Os jovens foram reconhecidos pelo desempenho durante o cumprimento de medidas e iniciam nova etapa no ensino superior.
Dois egressos do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), realizaram matrícula e receberam bolsas integrais na Universidade Nilton Lins na quarta-feira (11/02). Débora Boneterre, 18, e Renato Catão, 19, se matricularam no campus do bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul, por meio do programa #Conectados, que concedeu os benefícios em reconhecimento ao desempenho durante o período nas unidades socioeducativas.
Acompanhamento e seleção
Segundo o chefe do Dase, Jerlison Portilho, a equipe técnica responsável pelo acompanhamento psicossocial do programa esteve presente na universidade, acompanhando os jovens e seus familiares na concretização desse momento. A presença da equipe ocorreu durante a matrícula e teve como objetivo apoiar os egressos no processo de inserção no ensino superior.
Jerlison afirmou que Débora e Renato foram acompanhados desde o período nas unidades socioeducativas e, posteriormente, integrados ao #Conectados. Eles passaram por triagem e entrevista, sendo selecionados por merecimento. O desempenho escolar e a participação em cursos ofertados durante o processo foram determinantes para a concessão das bolsas.
“Quero agradecer à reitora da universidade, que em parceria com a SEJUSC e o Governo do Estado possibilitou essa oportunidade aos nossos egressos. A educação é o caminho que conecta esses jovens a um futuro de sucesso”, afirmou Jerlison Portilho.
Egressos
A ex-socioeducanda Débora Boneterre afirmou que o sentimento após a matrícula é de gratidão, já que ingressar no ensino superior parecia um sonho distante. “Poder conquistar a minha faculdade dos sonhos por meio do #Conectados e de toda a equipe da SEJUSC é muito gratificante. Escolhi Psicologia porque sempre me interessei pela área. Acredito que essa graduação vai me ajudar a construir um futuro com mais conquistas”, disse.
Renato Catão, de 19 anos, escolheu o curso de Direito e relatou a emoção pela oportunidade. “Estou muito feliz pela oportunidade que a SEJUSC me proporciona neste momento. Trilhei caminhos difíceis na minha vida, mas agora tenho a chance de mudança. Sei que não teria condições de pagar uma faculdade. Agradeço ao programa #Conectados por tudo isso”, afirmou.
#Conectados
O programa #Conectados é uma iniciativa de acompanhamento pós-medida que atende adolescentes e jovens que passaram pelas unidades socioeducativas, onde cumpriram medidas de internação. O objetivo é oferecer acolhimento e orientação, incentivando a educação, a Qualificação Profissional e a construção de novos projetos de vida. A iniciativa integra a política de reinserção social desenvolvida pela SEJUSC, com foco na garantia de direitos e na ampliação de oportunidades por meio da educação.
Assuntos nesse artigo:
#conectados, #SEJUSC, #dase, #universidadeniltonlins, #parquedaslaranjeiras, #bolsasintegrais, #matricula, #egressos, #deboraboneterre, #renatocatao, #psicologia, #direito, #triagem, #entrevista, #desempenhoescolar, #cursos, #reinsercaosocial, #governodoestado, #equipetecnica, #atendimentosocioeducativo


