Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cadastro restritivo de crédito exige envio de correspondência ao endereço do consumidor, decide Terceira Turma Recursal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Cadastro restritivo de crédito exige envio de correspondência ao endereço do consumidor, decide Terceira Turma Recursal
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Cadastro restritivo de crédito exige envio de correspondência ao endereço do consumidor, decide Terceira Turma Recursal

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Colegiado seguiu entendimento da Terceira turma do STJ, de que registro não PODE ser feito apenas com comunicação por e-mail ou SMS.

A Terceira turma Recursal do Estado do Amazonas analisou na sessão de quarta-feira (03/04) recurso de empresa de proteção ao crédito contra sentença de Juizado Especial que julgou procedentes pedidos de consumidor e condenou-a ao pagamento de indenização por dano moral.

Trata-se de situação em que o consumidor teve o nome inscrito em plataforma por valores devidos e alegou que não foi comunicado previamente sobre o cadastro. Em 1.º Grau, obteve decisão favorável, com determinação de indenização no valor de R$ 8 mil.

A empresa recorreu (processo n.º 0660052-19.2023.8.04.0001), alegando que fez a comunicação ao autor da ação por e-mail, obtido dos dados do cadastro, como previsto no Código de Defesa do Consumidor (artigo 43, parágrafo 2.º), contestando também o valor fixado como dano moral.

Na análise do recurso, o relator, juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, observou que a lei prevê a comunicação por escrito ao consumidor na abertura de cadastro (entre outras situações). E destacou entendimento da Terceira turma do Superior Tribunal de justiça (REsp. 2.056.285), de que o cadastro restritivo de crédito exige o prévio envio de correspondência ao endereço do consumidor e que, apesar de dispensar o aviso de recebimento (AR), o aviso não PODE ser feito apenas por e-mail ou mensagem (SMS).

Tal medida não ocorreu no caso analisado e, embora não haja uniformização da jurisprudência sobre o tema (a Quarta turma do STJ considera válida a notificação exclusiva por e-mail), o relator adotou o entendimento mais conservador, da Terceira turma do STJ.

Quanto à indenização, a quantia foi reduzida para R$ 4 mil, considerada proporcional ao caso e “suficiente para servir de reconforto ao consumidor, sendo também inapta a gerar-lhe enriquecimento sem causa”, segundo o relator.

 

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Banco de imagens

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 99316-0660

 

 

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Violência doméstica: PC-AM prende homem por descumprir medida protetiva em favor da ex-companheira
Próximo artigo CCZ inicia etapa fluvial da Campanha de Vacinação Antirrábica

Mais notícias desta categoria

Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas

18 horas atrás

Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte

18 horas atrás

Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional

1 dia atrás

Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online

2 dias atrás

Sustentabilidade: Manaus no Fórum de Cidades 2023

2 dias atrás

Mamografia: Exame essencial para saúde das mulheres

2 dias atrás

Compartilhando Histórias: Incentivo à Leitura em Manaus

2 dias atrás

Macrodrenagem: Ações Efetivas em Manaus

2 dias atrás

Parintins: Transformação Urbana e Investimentos Históricos

3 dias atrás

Amazonas e Argentina: Turismo em Conexão

3 dias atrás

Sífilis em Manaus: Crescimento Alarmante Entre Jovens

3 dias atrás

Prefeito David Almeida atua em chuvas intensas em Manaus

3 dias atrás
Governo Presente: Saúde e Cidadania na Zona Norte
Gravidez na adolescência: Redução e desafios em Manaus
Handebol – Emoção e integração no Jiss 2025
Brinca Manaus: Festa Infantil de David Almeida
Vacinação: Saúde e Alegria no Dia das Crianças
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?