Entrega de cartões, kits de higiene e documentos rurais reforça assistência social em municípios do Baixo Solimões.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, entregou neste sábado (21/02) cartões do Auxílio Estadual a novos beneficiários em Anamã (distante 165 quilômetros da capital) e Anori (a 195 quilômetros de Manaus), ampliando o alcance do programa e incluindo cerca de 2,6 mil famílias com a expansão do benefício. A ação ocorreu durante agenda que também teve distribuição de absorventes e entrega de documentos para produtores rurais.
Entregas e público atendido
Ao todo, foram distribuídos 400 novos cartões do Auxílio Estadual Permanente, sendo 200 em cada município. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de assistência social e Combate à fome (SEAS), atende atualmente 300 mil famílias, com pagamento mensal de R$ 150 — 158 mil na capital e 142 mil no interior. Em 2025, o governo iniciou entrega de cartões para 30 mil novas famílias que passaram a integrar o benefício criado em 2021.
Uma das beneficiadas, a doméstica Herlen Barroso, moradora de Anamã, disse que utilizará o auxílio em despesas como material escolar e mantimentos: “É um complemento importante para nós, que vai nos auxiliar nos materiais escolares dos nossos filhos, vai nos auxiliar no nosso rancho e em outras coisas que a gente precisa. É uma coisa muito gratificante. Eu tô super feliz”.
Programas complementares: higiene e desenvolvimento rural
Durante a agenda, foram entregues 2,4 mil absorventes higiênicos pelo programa Dignidade Menstrual, destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade nas duas cidades. Em Anamã também houve emissão de Cartões de produtor rural (CPP) e registros do Cadastro Nacional da agricultura familiar (CAF), documentos que facilitam o acesso ao crédito rural e a projetos de apoio à produção agrícola.
A agricultora Neide Santos, beneficiada com o CPP, afirmou que o documento facilita a participação em projetos governamentais e garante descontos na aquisição de insumos para a atividade rural.
infraestrutura e serviços de saúde
O vice-governador destacou ações de infraestrutura e saúde implantadas nas cidades. Conforme declaração oficial, “Em Anamã e Anori, temos 100% da cidade iluminada. Já instalamos as salas de Telessaúde com 17 especialidades médicas. Em Anori, entregamos o sistema viário completo, com mais de 20 ruas asfaltadas. Isso é uma demonstração do quanto o Governo do Estado planeja e tem soluções para quem vive e mora no interior. É um governo que cuida e protege as pessoas”.
Presenças e autoridades
A comitiva que acompanhou Tadeu de Souza incluiu os deputados estaduais Abdala Fraxe e João Luiz; o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Alessandro Cohen; a secretária executiva adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da SEAS, Lane Edwards; e o secretário executivo do Interior da Secretaria de Governo, Cássio do Espírito Santo. Também participaram autoridades locais, como o prefeito em exercício de Anamã, Elenilson Antunes; os presidentes das câmaras municipais Elton Gonçalves (Anori) e Flávia Nunes (Anamã); vereadores e lideranças municipais.
Assuntos nesse artigo:
#auxilioestadual, #anama, #Anori, #tadeudesouza, #wilsonlima, #dignidademenstrual, #absorventeshigienicos, #cpp, #caf, #telessaude, #sistemaviario, #ruasasfaltadas, #baixosolimoes, #SEAS, #alessandrocohen, #abdalafraxe, #joaoluiz, #elenilsonantunes, #neidesantos, #creditorural
