Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Acessibilidade e inclusão: Ouvidoria do TJAM realizada atendimento de cidadãos com deficiência auditiva, com apoio de tradutores de Libras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Acessibilidade e inclusão: Ouvidoria do TJAM realizada atendimento de cidadãos com deficiência auditiva, com apoio de tradutores de Libras
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Acessibilidade e inclusão: Ouvidoria do TJAM realizada atendimento de cidadãos com deficiência auditiva, com apoio de tradutores de Libras

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Um desses atendimentos aconteceu na manhã desta quarta-feira e foi acompanhada pela equipe do Portal do TJAM.

Cidadãos com deficiência auditiva que buscam os serviços na Ouvidoria-Geral de justiça do Poder Judiciário do Estado do Amazonas podem contar com o apoio de intérpretes de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – durante o atendimento. Na iniciativa, o setor conta com o apoio da Divisão de acessibilidade e Inclusão do TJAM, que disponibiliza os tradutores.

Nesta quarta-feira (10/07), a equipe do Portal do TJAM acompanhou um desses atendimentos, em que uma cidadã de 37 anos, com deficiência auditiva, foi atendida no setor para registrar uma manifestação relativa a um processo em que figura como parte.

Ao chegar na sala da Ouvidoria, que funciona no Fórum Cível Des.ª Euza Naice de Vasconcellos, a jurisdicionada foi recebida pelos servidores e dois tradutores de Libras – Angélica Barbosa e Jorge Ribeiro – que intermediaram a conversa da demandante com a servidora do TJAM que fez o atendimento.

“É muito importante para a Ouvidoria poder contar com o apoio dos tradutores de Libras. A medida reforça que o Tribunal de justiça do Amazonas está atento às necessidades dos jurisdicionados e alinhado às melhores práticas das políticas públicas de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiências”, destacou o coordenador da Ouvidoria do TJAM, Diogo de Oliveira Lins.

Diogo explicou que a demanda apresentada pela jurisdicionada atendida nesta quarta-feira com o apoio da equipe de tradutores de Libras será verificada perante a Vara onde o processo (que é de 2021) tramita, a fim de que haja a manifestação do magistrado ou magistrada responsável pela unidade judiciária acerca do assunto.

“Seguindo o fluxo que adotamos rotineiramente no setor, vamos verificar a situação do processo, se está com tramitação regular ou não. Caso não esteja e não haja uma razão plausível e justificada para isso, o nosso ouvidor, desembargador Abraham Peixoto, entrará em contato com o juiz. Com a verificação perante a unidade judiciária poderemos dar um retorno à jurisdicionada”, explicou Diogo Lins.

A jurisdicionada atendida nesta quarta-feira poderá acompanhar eletronicamente a tramitação da reclamação aberta perante a Ouvidoria. Para isso, recebeu login e senha e as orientações necessárias.

Canais

O atendimento presencial da Ouvidoria do TJAM funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos (térreo), situado na rua Valério Botelho de Andrade, s/nº, São Francisco, Manaus/AM, CEP 69057-00.

Além do telefone (92) 3303-5271 e do e-mail [email protected], outro canal de acesso ao Setor é o “balcão virtual”, acessível por meio do link https://meet.google.com/bue-kosq-tmh .

 

#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o atendimento prestado na manhã desta quarta-feira a uma jurisdicionada com deficiência auditivo pela equipe da Ouvidoria, com o apoio de intérpretes de Libras. Tanto a jurisdicionada (de blusa de malha na cor preta, à esquerda na imagem) quanto as equipes da Ouvidoria e da Divisão de Acessibilidde e Inclusão estão em pé, próximos ao balcão de atendimentos. O coordenadora da Ouvidoria (que está à direita na imagem e usa terno azul) presta informações à cidadã enquanto sua fala em traduzida  pela intérprete com os gestos que compõem a Língua Brasileira de Sinais.

 

Carlos de Souza

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: divulgaçã[email protected]

(92) 993160660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Judiciário Estadual mobiliza unidades judiciárias da capital e do interior para realização da “Semana de Atenção à Pessoa Idosa”
Próximo artigo Sediada no TCE-AM, competição internacional de Direito tem início em Manaus

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

1 dia atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

1 dia atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

1 dia atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

1 dia atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

2 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

2 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

2 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

2 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

2 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

2 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

3 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

3 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?