, Bahamas, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nigéria, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trindade e Tobago e Uruguai. A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley e a representante do Escritório das Nações Unidas sobre drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Elena Abbati também estão entre os participantes.

O encontro, realizado em formato de conferência com sessões temáticas interativas, aborda tópicos como justiça digital; uso de novas tecnologias e inteligência artificial; igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; confiança pública no Judiciário e transparência; e independência judicial como pilar do Estado de Direito.

As recomendações, anotadas pela equipe do UNODC para serem apresentadas durante a sessão plenária, integrando a Declaração do final do evento, que incluirá recomendações dos vários grupos de trabalho com base em seus respectivos temas. Além disso, novos desafios identificados para a integridade judicial na região podem ser propostos para inclusão na Declaração.

Ao final da conferência, haverá uma sessão plenária em que será adotada uma Declaração de Brasília sobre Integridade Judicial, identificando desafios comuns e propondo recomendações a serem consideradas pelos judiciários da região.

 

 

Edição: Sandra Bezerra / TJAM

Com informações e fotos da Ass. Comunicação do STJ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

 

Tags:Amazonasinteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Arquivo Central do TJAM e coordenação do curso de Direito da Ufam planejam novo projeto para alunos
Próximo artigo Detran Amazonas: Leilão de sucatas servíveis será nesta sexta-feira

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?