Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Agentes Ambientais Voluntários iniciam coleta de ovos de quelônios em área de Acordo de Pesca no Rio Negro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Agentes Ambientais Voluntários iniciam coleta de ovos de quelônios em área de Acordo de Pesca no Rio Negro
Governo do Amazonas

Agentes Ambientais Voluntários iniciam coleta de ovos de quelônios em área de Acordo de Pesca no Rio Negro

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Ao todo, 650 ovos de três espécies foram coletados na comunidade Ponta da Terra, localizada no rio Quiuini, em Barcelos

Foto: Divulgação/SEMA

A área do acordo de pesca do Rio Quiuini, localizada no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), começou os trabalhos de monitoramento de quelônios de 2024. Neste domingo (08/07), Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) iniciaram a coleta de ovos.

A atividade ocorreu na comunidade Ponta da Terra. Ao todo, foram abertas 14 covas de tracajá (Podocnemis unifilis), quatro covas de irapucas (Podocnemis erytrocephala) e 12 covas de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa), resultando na coleta de 650 ovos no total. A previsão de soltura é em janeiro de 2025.

“A dedicação dos AAVs não apenas traz benefícios diretos ao meio ambiente, mas também fortalece laços sociais e cria um futuro mais sustentável para todos nós. Essas ações têm um impacto direto na melhoria do ambiente local, inspiram outros a se envolverem, criando um efeito multiplicador em busca da sustentabilidade”, disse a gestora do Núcleo de educação Ambiental (Nuedam) da SEMA, Maria Edilene Neri.

Foto: Divulgação/SEMA

O trabalho contou com o apoio do Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O monitoramento de quelônios acontece na região da comunidade Ponta da Terra, por meio do projeto, desde 2003. Com a implementação do Acordo de Pesca na Região, o trabalho passou a ser realizado pelos AAVs, a partir de 2022.

O Programa de Agentes Ambientais da SEMA foi criado pela SEMA em 2008, com a proposta de formar comunitários como educadores ambientais, mobilizadores sociais, multiplicadores de lideranças e mediadores de conflitos. Eles atuam como ponte entre a população local e as políticas de conservação ambiental, sendo responsáveis por monitorar, fiscalizar e educar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

No caso do monitoramento de quelônios, os agentes são fundamentais para garantir que o processo seja feito de forma correta. Eles são responsáveis por identificar áreas de desova, realizar a coleta dos ovos e transportá-los para as chocadeiras, seguindo o processo metodológico dos pesquisadores do Projeto Pé-de-Pincha.

Foto: Divulgação/SEMA

Metodologia

O processo começa com a identificação dos ninhos às margens dos rios, áreas designadas como ‘tabuleiros’. Os comunitários fazem a coleta dos ovos nas praias, campinas e barrancos, e levam para as chocadeiras, uma área reservada que simula o habitat natural do animal. Ali, são “replantados” e catalogados por espécie e data.

Durante o período de incubação, os AAVs atuam como monitores, acompanhando o desenvolvimento dos ninhos para evitar a interferência de predadores ou ações humanas. Após o nascimento, os quelônios são transferidos para tanques, onde permanecem até endurecerem o casco e atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança.

Foto: Divulgação/SEMA

Paisagens Sustentáveis

O trabalho recebeu o apoio financeiro do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL, sigla de Amazon Sustainable Landscapes). O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordena o ASL Brasil, executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e Órgãos Federais responsáveis pela gestão de áreas protegidas.

O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM).

O post Agentes Ambientais Voluntários iniciam coleta de ovos de quelônios em área de Acordo de Pesca no Rio Negro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasBarcelosEducação AmbientalManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta segunda-feira(09/09)
Próximo artigo Setembro Verde: Sejusc divulga lista de crianças selecionadas para conhecer CIPcães da Polícia Militar

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega novas estruturas da Telessaúde em Benjamin Constant e Atalaia do Norte

46 minutos atrás

Amazonas e Acre discutem Cooperação Técnica para compartilhamento de serviços especializados entre os estados

51 minutos atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas e reforça a segurança na Tríplice Fronteira

6 horas atrás

Governador Wilson Lima inicia entrega de novos cartões do Auxílio Estadual em municípios do Alto Solimões

6 horas atrás

Ouvidoria Cidadã: SEPcD participa de campanha de serviços para pessoas com deficiência na Rodoviária de Manaus

8 horas atrás

Em menos de 12 horas, Polícia Civil prende dupla envolvida na execução de homem no bairro Dom Pedro

8 horas atrás

Em Autazes, Idam faz treinamento de poda de frutíferas e cultivo de hortaliças

8 horas atrás

Governo Presente: serviços estendidos da 25ª edição são prorrogados até 14 de novembro

8 horas atrás

Em outubro, Ipaam libera mais de 300 mil metros cúbicos de madeira para produção legal no Amazonas

9 horas atrás

Seas inicia ciclo de palestras sobre Novembro Azul nas unidades do Prato Cheio

9 horas atrás

Vivência Cultural: Alunos da Escola Estadual Tiradentes têm tarde de música clássica com a Orquestra da Câmara Amazonas

9 horas atrás

HPS João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente em processo de alta hospitalar

12 horas atrás
PC-AM prende casal e apreende mais de 600 quilos de maconha e cocaína avaliados em R$ 13,5 milhões
Focos de calor no Amazonas caem 65,81% em outubro, aponta Inpe
Banzeiro Cabôco celebra a MPB e os ritmos amazônicos no Largo de São Sebastião
Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta quinta-feira
Sepet abre agendamento nesta quinta-feira para castração de cães e gatos no bairro Alvorada 2
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?