As atividades do evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aconteceram nos dias 11, 12, 16 e 17 deste mês, em todo o País.
Com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), as unidades socioeducativas do estado participaram ativamente, nos dias 11, 12, 16 e 17 deste mês, da terceira edição do evento nacional “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento teve como objetivo promover discussões sobre o papel da cultura no Sistema Socioeducativo brasileiro. No Amazonas, a articulação perante as unidades socioeducativas e a divulgação do evento foi feita pelo GMF, como explica a juíza Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo.
“O GMF deu o suporte na articulação e divulgação do evento do CNJ perante as unidades socioeducativas e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. O assistente técnico do ‘Programa do Fazendo Justiça/CNJ’, que atua conosco no GMF, foi pessoalmente às unidades fazer o planejamento das atividades que foram apresentadas durante o evento, dando esse suporte, tirando dúvidas, fazendo a inscrição dos internos e viabilizando a participação destes”, explica a magistrada.
Durante a cerimônia de abertura, realizada no dia 11 e transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube, foi destacada a importância da participação ativa dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. No dia 12 de julho, diversas atividades culturais foram realizadas nas unidades socioeducativas em todo o País. O Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitoza promoveu uma Roda de Capoeira, enquanto no Centro Socioeducativo de Internação Feminina – CSIF, foi realizado um Cine Pipoca seguido de uma roda de conversa.
Os dias 16 e 17 foram marcados pela apresentação de projetos e práticas culturais desenvolvidas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, destacando-se a participação das adolescentes do CSIF AM com uma apresentação de dança do Boi Bumbá. O evento proporcionou uma oportunidade única para os jovens trocarem experiências regionais, artísticas e educativas, ampliando seus horizontes culturais e contribuindo para sua reintegração social.
Asafe Augusto
Com informações do GMF/TJAM
Fotos: acervo das unidades socioeducativas
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660