Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Boas Práticas do Núcleo de Sustentabilidade da Corregedoria em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas são apresentadas na Semana Nacional de Inovação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Boas Práticas do Núcleo de Sustentabilidade da Corregedoria em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas são apresentadas na Semana Nacional de Inovação
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Boas Práticas do Núcleo de Sustentabilidade da Corregedoria em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas são apresentadas na Semana Nacional de Inovação

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 31 de outubro de 2024
3 Min Lidos
Compartilhar

O evento, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, é considerado o maior encontro da América Latina de inovação em governos.

Durante o segundo dia de programação da Semana Nacional de Inovação, três especialistas do Amazonas ocuparam um dos principais palcos do evento para debater ‘A Regularização Fundiária Urbana na Amazônia’. O trabalho deles foi selecionado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) por meio de processo seletivo em que concorreram mais de 700 propostas de todo o Brasil.

A equipe, composta pelo magistrado Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, mestre em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa; e pelos doutores: Brychtn Ribeiro de Vasconcelos e Luziane de Figueiredo Simão Leal, ambos docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), discutiu os desafios fundiários e ambientais da região com servidores públicos do governo federal e do Tribunal de Contas da União e com pesquisadores da Universidade de Brasília.

Pautas

Durante a mesa-redonda a professora doutora Luziane Figueiredo abordou a necessidade de ampliação do direito à informação para possibilitar a efetiva participação cidadã. Um grande desafio nesse sentido, segundo a especialista, é inserir às comunidades no processo de tomada de decisão, a partir do que preconiza a Lei de Acesso à Informação.

Outra pauta do debate foi a utilização de tecnologias, como sensoriamento remoto e drones, para identificar áreas e promover a regularização. O tema foi tratado pelo professor doutor Brychtn Vasconcelos.

O juiz auxiliar (e membro do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade) da Corregedoria-Geral de Justiça, Áldrin Henrique Rodrigues, apresentou o resultado das pesquisas sobre gestão fundiária no estado e, ainda, os dados coletados em audiências públicas temáticas realizadas em vários municípios do Amazonas. Com base em números e em vivências junto às comunidades locais, ele explicou os desafios e as expectativas encontradas ao longo do processo de regularização de terras na Amazônia, que muitas vezes envolve áreas indígenas com segurança jurídica e ambiental.

Acesso

O debate, em Brasília, foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação (YouTube e LinkedIn) da ENAP e continuam disponíveis no link https://www.youtube.com/watch?v=m9hlv4BR2pA

Programação futura

Em novembro, Manaus sediará o Fórum Nacional de Regularização Fundiária, que proporcionará a integração de troca de experiências e boas práticas relacionadas a temática.

No mesmo período, a 2a. Edição da Semana Solo Seguro Amazônia Legal, entregará títulos registrados com a participação de lideranças comunitárias, pesquisadores e autoridades.

 

#PraTodosVerem: Imagem 

 

Texto: Dora Paula

Fotos: 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

 

Tags:AmazonascapaEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Afeam realizará Leilão Público de bens móveis e imóveis em julho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
15 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Diálogos para a Estratégia Brasil 2050: Amazonas defende soberania tecnológica, bioeconomia e integração da Amazônia

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
15 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Semana Acadêmica do curso de Letras – Língua Portuguesa da UEA debate práticas digitais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
15 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Semana Acadêmica do curso de Letras – Língua Portuguesa da UEA debate práticas digitais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
15 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Mais Futevôlei Amazonas leva equipamentos esportivos a núcleos de Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
15 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura serviços da Telessaúde em Manicoré e Humaitá, alcançando cinco municípios do interior

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
15 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?