Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Perto da COP 30, cresce mobilização da sociedade civil pela destinação de florestas públicas na Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Perto da COP 30, cresce mobilização da sociedade civil pela destinação de florestas públicas na Amazônia
Nacional

Perto da COP 30, cresce mobilização da sociedade civil pela destinação de florestas públicas na Amazônia

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

04/09/2025 – 19:03  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Debate foi realizado pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais

O Movimento Amazônia de Pé intensificou a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular à Câmara dos Deputados. O objetivo da proposta é destinar 50 milhões de hectares de florestas públicas da Amazônia para unidades de conservação e uso sustentável de terras indígenas e demais territórios de povos tradicionais. A coalizão tem cerca de 400 organizações da sociedade civil e ampliou a mobilização diante da proximidade da COP 30, a cúpula climática prevista para novembro, em Belém (PA).

Mais de 300 mil assinaturas já foram coletadas no país inteiro, como contou Karina Penha, uma das líderes do movimento, em audiência da Comissão da Amazônia nesta quinta-feira (4).

“Para coletar 1,5 milhão de assinaturas, a gente precisa minimamente falar com 5 a 10 milhões de pessoas e, assim, cada vez mais pessoas entendem que o que acontece dentro da Amazônia não fica só na Amazônia. Isso para nós é o mais importante. Nós acreditamos que a solução para a crise climática e para a degradação ambiental no Brasil passa pelos territórios. E nós pedimos que, quando essa demanda chegar a essa Casa, seja considerada com toda a urgência”, disse.

O deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) presidiu a reunião e elogiou a iniciativa.

“São as organizações da sociedade civil que, de fato, trazem para o Congresso Nacional o debate a respeito das políticas públicas. Se não fossem vocês, a Amazônia nem existiria mais”, afirmou. “São vocês que têm que nos pressionar para que a gente pressione o governo, e para que a gente elabore legislações aqui e cobre a execução dessas legislações”.

As florestas públicas não destinadas correspondem a terras dos governos federal e estaduais que aguardam o devido enquadramento em uma categoria fundiária. Os 50 milhões de hectares equivalem à área do estado da Bahia e, preservadas, estocam 5 bilhões de toneladas de carbono, com papel estratégico nos esforços de redução das emissões de gases do aquecimento global.

Porém, a falta de destinação adequada aumenta os riscos de crime ambiental. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) revela que, entre 2019 e 2022, cerca de 50% do desmatamento na Amazônia ocorreram em florestas públicas. O índice atual é de 30%. Pesquisadora do Ipam, Rebecca Maranhão denunciou inclusive o uso irregular do cadastro ambiental rural (CAR), previsto no Código Florestal de 2012 como instrumento de regularização fundiária.

“Grande parte dessas atividades ilegais está relacionada à grilagem pelo uso fraudulento do CAR. Em 2018, a gente tinha 11 milhões de hectares sobrepostos indevidamente em florestas públicas não destinadas. Agora em 2025, a gente tem 32,7 milhões de hectares”.

O diretor do departamento de ordenamento ambiental territorial do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Trevisan, disse que a discussão também passa pelos governos dos nove estados da Amazônia Legal (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO), onde está a maior parte das florestas públicas não destinadas (30 milhões de hectares). Trevisan destacou o Programa Territórios da Floresta, que o governo federal criou em 2024 para enfrentar o problema.

“Não é uma agenda fácil, é uma agenda que é nova, atrelando três políticas públicas: a destinação de terras públicas, a destinação de florestas e o reconhecimento de direitos territoriais de povos e comunidades tradicionais”.

A audiência na Comissão da Amazônia foi pedida pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG). Entre outros pontos, ela defende “a criação de mecanismos legais e fiscais que garantam o uso sustentável dessas florestas, protegendo sua biodiversidade e promovendo o desenvolvimento local por meio de atividades não predatórias, como a exploração de produtos florestais não madeireiros”.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima apresenta avanços da saúde do Amazonas em reunião no Einstein Hospital Israelita
Próximo artigo Estudantes da Prefeitura de Manaus participam do programa ‘Saúde Nota 10’ com foco na preservação do meio ambiente

Mais notícias desta categoria

Projeto cria medidas contra tarifas abusivas no comércio exterior

1 hora atrás

Produção de fertilizantes é tema de segurança nacional, dizem especialistas em audiência na Câmara

3 horas atrás

Participação indígena deverá ser destaque na COP30, diz ministra

3 horas atrás

Projeto cria fundo para melhorar estrutura da Defensoria Pública da União

3 horas atrás

Projeto permite que créditos de atividade preservacionista paguem multas ambientais do setor rural

3 horas atrás

Projeto cria linha de crédito para energia renovável na agricultura familiar

4 horas atrás

Comissão especial vai analisar isenção de IPVA para veículos antigos

4 horas atrás

Projeto flexibiliza regras fiscais em casos de calamidade pública

4 horas atrás

Projeto reserva assento para pessoas com obesidade mórbida em ônibus e aviões

5 horas atrás

Projeto prevê uso de câmera corporal em vez de tornozeleira para monitorar condenados

7 horas atrás

Deputado defende o uso da linguagem simples para aproximar o cidadão do poder público; assista

8 horas atrás

Cancelado debate com o ministro da Justiça

8 horas atrás
Comissão de Finanças aprova relatório que prevê redução gradual de benefícios tributários
Comissão aprova projeto que define trabalho na prisão como condição para liberdade provisória
Comissão aprova destinar para reforma agrária imóvel apreendido do tráfico
Comissão aprova regras para proteger dados de produtores rurais
Comissão debate reparação ambiental da Bacia do Rio Doce
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?