Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Central de Precatórios do TJAM utiliza sistema de gestão eletrônico para andamento de processos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Central de Precatórios do TJAM utiliza sistema de gestão eletrônico para andamento de processos
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Central de Precatórios do TJAM utiliza sistema de gestão eletrônico para andamento de processos

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Objetivo é encurtar prazos, buscar a satisfação dos usuários e dar mais transparência a procedimentos.

A Secretaria da Central de Precatórios do Tribunal de Justiça do Amazonas recebeu e está dando andamento aos processos de precatórios conforme o novo fluxo instituído no Sistema de Gestão de Precatórios, utilizado para esses pagamentos após a migração para o sistema judicial Projudi. Em visita ao setor, a presidente do TJAM, que também preside o Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios (formado, além do TJAM, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região e Tribunal Regional Federal da 1.ª Região), conferiu detalhes da tramitação dos primeiros processos de precatórios sob a dinâmica do novo fluxo.

Essas mudanças ocorreram neste ano de 2024, com a instalação do Núcleo de Expedição de Precatórios na instituição, responsável pela emissão dos documentos nos processos de competência da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Autarquias e Fundações Públicas, e em ações acidentárias que tramitem nas unidades de primeiro e segundo graus. 

A partir de então, o peticionamento é feito de forma eletrônica no Sistema de Gestão de Precatórios, com fluxos menos burocráticos para gerenciar os processos e seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo a equipe da Secretaria, antes o controle dos processos era feito de forma manual, mas com o aumento (de cerca de 700 processos para até 3 mil processos por ano) houve necessidade de se adequar o fluxo e agilizar os procedimentos. Desta forma, usando o sistema eletrônico, o procedimento que levava até quatro meses passou a ser feito no prazo médio de 15 dias.

Antes a entidade devedora era intimada para incluir o precatório no orçamento, depois efetuava o depósito do pagamento e o Setor de Cálculos verificava atualizações do valor (incluindo honorários, retenções tributárias e previdenciárias), depois intimava e aguardava manifestação das partes para então emitir o alvará ao credor.

Agora, de acordo com a chefe de Cálculo do setor, Joyce Sigadilha, o valor do crédito é logo atualizado e se não houver impugnações, aguarda-se o depósito, certifica-se a ordem cronológica, ordena-se a individualização da conta, é feita a abertura da conta, reservado o crédito e emitido o alvará.

A servidora afirma que o objetivo é encurtar prazos, buscar a satisfação dos usuários e dar mais transparência ao procedimento, disponibilizando informações aos cidadãos, que podem consultar a lista em ordem cronológica (e também a situação de processos específicos) na página https://www.tjam.jus.br/index.php/precatorios-lista-de-ordem-cronologica.

 

Outras informações e contatos (e-mail, balcão virtual e Whatsapp) podem ser consultados na página do setor: https://www.tjam.jus.br/index.php/precatorios-principal.

 

Fique por dentro:

Cabe aos Tribunais de Justiça estaduais organizar e manter as filas de precatórios devidos pelo estado e pelos municípios que estão sob sua jurisdição. Ao expedir a ordem de pagamento contra a Fazenda Pública, o Tribunal dá início a um processo de precatório, que recebe numeração própria e é incluído em lista organizada de acordo com a ordem cronológica e prioridades, seguindo as normas legais.

Conforme o portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva. Os precatórios podem ter natureza alimentar – quando decorrerem de ações judiciais relacionadas a salários, pensões, aposentadorias ou indenizações – ou não alimentar, quando tratam de outros temas, como desapropriações e tributos.

 

 

#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra a presidente do TJAM e do Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios, desembargadora Nélia Caminha Jorge, durante recente visita à Secretria da Central de Precatórios. Ela aparece de perfil e está sentada diante de um computador (com dois monitores) conectado ao Sistema de Gestão de Precatórios.

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 993160660

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa Promove: ADS entrega móveis escolares provenientes de Parintins
Próximo artigo Show de Luan Santana marca início da parceria da Fábrica de Eventos com a Procuradoria da Mulher da Aleam

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

11 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

15 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?