Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com leitura da “Carta de Manaus”, TJAM encerra “1.º Fórum Estadual de Saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Com leitura da “Carta de Manaus”, TJAM encerra “1.º Fórum Estadual de Saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Com leitura da “Carta de Manaus”, TJAM encerra “1.º Fórum Estadual de Saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em sua primeira edição e organizado pelo GMF/TJAM, em parceria com a escola Judicial, o evento ocorreu durante três dias, com a participação de representantes de órgãos do Sistema de justiça, das áreas de Segurança, saúde e educação, e de instituições que integram a REDE de apoio e atendimento de pessoas com transtornos mentais.

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) e a escola Judicial do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) realizaram nesta quarta-feira (31/08) o encerramento do “1.º Fórum Estadual de saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário Estadual, e contou com a presença de coordenadores do GMF e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), além de magistrados e servidores do TJAM.

Compuseram a mesa de honra da solenidade a supervisora do GMF, desembargadora Luiza Cristina Marques; o secretário-executivo de Estado de Administração Penitenciária, major Allan Azevedo; a juíza de direito e coordenadora do GMF, Ana Paula Braga; a coordenadora do Grupo de trabalho Interinstitucional sobre saúde Mental e justiça Criminal, juíza de direito Larissa Padilha Penna; e a coordenadora do Comitê Estadual de saúde do Amazonas, juíza de direito Etelvina Lobo Braga.

A juíza coordenadora do GMF, Ana Paula Braga, realizou a leitura da “Carta de Manaus – saúde Mental e Política Antimanicomial do Amazonas”, documento dedicado à luta antimanicomial e à desinstitucionalização, que destaca a saúde mental como um direito fundamental, sendo imperativo a adoção de uma política antimanicomial que respeite a dignidade humana, a autonomia e promova a inclusão social, considerando as especificidades de cada território, o que envolve o comprometimento e atuação interinstitucional entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Além da carta, outro resultado do evento foi o encaminhamento da minuta da portaria que institui o Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial do Amazonas (Ceimpa), que objetiva ações estaduais de desinstitucionalização e atenção integral às pessoas com transtorno mental ou qualquer forma de deficiência psicossocial em conflito com a lei no Estado do Amazonas, em conformidade com a Política Antimanicomial do Poder Judiciário disposta pela Resolução do Conselho Nacional de justiça (CNJ) n.º 487/2023.

Inteligência Artificial ajudando na luta antimanicomial

Durante a cerimônia, foi apresentada uma inteligência artificial que será usada como apoio na busca de informações acerca do atendimento a esse público. A ferramenta tem o objetivo de subsidiar com informações atualizadas na tomada de decisão ou em outras etapas do processo, magistrados, servidores e demais profissionais que atuem na REDE de atendimento a pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.

A demonstração realizada durante o evento também marcou a divulgação do resultado da votação pública para a escolha do nome da ferramenta. Com mais 50% dos votos, o nome escolhido foi “Numiá” que tem origem indígena e, em tucano, significa “as primeiras mulheres”.

Atração Cultural

Como atração cultural, o último dia do evento contou com a participação dos bois bumbás Caprichoso, com a tripinha Heloísa Zumaeta, e Garantido, com o tripinha Angelo Aguiar. Além da apresentação dos dois, continuou exposta a mostra artística “Memórias da Loucura” no salão do 1.º andar do Centro Administrativo José de Jesus F. Lopes. A curadoria é do artista plástico amazonense Turenko Beça, e é composta por trabalhos de oficinas de Arteterapia realizadas no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, da década de 1980.

 

Confira as fotos do último dia do evento AQUI 

 

#ParaTodosVerem: A fotografia principal que ilustra a matéria mostra a mesa de honra composta para a solenidade de encerramento do Fórum Estadual de saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas, com a  desembargadora Luiza Cristina Marques (que aparece em pé, falando ao microfone. Ao lado esquerdo da imagem, sentados, estão o major Allan Azevedo e a juíza Larissa Padilha Penna. À direita, também sentadas, estão a juíza Ana Paula Braga e a  juíza Etelvina Lobo Braga.

 

Texto: Gabriel Horta | Ejud
Fotos: | Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasFiscalizaçãointeligência artificialManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Propostas para a proteção de mulheres, crianças e adolescentes avançam na Assembleia Legislativa
Próximo artigo Dr. George Lins destaca realização de transplantes de rins de doadores falecidos pelo Governo do Estado

Mais notícias desta categoria

UEA promove 1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical

16 horas atrás

Perfis Genéticos Forenses – O Destque do Amazonas

21 horas atrás

Sociobiodiversidade: O Amazonas brilha em Macau

23 horas atrás

Obras no Centro de Manaus: Transformação Social

2 dias atrás

Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas

4 dias atrás

Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte

4 dias atrás

Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional

4 dias atrás

Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online

5 dias atrás

Sustentabilidade: Manaus no Fórum de Cidades 2023

5 dias atrás

Mamografia: Exame essencial para saúde das mulheres

5 dias atrás

Compartilhando Histórias: Incentivo à Leitura em Manaus

5 dias atrás

Macrodrenagem: Ações Efetivas em Manaus

5 dias atrás
Prosamin+ é o destaque da Amazônia nos prêmios internacionais
Esquenta do Boi Manaus 2025: Atrações Imperdíveis
Biópsia: Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama
prefeito alinha infraestrutura e limpeza pública em manaus
Governo Presente: Saúde e Cidadania na Zona Norte
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?