Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Concedido pela ONU, Governo do Amazonas recebe pela segunda vez o Selo MigraCidades
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Concedido pela ONU, Governo do Amazonas recebe pela segunda vez o Selo MigraCidades
Governo do Amazonas

Concedido pela ONU, Governo do Amazonas recebe pela segunda vez o Selo MigraCidades

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A certificação é um reconhecimento ao Estado pelas políticas públicas e boas práticas nas ações voltadas aos migrantes

Foto: Ygson França/SEJUSC

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Amazonas recebeu o Selo MigraCidades, certificação internacional que reconhece o avanço de políticas públicas e de práticas de inclusão social, que possibilitam a integração de migrantes na sociedade. O selo é concedido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A entrega do Selo MigraCidades – Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil ocorreu de forma on-line, nesta quinta-feira (16/01). No Amazonas, o acolhimento ao migrante é desenvolvido através de parceria entre as secretarias de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), de assistência social (SEAS) e de saúde (SES), além da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur) e Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc). O monitoramento das ações junto na IOM, é feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destaca que o selo reflete o compromisso do Governo do Amazonas com a implementação de políticas públicas que garantem acesso a serviços e protegem direitos dos migrantes. “Receber o Selo MigraCidades, pelo segundo ano consecutivo, é um importante reconhecimento do esforço coletivo do Governo do Estado, sob a liderança do governador Wilson Lima, em promover a integração e o acolhimento de migrantes.

Foto: Ygson França/SEJUSC

Segundo ele, essa conquista reflete o compromisso do Governo do Amazonas em garantir a efetiva implementação de políticas públicas inclusivas, baseadas no respeito à diversidade e na proteção dos direitos humanos.

Os governos e municípios certificados com o MigraCidade irão receber, ainda, um relatório sobre as ações implementadas relacionadas às 10 dimensões da governança migratória para guiar o processo e monitoramento das atividades. Ao todo, foram certificadas 32 cidades e 11 estados. O programa certifica governos locais para que os migrantes sejam acolhidos e integrados de acordo com as boas práticas indicadas.

O post Concedido pela ONU, Governo do Amazonas recebe pela segunda vez o Selo MigraCidades apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Idam realiza mutirão de entregas a produtores rurais de Itacoatiara
Próximo artigo Missão da UGPE realiza visita técnica na Feira do Bagaço, em Parintins, como preparação para o início das obras no local

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

8 horas atrás

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

8 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

8 horas atrás

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

8 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

8 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

8 horas atrás

SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações

8 horas atrás

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

1 dia atrás

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

1 dia atrás

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

1 dia atrás

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

1 dia atrás

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

1 dia atrás
Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia
Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém
Governo Presente: Com serviços estendidos, 21ª edição do programa realiza mais de 5,3 mil atendimentos na zona oeste
Governador Wilson Lima apresenta avanços da saúde do Amazonas em reunião no Einstein Hospital Israelita
Secretaria de Educação convoca novos aprovados do PSS para áreas indígenas e interior do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?