Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Apoiado pelo Governo do Amazonas, seminário sobre a história da educação do estado ocorre de 20 a 21 de junho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Apoiado pelo Governo do Amazonas, seminário sobre a história da educação do estado ocorre de 20 a 21 de junho
Governo do Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, seminário sobre a história da educação do estado ocorre de 20 a 21 de junho

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O evento é amparado pelo Programa Parev, da Fapeam

Foto: Divulgação

Em Manaus, acontece a segunda edição do “Seminário de história da educação do Amazonas (Shea)”, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento ocorre de 20 a 21 de junho, na escola Normal Superior (ENS), da Universidade do Estado Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, Chapada, zona centro-sul da capital.

Com o tema “Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Contracolonizar as Amazônias”, o seminário visa socializar e desenvolver estudos e pesquisas a respeito da história da educação no Amazonas e nas Amazônias, com a intenção de contribuir para o fortalecimento desse campo na região.

O coordenador do evento e doutor em educação, Marcos André Ferreira Estácio, da UEA, tem a expectativa de que o evento seja um espaço de socialização e de visibilização das vivências e das experiências das historiadoras e dos historiadores da educação nos espaços acadêmicos.

“Assim como as múltiplas determinações e implicações, que delas decorrem, as quais pensadas/discutidas, a partir da perspectiva histórico-crítica e decolonial/contracolonial, poderão acrescentar elementos importantes ao aprofundamento das suas discussões e das particularidades expressas nos ambientes acadêmicos amazonenses e amazônidas”, explicou o pedagogo.

Fotos: Divulgação

Com a estimativa de até 150 pessoas, o evento é destinado a estudantes da educação básica, de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica, da educação Tecnológica e do ensino Superior, além de pesquisadores.

O cronograma de atividades é composto por conferências, minicursos, oficinas, sessões temáticas, palestras, sessões de apresentação de trabalhos (comunicação oral). O primeiro dia do evento (20/6), será de 18h às 21h, já o segundo dia (21/6) vai de 8h até às 21h.

Sobre o II Shea

A segunda edição do seminário é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Étnico-Políticas e Histórico-Educacionais, do Laboratório de educação, história, Etnicidade e Decolonialidade (GEPEPHE/LEHED) e realizado pela ENS, da UEA e pelo Programa de Pós-Graduação em educação (PPGED/UEA). Além da Fapeam, conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UEA), a da Sociedade Brasileira de história da educação (SBHE), do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em educação na Amazônia Amapaense (GEPEA) e da REDE de Pesquisa sobre Pedagogias Decolonais na Amazônia (RPPDA).

O seminário será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line, através do Canal do GEPEPHE/LEHED no YouTube, em: https://www.youtube.com/@GEPEPHE-LEHED_UEA

Para mais informações sobre o evento, acesse o link a seguir: https://www.even3.com.br/iishea-575834/

Apoio da Fapeam

“A participação da Fapeam no II SHEA fortalece o compromisso com a ciência no Amazonas, bem como contribui para o conhecimento dos processos e das práticas Históricas da educação no Amazonas e nas Amazônias, possibilitando compreender os modos e as formas em que os tempos-espaços das mulheres e dos homens organizam, produzem e reproduzem seus modos de aprender e transmitir seus fazeres-saberes”, afirmou Marcos André.

O post Apoiado pelo Governo do Amazonas, seminário sobre a história da educação do estado ocorre de 20 a 21 de junho apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Coral infantojuvenil do Liceu Santoro faz apresentação especial no Dia dos Namorados
Próximo artigo Detran-AM: Homem é apresentado no 1º DIP por adulteração de placa de motocicleta

Mais notícias desta categoria

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

11 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

12 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

12 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

13 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

13 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

13 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

15 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

15 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

15 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

15 horas atrás

Detran de Portas Abertas oferece serviços de CNH e veículos em Manaus no sábado 06/12 para atendimentos sem agendamento

15 horas atrás
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Mostra Subjetividades Amazônidas exibe seis documentários da pós-graduação da Ufam no Cine Teatro Guarany
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?