Governador Wilson Lima destacou protagonismo do povo ao longo da gestão iniciada em 2019


Antes mesmo de apresentar números e resultados na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na terça-feira (03/02), o governador Wilson Lima adotou um gesto simbólico e humano ao levar beneficiários reais das políticas públicas para a primeira fila do plenário. A iniciativa deslocou o foco da autoridade para os cidadãos, reforçando a ideia de que são eles o centro da ação governamental.
A escolha de levar cidadãos para o centro da solenidade dialoga diretamente com a decisão adotada ainda no início da gestão: a retirada da fotografia do governador das repartições públicas para dar lugar a imagens de servidores e da população atendida pelas políticas públicas. Para o governador Wilson Lima, o protagonismo deve ser de quem executa e de quem vive, diariamente, os serviços do Estado.
“Hoje, olhando para trás, vejo que essa decisão foi mais do que simbólica, foi um compromisso com a essência do serviço público. Eu vim de onde essas pessoas vêm, conheço as dificuldades e os sonhos adiados, a força de quem luta todos os dias. É por elas que eu estou aqui. Vocês são meus convidados especiais e é para vocês que trabalhamos todos os dias”, declarou o governador Wilson Lima.
Na Aleam, esse posicionamento se materializou ao colocar beneficiários como convidados especiais da mensagem governamental, transformando a tradicional prestação de contas em um ato público de reconhecimento.
Ao todo, 12 pessoas da capital e do interior foram convidadas para ocupar a primeira fila do plenário. Segundo o governador, elas representam, na prática, os resultados das ações e serviços realizados pela atual gestão em diferentes áreas.
Entre as convidadas estava Marilza dos Santos, de 55 anos, moradora de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros da capital), uma das beneficiárias do Auxílio Estadual, o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas, destinado ao combate à pobreza e à promoção da qualidade de vida da população.
Ela, que cuida da mãe de 82 anos, relatou a surpresa e a emoção com o convite “Foi uma surpresa, ele (governador Wilson Lima) mandou esse convite, eu nem esperava. É valorizar sim (esse gesto), nós que somos beneficiados desse auxílio, eu sei que ele é muito bem-vindo naquele município, muito bem recebido. E eu estou muito grata, só gratidão mesmo por tudo isso”, agradeceu Marilza dos Santos.


Lázaro Cortez, morador da rodovia AM-010, também esteve entre os convidados da solenidade. Beneficiário direto das obras de modernização da estrada, ele representa produtores e moradores que utilizam diariamente a via para o deslocamento, o escoamento da produção e o acesso a serviços essenciais.
“Hoje, eu estou bem honrado com esse convite que o governador me propôs para vir aqui. Estou muito feliz e foi boa a experiência de estar aqui com ele”, destacou Lázaro Cortez.
Inaugurada pelo governador Wilson Lima, no dia 15 de novembro de 2025, a primeira etapa da modernização da AM-010 entrega 142 quilômetros completamente reconstruídos entre o km 110 e o km 252, no trecho que liga Rio Preto da Eva a Itacoatiara. Com investimento de R$ 515,7 milhões, a rodovia possui 250,40 quilômetros no total, um dos principais eixos estruturantes do Amazonas, essencial para o transporte de insumos e mercadorias, o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços públicos e a circulação de trabalhadores, estudantes e turistas.

