Ensaio reuniu artistas em preparação final com testes de palco e organização das apresentações do evento


Na noite de quinta-feira (19/02), o Sambódromo de Manaus recebeu o ensaio geral do Carnaboi 2026, etapa que integrou os preparativos finais para as apresentações programadas para hoje (20/02) e amanhã (21/02). A atividade faz parte da programação do Carnaval na Floresta e antecipa a atmosfera do boi-bumbá nesse período carnavalesco.
A movimentação no espaço contemplou testes de sonorização e funcionamento da estrutura de palco montada especialmente para o espetáculo, além da passagem de coreografias, ajustes de repertório e alinhamento técnico das atrações que compõem as duas noites de programação.
O secretário Executivo da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, Cândido Jeremias, destacou que a edição deste ano apresenta inovação estrutural para ampliação da experiência do público.
“O Carnaval de 2026 traz uma inovação dentro do Sambódromo, com uma megaestrutura de palco, sonorização e iluminação cênica nas arquibancadas e no público. Vamos trazer de volta o espetáculo que é o Carnaboi, com um grande show pirotécnico preparado com muito carinho para toda a população amazonense, com efeitos tanto no palco quanto nas arquibancadas e muitas surpresas”, afirmou secretário Executivo.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
Entre os grupos presentes no ensaio, o CDC Manaus, corpo de dança oficial do boi Caprichoso, realizou passagem coreográfica e marcações cênicas que integram o espetáculo. Para o coreógrafo Carlos Vieira, o momento representa a reta final do processo criativo.
“A expectativa já está muito grande, porque é um evento de grande porte da cidade, um carnaval com a cara do nosso festival. Estamos nos últimos preparativos de montagem cênica e passagem de coreografia para receber o público e apresentar um pouco do carnaval com ritmo de boi-bumbá”, disse o coreógrafo.
A participação de cantores e compositores também marcou o ensaio, reforçando a diversidade musical que compõe o Carnaboi e sua conexão com a cultura popular amazonense. O cantor e compositor Helen Veras ressaltou a dimensão cultural e social do evento. “O público PODE esperar um grande Carnaboi, reunindo música, arte e a identidade do nosso boi-bumbá. É um espetáculo que valoriza a cultura amazonense, gera oportunidades e oferece entretenimento e lazer para a população”, destacou.
E o cantor do boi Caprichoso Klinger Jr., enfatizou o significado simbólico da programação dentro do calendário bovino. “A expectativa e a ansiedade são grandes. O Carnaboi é tradicionalmente o encerramento do Carnaval e, também, o pontapé inicial da temporada bovina de 2026. O Caprichoso está pronto para mais um espetáculo, com duas noites de apresentação reunindo shows individuais, itens e a marujada aqui no Sambódromo”, afirmou.
Representando o boi Garantido, a batucada também realizou passagem de repertório e alinhamento rítmico, compondo a sonoridade que acompanhará as apresentações. O mestre Francisnaldo Pinheiro adiantou novidades preparadas pelo grupo. “A batucada do Garantido chega ao Carnaboi com um repertório especial e surpresas pensadas para envolver a torcida. Estamos trabalhando arranjos e dinâmicas que reforçam a identidade sonora do boi e contribuem para a energia das apresentações”, ressaltou.
Programação
Neste ano, a programação do Carnaboi segue organizada em duas noites com eixos temáticos, conduzindo o público por diferentes expressões do universo do boi-bumbá.
Sexta-feira (20/02) – “Boi Bumbá, Brinquedo de São João”
A primeira noite inicia às 19h, com a participação dos bois Tira Prosa e Corre Campo. Na sequência, sobem ao palco:
19h30 às 20h10 – Grupo A Toada, Kamayurá e Itamar Benarrós;
20h10 às 20h50 – Gean Figueira, Adriano Aguiar e Vanessa Alfaia;
20h50 às 21h30 – Márcia NOVO e Helen Verás;
21h30 às 22h10 – Fabiano Neves e Klinger Jr.;
22h10 às 22h50 – David Assayag e Erick Juan.
Um dos momentos mais aguardados da noite será o show especial de Caprichoso e Garantido, das 23h à 0h20. Encerram a programação:
0h30 às 1h10 – Canto da Mata e Júnior Paulain;
1h10 às 1h50 – Israel Paulain e João Paulo Faria;
1h50 às 2h30 – Edmundo Oran e Caetano Medeiros;
2h30 às 3h10 – Curumins da Baixa e Luciano Araújo.
Sábado (21/02) – “Originários da Terra”
A segunda noite também começa às 19h, com os bois Garanhão e Brilhante. Em seguida, a programação segue com:
19h30 às 20h – Grupo Toada de Roda e Robson Jr.;
20h às 20h30 – Luiz Carlos Kboclos e Jardel Bentes;
20h30 às 21h10 – Carlos Batata e Black Marialva;
21h10 às 21h50 – Paulinho Viana e Márcio do Boi;
21h50 às 22h30 – Leonardo Castelo e Carlinhos do Boi;
22h30 às 23h10 – Prince do Caprichoso e Edilson Santana.
O show principal de Caprichoso e Garantido acontece das 23h30 à 0h50. Encerram a noite:
1h às 1h40 – Tony Medeiros e PA Chaves;
1h40 às 2h20 – Patrick Araújo e Arlindo Neto;
2h20 às 3h – Sebastião Jr. e Márcia Siqueira;
3h às 3h30 – Mara Lima e Luanita Rangel.

