Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Amazonas – 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” registrou 1.188 audiências e 2.256 sentenças em processos que tratam de violência contra a mulher
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Amazonas – 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” registrou 1.188 audiências e 2.256 sentenças em processos que tratam de violência contra a mulher
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Amazonas – 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” registrou 1.188 audiências e 2.256 sentenças em processos que tratam de violência contra a mulher

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Os dados foram disponibilizados nesta semana pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de justiça do Amazonas.

A 26.ª edição da “Semana da justiça pela Paz em Casa”, realizada entre 4 e 8 de março deste ano, registrou 2.556 sentenças em processos e a realização de 1.188 audiências (de instrução e de justificação). Durante o período de esforço concentrado para agilizar o julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Estado, foram concedidas 176 Medidas Protetivas Urgência (MPUs) e homologadas 26 MPUs determinadas por autoridade policial.

A estatística consolidada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar (Cevid/TJAM) do Poder Judiciário do Amazonas aponta, ainda, a realização de 10 sessões do Júri Popular, em processos cujas vítimas foram mulheres (homicídios ou feminicídios tentados ou consumados).

A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, ouvidora da Mulher e coordenadora da Cevid/TJAM, destacou o empenho das equipes envolvidas no período do mutirão para garantir o êxito na realização das audiências, dos julgamentos e das ações de acolhimento e orientação. “Mobilizamos 74 magistrados e 366 servidores que atuaram no atendimento à pauta com 1.227 processos. A equipe multidisciplinar realizou 292 atendimentos preliminares de acolhimento e de justificação, além de uma série de atividades de conscientização, levadas a escolas e outros espaços”, afirmou a desembargadora.

Ação nacional

A “Semana justiça pela Paz em Casa” é uma ação idealizada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) e realizada em todo o País pelos Tribunais de justiça com a finalidade de garantir a efetividade da “Lei Maria da Penha” (Lei 11.340/06) e demais normativos que buscam combater a violência de gênero. O período de esforço concentrado é realizado em três edições anuais: em março, por ocasião do “Dia Internacional da Mulher” (08/03); em agosto, no período do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha” (07/08); e em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher” (25/11).

Considerando a orientação normativa, as próximas edições do evento ocorrerão de 19 a 23 de agosto e de 25 a 29 de novembro de 2024.

 

 

Sandra Bezerra

Foto: Raphael Alves / Arq. 04/03/2024

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 99316-0660

 

Tags:AmazonascapaViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto ‘Cidadão de Berço’ promove cidadania para estudantes do ensino fundamental I da rede pública
Próximo artigo Reunião busca aprimorar conteúdo das palestras no ‘Suframa nas Escolas’

Mais notícias desta categoria

Vice-prefeito Renato Junior reinaugura escola municipal

2 dias atrás

ilhática amazônica – Arte e Isolamento Criativo

2 dias atrás

Água Boa: Wilson Lima transforma Benjamin Constant

2 dias atrás

Grupamento de Combate a Incêndio em Atalaia do Norte

2 dias atrás

Cooperação Técnica – Seminário em Amazonas e Acre

3 dias atrás

Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias

3 dias atrás

Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil

3 dias atrás

Detran-AM promove conscientização no Ponta Negra

3 dias atrás

Dia da Malária: Inovações e desafios no controle

3 dias atrás

Governador Wilson Lima: Combate ao Desmatamento Urgente

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus reordenar terminais de ônibus

4 dias atrás

Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025

4 dias atrás
Sejusc oferece cidadania a povos originários em Borba
Mobilidade sustentável: Avanços em Manaus
Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública
Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!
Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?