Ferramentas digitais permitem monitoramento em tempo real do ambiente escolar e ampliam comunicação entre famílias e direção.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC), lançou nesta quinta-feira (05/02) dois aplicativos escolares — Pais e alunos Conectados e Diretor Conectado — durante a abertura oficial do ano letivo de 2026 na escola Estadual professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. As plataformas promovem o monitoramento em tempo real do ambiente escolar e ampliam os canais de comunicação entre unidades de ensino e famílias.
Funcionamento e acesso
Por meio do Sasi, pais e responsáveis podem acessar calendário de aulas, frequência, matrícula, atividades escolares e notas dos alunos. Para o primeiro acesso, é necessário realizar um cadastro com endereço de e-mail e número de telefone válidos. As aplicações são compatíveis com os sistemas Android e iOS e estão disponíveis para download dentro do Sasi.
O aplicativo Pais e alunos Conectados foi desenvolvido para ampliar a transparência e incentivar a participação da comunidade escolar, reunindo informações acadêmicas, serviços digitais e canais de segurança. De acordo com a coordenação responsável, as plataformas também otimizam processos administrativos da REDE estadual.
Monitoramento em tempo real
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), Ionariellen Santos, os aplicativos permitem o monitoramento em tempo real das situações que envolvem o ambiente escolar. “Os aplicativos são em tempo real. Então, se o pai estiver sentindo que existe alguma conduta inadequada ou até mesmo alguma situação que ele sentir uma necessidade de alguém mais próximo, de uma equipe psicossocial, ele PODE fazer o registro. Automaticamente cai dentro do nosso núcleo em tempo real. O núcleo de inteligência e segurança escolar é prevenção, mas também um monitoramento em tempo real do que acontece nas nossas escolas”, destacou a coordenadora.
Ferramenta para diretores
Durante o evento também foi apresentado o Diretor Conectado, ferramenta desenvolvida para fortalecer a atuação da gestão escolar. Por meio do aplicativo, é possível registrar ocorrências, solicitar apoio de serviços internos, acionar protocolos de segurança e organizar demandas administrativas de forma mais ágil. A plataforma permite ainda a comunicação direta com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, contribuindo para respostas mais rápidas às necessidades das unidades de ensino.
A apresentação dos novos recursos foi feita pelo governador Wilson Lima na escola Estadual professor Waldocke Fricke de Lyra e contou com demonstrações das funcionalidades voltadas para gestores, profissionais da REDE e familiares.
“Para nossos jovens, a escola não é apenas um serviço, mas um ambiente que acolhe, constrói laços e prepara para a vida, abrindo as portas as universidades e do mercado de trabalho. Em 2026, moveremos todas as engrenagens necessárias para garantir que o aprendizado seja pleno e os resultados transformadores”, disse a secretária de Estado de educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.
Assuntos nesse artigo:
#governodooamazonas, #SEDUC, #paisdealunosconectados, #diretorconectado, #aplicativosescolares, #monitoramento, #gestaoescolar, #comunicacaoescolar, #nise, #ionariellensantos, #wilsonlima, #arletemendonca, #escolaprofessorwaldockefrickedelyra, #taruma, #Manaus, #redeestadualdeensino, #sasi, #android, #ios, #segurancaescolar
