Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com mais de 2 mil audiências agendadas em processos que apuram a prática de violência contra as mulheres, TJAM inicia a 27.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Com mais de 2 mil audiências agendadas em processos que apuram a prática de violência contra as mulheres, TJAM inicia a 27.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Com mais de 2 mil audiências agendadas em processos que apuram a prática de violência contra as mulheres, TJAM inicia a 27.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”

12 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Esforço concentrado em combate à violência doméstica inclui a realização de mais de 2 mil audiências, lançamento de cartilha e ações de equipes multidisciplinares.

 

O Tribunal de justiça do Amazonas deu início nesta segunda-feira (19/08) a 27.ª edição da “Semana justiça pela Paz em Casa”. O esforço concentrado do Poder Judiciário em combate à violência doméstica e familiar contra a mulher conta, no Amazonas, com 2.032 audiências pautadas e também envolverá a realização de palestras, panfletagens e demais ações, cujo foco é a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) e consequentemente, a proteção às mulheres.

A semana temática foi aberta oficialmente com uma solenidade realizada no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, na zona Centro-Sul de Manaus, sendo conduzida pela vice-presidente do TJAM, desembargadora Joana Meirelles e pela coordenadora da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar do Tribunal de justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), desembargadora Graça Figueiredo.

Na solenidade, a desembargadora Graça Figueiredo, em seu discurso, enfatizou que esta semana temática é uma ocasião propícia para que a sociedade esteja atenta e reflita sobre os avanços, desafios e compromissos que envolvem o combate à violência doméstica no estado do Amazonas e em todo o Brasil. “Este é um momento para refletirmos sobre os avanços, desafios e compromissos que envolvem o combate à violência doméstica, que transcende fronteiras e classes sociais, afetando vidas, destruindo sonhos e impondo um ciclo de sofrimentos que muitas vezes parece interminável”, afirmou a desembargadora, lembrando que a semana temática, incentivada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) é uma ferramenta essencial na luta contra essa chaga social.

Ainda em seu discurso, a magistrada fez questão de destacar a UNIÃO de diversos órgãos – representados na solenidade – empenhados no combate e na devida punição à violência doméstica. “Agradecemos a todos por estarem aqui unindo forças conosco, junto aos nossos incansáveis e dedicados magistrados e magistradas que lutam para que essa situação de violência chegue ao final”, salientou a desembargadora Graça Figueiredo.

A vice-presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, destacou que a “Semana” mostra para a comunidade que o Tribunal de justiça do Amazonas tem procurado cumprir com seu papel, atuando para que agressores não ficam impunes.

Na oportunidade, a desembargadora Joana Meirelles fez um apelo aos representantes públicos para que criem mais políticas públicas em prol das mulheres. “Por isso, teremos esse mutirão em todo o Estado. É a nossa resposta para que as vítimas, cada vez mais, se sintam encorajadas a denunciar. Faço aqui, também, um apelo às autoridades públicas para que promovam mais políticas voltadas à proteção das mulheres. Elas precisam, por exemplo, de creches para deixar os filhos; de escola em tempo integral; de apoio na área da saúde e psicológica e de abrigos onde elas possam ficar com os filhos para não voltarem e conviver com o agressor”, afirmou a vice-presidente do TJAM.

Pauta

Para o período de esforço concentrado, o Judiciário Estadual pautou 2.032 audiências no âmbito dos Juizados Especializados no Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher, da capital, e das Varas do interior do Amazonas com competência para julgar processos que envolvem casos de violência de gênero. Varas do Tribunal do Júri também pautaram julgamentos de processos que tratam de feminicídios.

A ação conta com a parceria do Ministério Público e da defensoria pública Estadual e tem a finalidade de garantir a efetividade da “Lei Maria da Penha”, imprimindo celeridade aos processos, além de reforçar as atividades de conscientização e de mobilização da sociedade em torno do enfrentamento à violência de gênero.

Cartilha

Na oportunidade, a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar – junto com a Ouvidoria da Mulher do Poder Judiciário – lançou e distribuiu aos presentes na abertura uma cartilha que traz informações e o passo a passo de como ter ajuda e acolhimento de mulheres que se sintam vítimas de qualquer tipo de violência, e aborda aspectos importantes da Lei Maria da Penha, bem como outros dispositivos legais que amparam mulheres e famílias envolvidas em uma dinâmica de violência doméstica e familiar.

 

 

Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lei de Roberto Cidade garante tratamento humanizado às mulheres durante parto em centro obstétrico
Próximo artigo Em parceria com a EJUD e Seduc, Central de Justiça Restaurativa realiza curso de formação voltado para professores dos 61 municípios do interior do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

3 horas atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

6 horas atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

7 horas atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

9 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

23 horas atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

1 dia atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

1 dia atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

1 dia atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

1 dia atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

1 dia atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

2 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

2 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?