Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior
Governo do Amazonas

Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Projeto faz parte do Programa Humanitas, da Fapeam

FOTO: Acervo da pesquisadora Iolete Ribeiro da Silva

Coordenado por Iolete Ribeiro da Silva, doutora em Psicologia e professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o estudo aponta a importância da construção de uma formação científica e profissional que atenda a diferentes demandas.

A pesquisadora explica ser relevante escutar os estudantes, especialmente os jovens, para compreender as características de suas experiências para a permanência na universidade.

“As políticas institucionais de apoio à permanência estudantil precisam avançar na compreensão da subjetividade juvenil, das interpretações de si e do outro, como elemento importante para construir uma compreensão mais global e complexa dos desafios ‘desenvolvimentais’ enfrentados por eles e elas”, ressaltou.

O projeto surgiu a partir de duas constatações: o debate sobre a saúde mental de jovens estudantes e a necessidade da formação em nível superior que reconheça as múltiplas identidades, diversidades e o contexto sociocultural amazônico.

De acordo com Iolete Ribeiro, pensar em um ambiente de ensino plural e promover a autonomia durante o processo de aprendizado é parte da função social da universidade. Intitulada “Itinerários e condições de desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior: desafios para a permanência”, a pesquisa reúne dados científicos que podem ser aplicados a setores de organização das universidades, em protocolos relacionados ao acolhimento e ao acompanhamento estudantil.

“Quando as políticas de permanência são construídas a partir de uma análise das condições de vida dos/as jovens e da compreensão da complexidade de suas demandas de apoio PODE-se contribuir para a permanência”, pontuou.

Entre os métodos utilizados estão entrevistas individuais e grupos focais. Foram ouvidos jovens estudantes do ensino superior da UFAM, do campus de Manaus, de Parintins (distante 369 quilômetros da capital), de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus) e de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), bem como no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital). As conversas registradas aconteceram em dois momentos com os mesmos participantes, com intervalo de seis meses.

O estudo buscou compreender os meios formativos e condições de vida dos estudantes, bem como o nível de participação e protagonismo no contexto escolar, com o propósito de identificar como a universidade PODE se articular para responder a essas demandas, promovendo o enfrentamento da desigualdade social.

Programa Humanitas – CT&I Fapeam

O Programa inédito financiou atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, na área de ciências Humanas, Linguística, Letras e artes e Sociais Aplicadas, que possam auxiliar no desenvolvimento da área de humanidades e linguística, com vistas a produzir conhecimentos inovadores e fornecer contribuições efetivas para solução de problemas amazônicos.

O post Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Pelci transforma vidas e projeta o Amazonas no cenário internacional
Próximo artigo ADS entrega materiais e equipamentos para fomentar a produção rural em Tapauá

Mais notícias desta categoria

Polícia Militar do Amazonas apreende 70 quilos de maconha em ação na Ponta Negra

2 horas atrás

Amazonas é destaque nacional em experiências exitosas de enfrentamento à tuberculose

2 horas atrás

Câncer de próstata: cuida-se desde a infância

3 horas atrás

Governo do Amazonas leva fomento para o setor primário em Carauari

3 horas atrás

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

15 horas atrás

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

17 horas atrás

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

17 horas atrás

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

19 horas atrás

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

19 horas atrás

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

20 horas atrás

Projeto AmbientArte leva cinema itinerante e ações ambientais a Parintins e impacta mais de 700 pessoas

22 horas atrás

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

23 horas atrás
Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas
Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira
Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais
Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas
Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?