Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM promoverá primeira edição da “Ação de Direitos Humanos de Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência Privadas de Liberdade”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM promoverá primeira edição da “Ação de Direitos Humanos de Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência Privadas de Liberdade”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM promoverá primeira edição da “Ação de Direitos Humanos de Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência Privadas de Liberdade”

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento ocorrerá no próximo dia 9 de outubro, com a presença de autoridades como o secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva e o conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho Barreto.

O Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e órgãos parceiros realizam neste dia 9 de outubro, a primeira edição da “Ação de direitos humanos de Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência Privadas de Liberdade”.

O evento – primeiro do gênero no Amazonas – tem como objetivo promover discussões sobre “saúde”, “direitos humanos” e “políticas públicas” voltadas a essa população vulnerável e ocorrerá no próximo dia 9 de outubro, das 8h30 às 17h, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do TJAM, no Aleixo.

No âmbito do Judiciário Estadual, a iniciativa faz parte das ações do Comitê de Acompanhamento de Políticas para a Pessoa Idosa e pessoa com deficiência em colaboração com a Comissão Permanente de acessibilidade e Inclusão; com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Amazonas (GMF) e com a escola Judicial (EJUD).

Para a melhor realização da atividade, o Tribunal de justiça do Amazonas conta, também, com o apoio de órgãos como: a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; o Ministério Público Estadual; a defensoria pública do Estado do Amazonas; a Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania (Semasc); a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC); a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas; a Câmara Municipal de Manaus; a Fundação Doutor Thomas; a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas; o Centro Universitário FAMETRO; a Faculdade Santa Teresa e a Universidade Aberta da terceira idade (FunATI) e o Programa Fazendo justiça (CNJ/PNUD).

A Ação é direcionada, sobretudo, aos profissionais que atuam em unidades prisionais, incluindo diretores, equipes multidisciplinares, e trabalhadores do sistema prisional; equipes dos serviços penais; magistrados; servidores; comunidade acadêmica e organizações da sociedade civil.

O evento, em sua abertura, contará com a presença de autoridades no tema, dentre as quais o secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; o conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho Barreto e o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Luís Geral Lanfredi.

Dentre as palestras programadas, destacam-se as com as seguintes temáticas: “Panorama dos direitos humanos da Pessoa Idosa no Brasil”; “Plano Pena Justa: Reflexões sobre Pessoas com Vulnerabilidades Acrescidas no Sistema Prisional Brasileiro”; “direitos humanos da pessoa com deficiência”; “saúde e Enfermidades Crônicas em Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência Privadas de Liberdade”; “Envelhecimento e Sistema Prisional: bem-estar, cuidados em saúde e enfermidades crônicas entre pessoas idosas privadas de liberdade”; “acessibilidade e Cidadania no Sistema Prisional para Pessoas com Deficiência” e “Tratamento às Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência Privadas de Liberdade à Luz da Opinião Consultiva n.º 29/2022 da Corte Interamericana de direitos humanos.

A programação inclui ainda atividades como a elaboração de protocolos de atendimento e tratamento de idosos nas unidades prisionais do Amazonas.

Para reforçar as políticas de valorização voltas a este público, no primeiro semestre deste ano o Tribunal de justiça do Amazonas implementou o “Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa”. O comitê, atualmente, está sendo presidido pela desembargadora Mirza Telma de Oliveira e suas atribuições levam em consideração a Política Nacional da Pessoa Idosa, estabelecida pela Lei n.º 8.842/1994 e premissa de que o Poder Judiciário deverá, no exercício de suas competências, adotar as providências necessárias para garantir que as pessoas idosas sejam tratadas com equidade, dignidade e respeito pelos órgãos judiciários e de seus serviços auxiliares.

 

 

Afonso Júnior

Imagem: Divulgação (Internet)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonascapaEstado do AmazonasFiscalizaçãoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADS reúne Comissão Interinstitucional para análise documental de subvenções da borracha e da piaçava
Próximo artigo Delegado Péricles prestigia entrega da Agência Transfusional do Hospital João Lúcio

Mais notícias desta categoria

Amazonas avança na pecuária sustentável

1 dia atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

1 dia atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

1 dia atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

2 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

2 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

2 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

2 dias atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

2 dias atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

3 dias atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

3 dias atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

3 dias atrás
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?