Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Comarcas do Amazonas realizam ações alusivas ao “Maio Laranja”, campanha de sensibilização da sociedade e de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Comarcas do Amazonas realizam ações alusivas ao “Maio Laranja”, campanha de sensibilização da sociedade e de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Comarcas do Amazonas realizam ações alusivas ao “Maio Laranja”, campanha de sensibilização da sociedade e de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Por
Última atualização: 17 de maio de 2024
8 Min Lidos
Compartilhar

Além de Manaus, comarcas, como a de Rio Preto da Eva; Manacapuru; Anori e Codajás promoveram ações alusivas à campanha.

 

No mês dedicado às ações de conscientização e de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, juízes de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que atuam nas comarcas do interior do estado têm reforçado o trabalho voltado para o combate a esses crimes contra a população infantojuvenil. É o caso, por exemplo, das Comarcas de Rio Preto da Eva; Manacapuru; Anori e Codajás que se integraram às ações do “Maio Laranja”, alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, 18 de maio.

Na manhã de quinta-feira (16), o juiz Saulo Góes Pinto reuniu no Fórum Senador Jefferson Péres, localizado em Rio Preto da Eva (município distante 80 quilômetros de Manaus), representantes das instituições que integram a Rede de Apoio à Infância e Juventude com objetivo de oficializar a campanha “Faça Bonito”, que integra o “Maio Laranja”.

A ação contou com a presença de conselheiros tutelares no município; representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); integrantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que atende e acompanha famílias e indivíduos cujos direitos foram violados, bem como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), porta de entrada das famílias para a política de assistência social.

Durante a atividade, além de palestras alusivas ao tema, também foram distribuídos certificados para participantes do “Curso de Conscientização sobre Adoção Legal”, realizado em parceria com o Grupo de Apoio a Pais Adotivos do Amazonas (Gapam).

“A presença do magistrado em campanhas como o ‘Faça Bonito’ ajuda em duas vertentes. Inicialmente, dá visibilidade ao combate a diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes. Nesse mesmo sentido, passa segurança à população de que os casos denunciados serão devidamente apurados, haja vista a presença do Poder Judiciário e da rede proteção”, declarou Saulo Góes.

Na 1.ª Vara da Comarca de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), a juíza de Direito Bárbara Nogueira, como parte do “Maio Laranja”, promoveu uma semana de mutirão de audiências em processos que tratam de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação começou na segunda-feira (13) e segue até este sábado (18). De acordo com a juíza, já foram realizadas audiências em dez processos e, uma das sentenças, é de um réu condenado com base no artigo 213 do Código Penal, a 24 anos e 2 meses de reclusão, além de 420 dias de multa, calculada sobre um trigésimo do valor do salário mínimo por dia.

Em Anori, a juíza de Direito Priscila Pinheiro Pereira participou do vídeo institucional “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, produzido pelas instituições que integram a rede de proteção no município, que fica a 195 quilômetros de Manaus. A publicidade institucional será compartilhada em redes sociais neste sábado, dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Na última sexta-feira (10), o juiz Hercílio Tenório de Barros Filho, titular da Comarca de Codajás (cidade a 240 quilômetros de Manaus), reuniu-se com a equipe do Creas para avaliar as ações que vêm sendo realizadas desde a “Festa do Açaí”, realizada em abril, período para o qual magistrado publicou a Portaria n.º 01/2024, disciplinando as regras de participação de crianças e adolescentes no evento. “Durante o festival da cidade fizemos fiscalização na entrada da festa, houve distribuição de banners e o pessoal do Creas e Conselho Tutelar estavam presentes também, e este mês eles estão passando nas escolas, orientando e fazendo palestras”, explicou o magistrado.

Na capital

Em Manaus, as ações alusivas ao “Maio Laranja” também mobilizam a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij/TJAM) e o Juizado da Infância e da Juventude Infracional (Jiji/TJAM) que vêm participando das campanhas de fiscalização da “Operação Caminhos Seguros”, uma ação nacional que tem o objetivo de intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias e hidrovias e em locais de vulnerabilidade para a prática desse crime. Na última sexta-feira (10), além da equipe do Comissariado do Juizado, a operação contou com a presença do titular do Jiji/TJAM, juiz Eliezer Fernandes Júnior.

Dados estatísticos

Conforme dados do site oficial da campanha “Maio Laranja” (https://maiolaranja.org.br/), a cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso País e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, esses números, na verdade são muito maiores.

18 de maio é a data do assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, ocorrido no ano de 1973, crime que chocou o País. A data foi escolhida para promover a conscientização, a mobilização e o engajamento da sociedade no enfrentamento da violência sexual contra meninas e meninos no Brasil.

 

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria mostra o juiz Saulo Góes Pinto, titular da Comarca de Rio Preto da Eva, servidores e representantes das instituições que integram a Rede de Apoio à Infância e Juventude durante a campanha “Faça Bonito”, que integra o “Maio Laranja”; eles aparecem em frente ao Fórum Senador Jefferson Péres, localizado em Rio Preto da Eva (município distante 80 quilômetros de Manaus). O magistrado está agachado e aparece na primeira fileira, usando camisa branca e amarela e segurando balões nas cores amarelo e laranja. Na mesma foto, à direita, dois policiais militares seguram uma faixa de cor amarela e na qual se lê as frases “campanha faça bonito”, “não ao abuso e exploração sexual infantil” e “fórum de justiça Rio P. da Eva/TJAM”.   

 

Texto: Sandra Bezerra

Foto: Acervo da Comarca de Rio Preto da Eva 

Revisão textual: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasAnoriCodajásFiscalizaçãoManacapuruManausPolíciaPolícia MilitarRio Preto da EvaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Flores

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Seap e TJAM iniciam diagnóstico participativo para elaboração do Plano Pena Justa do Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?