Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Barcelos registra 209 atendimentos no primeiro dia de Registre-se!
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Barcelos registra 209 atendimentos no primeiro dia de Registre-se!
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Barcelos registra 209 atendimentos no primeiro dia de Registre-se!

Por
Última atualização: 14 de maio de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

A ação visa ampliar o acesso à documentação civil básica para a população indígena, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados e população carcerária.

O município de Barcelos, distante 401 quilômetros de Manaus, aderiu a 2ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Amazonas. O evento tem o objetivo de combater o sub-resgistro de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica para a população indígena, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados e população carcerária. Esta é a primeira vez que a mobilização acontece no interior do Amazonas. Além de Manaus e Barcelos, Benjamin Constant e Tabatinga também participam da campanha idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenada, em âmbito estadual, pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM).

Durante os dias 13 e 15 de maio, a população do segundo maior município em área territorial do país vai poder contar com um força-tarefa que reúne cartório extrajudicial, Justiça Federal, Receita Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Assistência Social, Funai e associações indígenas para realizar serviços que vão desde orientações para usufruto de benefícios governamentais, até o reconhecimento civil pelo Estado, por meio da emissão de certidão de nascimento.

De acordo com a oficiala do Cartório de Registro Civil do município, Geiza Matos, “a semana nacional do registro civil representa uma mobilização sem precedentes na história de Barcelos. A mobilização das instituições indispensáveis a promoção da cidadania tem proporcionada o resgate e a garantia de direitos, mediante o atendimento imediato das demandas”, que, ainda segundo a Geiza, são majoritariamente relacionadas a população Yanomami pela ausência de registro civil de nascimento.

Números
Mais de 200 pessoas passaram pela triagem inicial para utilização dos serviços. Foram registrados no primeiro dia de atendimento: 60 pedidos de emissão de CPF; 44 acessos a orientações jurídicas pela Defensoria Pública; 84 emissões de Registro de Identidade Civil; e 49 pedidos de certidão, de um total de 84 pessoas orientadas pela equipe do cartório extrajudicial.

Serviços

Até o próximo dia 15/5, a população pode ter acesso as seguintes instituições e serviços:
– Cartório Extrajudicial – emissão da 1.ª e 2.ª vias da certidão de nascimento e registro tardio;
– Justiça Federal – orientações sobre salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou idade, benefício assistencial ao idoso e benefício assistencial à pessoa com deficiência, pensão por morte e seguro-defeso;
– Semas – atualização do CadÚnico e emissão de CIN;
– Receita Federal – emissão do CPF;
– Funai – atuará na triagem, suporte e acompanhamento de atendimento a indígenas, encaminhamento de situações judicializadas e com intérpretes;
– Assiba e associações indígenas – atendimento e orientações a indígenas;
– Defensoria Pública – atendimento jurídico
– Ministério Público – atendimento jurídico

Sobre Barcelos:

O município está localizado a 401 quilômetros de Manaus. Foi a primeira capital da província do Amazonas e é o segundo maior município do país em área territorial (de um total de 5.570 cidades brasileiros). A população de Barcelos é de aproximadamente 18 mil habitantes (Censo, 2022) e tem como principal fonte de renda a venda de serviços, a pesca sustentável de peixes ornamentais e a agropecuária.

 

 

 

Texto: Dora Paula
Fotos: Geiza Matos

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasBarcelosBenjamin ConstantManausTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas captura três foragidos da Justiça durante ações na capital

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sorteio regional da Campanha Nota Fiscal Amazonense irá contemplar moradores de 14 municípios

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Caem crimes de roubos de celular, a ônibus e pedestres no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Atuação da PGE-AM garante continuidade do ‘Potássio Autazes’, projeto com potencial para gerar mais de 17 mil postos de trabalho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
10 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?