Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comarcas do Amazonas convocam audiência pública para discutir regularização fundiária no interior do estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Comarcas do Amazonas convocam audiência pública para discutir regularização fundiária no interior do estado
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Comarcas do Amazonas convocam audiência pública para discutir regularização fundiária no interior do estado

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A iniciativa atende recomendação da CGJ/AM e faz parte da programação da “Semana Solo Seguro Favela”.

Nesta quarta-feira (5), diversas comarcas do Estado do Amazonas vão realizar audiências públicas com o objetivo de promover debates sobre a regularização fundiária de núcleos urbanos. A iniciativa atende recomendação do corregedor-geral de justiça, desembargador Jomar Saunders Fernandes, e faz parte das atividades programadas, em âmbito local, para a “Semana Solo Seguro Favela”, que acontece de 3 a 7 de junho.

Por meio do ofício n.º 310/2024, expresso no Proc. n.º 2024/000000671-01 (SEI), o corregedor também recomenda aos juízes que convidem gestores públicos, registradores de imóveis do município, membros do Ministério Público e da defensoria pública, representante local da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e lideranças comunitárias a participarem do evento, a fim de alcançar maior número de pessoas que possam contribuir para o enriquecimento dos debates.

De acordo com o desembargador, “ao final das audiências, serão elaborados relatórios contendo as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios e as possíveis soluções para as demandas judiciais paralisadas. Esses relatórios serão encaminhados ao Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da CGJ/AM para análise e providências, sempre no sentido de subsidiar a formulação de políticas públicas efetivas em benefício do cidadão, do meio ambiente e da economia local”.

Comarcas

No Diário da justiça Eletrônico da última segunda-feira (3) foram publicadas as ações da Semana Solo Seguro Favela nas comarcas de Barreirinha, Humaitá, Iranduba, São Paulo de Olivença e São Sebastião do Uatumã. Nesta terça (4), foi publicada a programação da comarca de Juruá.

De acordo com a juíza Nayara Moreira Antunes, titular da 2.ª Vara de Iranduba (município localizado na região metropolitana de Manaus), “debater a regularização fundiária urbana, com a participação de diversas instituições e de representantes comunitários contribui significativamente para a implementação de mecanismos de incentivo à cidade formal. Em um centro urbano como o de Iranduba, ligado à capital por via terrestre e com grande extensão territorial, discutir e implementar o programa Solo Seguro é muito importante. Assim, protegem-se os recursos naturais, garante-se o direito de moradia e diminuem-se os conflitos”.

Para ampliar os debates, o juiz Lucas Bezerra, titular da comarca de Barreirinha, além da reunião presencial, vai utilizar o ambiente virtual de reunião – que PODE ser acessado por meio do link: https://meet.google.com/wta-pgeq-qix

No edital, o magistrado justificou: “em razão de diversos órgãos que podem enriquecer o debate serem sediados em outros municípios e Estados da Federação, a participação dos interessados também poderá ser viabilizada por meio de videoconferência”.

Agenda

A programação da “Semana Solo Seguro” no interior do Amazonas vai acontecer amanhã (5), com a realização de audiências públicas, presididas pelos magistrados titulares das comarcas.

Barreirinha
Início às 13h.
Endereço: Auditório do CRAS (centro de referência de assistência social), na sede do município.
Acesso virtual: https://meet.google.com/wta-pgeq-qix.
Juiz Lucas Couto Bezerra.

Juruá
Início às 09h (local).
Endereço: Rua Luiz Litaiff , s/n, esquina com a Rua Samuel Amaral, sede do município.
Acesso virtual: https://meet.google.com/gkw-fqcd-okb.
Juiz Daniel Manussakis.

Humaitá
Início às 09h (local).
Endereço: Rua Monteiro, Nº 2443, Centro.
Juiz Charles José Fernandes da Cruz.

Iranduba
Início às 10h.
Endereço: Auditório da Câmara Municipal (Av. Jaraqui, s/n, Praça dos Três Poderes, Centro).
Juíza Nayara Moreira Antunes.

São Paulo de Olivença
Início às 09h30 (local).
Endereço: Praça São Paulo, s/n, Centro.
Juiz Daniel Manussakis.

São Sebastião do Uatumã
Início às 09h (local).
Endereço: Rua Justino de Melo, nº 86 – Centro.
Juiz Diego Martinez Cantoario.

 

 

 

Texto: Dora Paula
Arte: Laio Castanhola

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:100+AmazonasBarreirinhaEstado do AmazonasHumaitáIrandubajornalistaJuruáManausmeio ambientePaula LifaiffPaula LitaiffSão Paulo de OlivençaSão Sebastião do Uatumã
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Oficinas temáticas marcam o segundo dia da programação da “Semana dos Juizados Especiais” no TJAM
Próximo artigo Primeira Câmara Criminal nega Habeas Corpus a mulher suspeita de atear fogo no companheiro

Mais notícias desta categoria

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

4 horas atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

9 horas atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

10 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

22 horas atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

1 dia atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

1 dia atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

1 dia atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

2 dias atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

2 dias atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

5 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

5 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

5 dias atrás
FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária
#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025
Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus
Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?