Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com leitura da “Carta de Manaus”, TJAM encerra “1.º Fórum Estadual de Saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Com leitura da “Carta de Manaus”, TJAM encerra “1.º Fórum Estadual de Saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Com leitura da “Carta de Manaus”, TJAM encerra “1.º Fórum Estadual de Saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em sua primeira edição e organizado pelo GMF/TJAM, em parceria com a escola Judicial, o evento ocorreu durante três dias, com a participação de representantes de órgãos do Sistema de justiça, das áreas de Segurança, saúde e educação, e de instituições que integram a REDE de apoio e atendimento de pessoas com transtornos mentais.

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) e a escola Judicial do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) realizaram nesta quarta-feira (31/08) o encerramento do “1.º Fórum Estadual de saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas”. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário Estadual, e contou com a presença de coordenadores do GMF e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), além de magistrados e servidores do TJAM.

Compuseram a mesa de honra da solenidade a supervisora do GMF, desembargadora Luiza Cristina Marques; o secretário-executivo de Estado de Administração Penitenciária, major Allan Azevedo; a juíza de direito e coordenadora do GMF, Ana Paula Braga; a coordenadora do Grupo de trabalho Interinstitucional sobre saúde Mental e justiça Criminal, juíza de direito Larissa Padilha Penna; e a coordenadora do Comitê Estadual de saúde do Amazonas, juíza de direito Etelvina Lobo Braga.

A juíza coordenadora do GMF, Ana Paula Braga, realizou a leitura da “Carta de Manaus – saúde Mental e Política Antimanicomial do Amazonas”, documento dedicado à luta antimanicomial e à desinstitucionalização, que destaca a saúde mental como um direito fundamental, sendo imperativo a adoção de uma política antimanicomial que respeite a dignidade humana, a autonomia e promova a inclusão social, considerando as especificidades de cada território, o que envolve o comprometimento e atuação interinstitucional entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Além da carta, outro resultado do evento foi o encaminhamento da minuta da portaria que institui o Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial do Amazonas (Ceimpa), que objetiva ações estaduais de desinstitucionalização e atenção integral às pessoas com transtorno mental ou qualquer forma de deficiência psicossocial em conflito com a lei no Estado do Amazonas, em conformidade com a Política Antimanicomial do Poder Judiciário disposta pela Resolução do Conselho Nacional de justiça (CNJ) n.º 487/2023.

Inteligência Artificial ajudando na luta antimanicomial

Durante a cerimônia, foi apresentada uma inteligência artificial que será usada como apoio na busca de informações acerca do atendimento a esse público. A ferramenta tem o objetivo de subsidiar com informações atualizadas na tomada de decisão ou em outras etapas do processo, magistrados, servidores e demais profissionais que atuem na REDE de atendimento a pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.

A demonstração realizada durante o evento também marcou a divulgação do resultado da votação pública para a escolha do nome da ferramenta. Com mais 50% dos votos, o nome escolhido foi “Numiá” que tem origem indígena e, em tucano, significa “as primeiras mulheres”.

Atração Cultural

Como atração cultural, o último dia do evento contou com a participação dos bois bumbás Caprichoso, com a tripinha Heloísa Zumaeta, e Garantido, com o tripinha Angelo Aguiar. Além da apresentação dos dois, continuou exposta a mostra artística “Memórias da Loucura” no salão do 1.º andar do Centro Administrativo José de Jesus F. Lopes. A curadoria é do artista plástico amazonense Turenko Beça, e é composta por trabalhos de oficinas de Arteterapia realizadas no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, da década de 1980.

 

Confira as fotos do último dia do evento AQUI 

 

#ParaTodosVerem: A fotografia principal que ilustra a matéria mostra a mesa de honra composta para a solenidade de encerramento do Fórum Estadual de saúde Mental e Pessoas em Conflito com a Lei no Amazonas, com a  desembargadora Luiza Cristina Marques (que aparece em pé, falando ao microfone. Ao lado esquerdo da imagem, sentados, estão o major Allan Azevedo e a juíza Larissa Padilha Penna. À direita, também sentadas, estão a juíza Ana Paula Braga e a  juíza Etelvina Lobo Braga.

 

Texto: Gabriel Horta | Ejud
Fotos: | Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasFiscalizaçãointeligência artificialManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Propostas para a proteção de mulheres, crianças e adolescentes avançam na Assembleia Legislativa
Próximo artigo Dr. George Lins destaca realização de transplantes de rins de doadores falecidos pelo Governo do Estado

Mais notícias desta categoria

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

2 dias atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

2 dias atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

2 dias atrás

Casa de Passagem – Acolhimento para Idosos no Amazonas

3 dias atrás

Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

3 dias atrás

Detran-AM: Segurança no Trânsito com Ações Interativas

3 dias atrás

ADS promove qualificação em Parintins para trabalhadores rurais

3 dias atrás

Jogo Limpo – Atendimentos Gratuitos em Santa Etelvina

3 dias atrás

Prosamin+: Avanço nas obras em Manaus

4 dias atrás

Conectividade: Pilar para Saúde e Educação no Amazonas

4 dias atrás

#SouManaus 2025: Inauguração da Estação das Artes

4 dias atrás
Governador Wilson Lima transforma HPS Platão Araújo
Operação Grandes Massas: Ipem-AM garante qualidade dos produtos
Campanha Faça a Conta. Use GNV para motoristas: R$ 4 mil
Seinfra recupera ruas em Silves – Melhoria viária
Faixa Liberada – Revitalização do Centro de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?