Um desses atendimentos aconteceu na manhã desta quarta-feira e foi acompanhada pela equipe do Portal do TJAM.
Cidadãos com deficiência auditiva que buscam os serviços na Ouvidoria-Geral de Justiça do Poder Judiciário do Estado do Amazonas podem contar com o apoio de intérpretes de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – durante o atendimento. Na iniciativa, o setor conta com o apoio da Divisão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, que disponibiliza os tradutores.
Nesta quarta-feira (10/07), a equipe do Portal do TJAM acompanhou um desses atendimentos, em que uma cidadã de 37 anos, com deficiência auditiva, foi atendida no setor para registrar uma manifestação relativa a um processo em que figura como parte.
Ao chegar na sala da Ouvidoria, que funciona no Fórum Cível Des.ª Euza Naice de Vasconcellos, a jurisdicionada foi recebida pelos servidores e dois tradutores de Libras – Angélica Barbosa e Jorge Ribeiro – que intermediaram a conversa da demandante com a servidora do TJAM que fez o atendimento.
“É muito importante para a Ouvidoria poder contar com o apoio dos tradutores de Libras. A medida reforça que o Tribunal de Justiça do Amazonas está atento às necessidades dos jurisdicionados e alinhado às melhores práticas das políticas públicas de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiências”, destacou o coordenador da Ouvidoria do TJAM, Diogo de Oliveira Lins.
Diogo explicou que a demanda apresentada pela jurisdicionada atendida nesta quarta-feira com o apoio da equipe de tradutores de Libras será verificada perante a Vara onde o processo (que é de 2021) tramita, a fim de que haja a manifestação do magistrado ou magistrada responsável pela unidade judiciária acerca do assunto.
“Seguindo o fluxo que adotamos rotineiramente no setor, vamos verificar a situação do processo, se está com tramitação regular ou não. Caso não esteja e não haja uma razão plausível e justificada para isso, o nosso ouvidor, desembargador Abraham Peixoto, entrará em contato com o juiz. Com a verificação perante a unidade judiciária poderemos dar um retorno à jurisdicionada”, explicou Diogo Lins.
A jurisdicionada atendida nesta quarta-feira poderá acompanhar eletronicamente a tramitação da reclamação aberta perante a Ouvidoria. Para isso, recebeu login e senha e as orientações necessárias.
Canais
O atendimento presencial da Ouvidoria do TJAM funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos (térreo), situado na rua Valério Botelho de Andrade, s/nº, São Francisco, Manaus/AM, CEP 69057-00.
Além do telefone (92) 3303-5271 e do e-mail [email protected], outro canal de acesso ao Setor é o “balcão virtual”, acessível por meio do link https://meet.google.com/bue-kosq-tmh .
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o atendimento prestado na manhã desta quarta-feira a uma jurisdicionada com deficiência auditivo pela equipe da Ouvidoria, com o apoio de intérpretes de Libras. Tanto a jurisdicionada (de blusa de malha na cor preta, à esquerda na imagem) quanto as equipes da Ouvidoria e da Divisão de Acessibilidde e Inclusão estão em pé, próximos ao balcão de atendimentos. O coordenadora da Ouvidoria (que está à direita na imagem e usa terno azul) presta informações à cidadã enquanto sua fala em traduzida pela intérprete com os gestos que compõem a Língua Brasileira de Sinais.
Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: divulgaçã[email protected]
(92) 993160660