Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em atenção à Resolução do CNJ, Justiça do Amazonas implementa sala de fisioterapia para atendimento a seu público interno e dependentes  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em atenção à Resolução do CNJ, Justiça do Amazonas implementa sala de fisioterapia para atendimento a seu público interno e dependentes  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em atenção à Resolução do CNJ, Justiça do Amazonas implementa sala de fisioterapia para atendimento a seu público interno e dependentes  

12 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Instalada no Fórum Ministro Henoch Reis, espaço atende ao que é recomendado pela Resolução n.º 207 do CNJ, que instituiu a Política de Atenção Integral à saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

Para atender ao público interno do Poder Judiciário Estadual, nos termos da Resolução n.º 207 do Conselho Nacional de justiça (CNJ), o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) disponibiliza serviços de fisioterapia. A sala de atendimento foi inaugurada no ano de 2023 e está instalada no 3.º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, na zona Sul de Manaus.

Sob a coordenação da Secretaria de Serviços Integrados de saúde (Sesis/TJAM) os serviços – mediante encaminhamento assinado por médico ortopedista – está disponível ao público interno do Judiciário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O espaço conta com equipamentos diversos e entre as técnicas utilizadas na recuperação dos pacientes estão, a eletrotermoterapia (terapia que utiliza corrente elétrica aplicada por meio de eletrodos; ultrassom; fortalecimento através de exercícios e outros.

Nesta semana, o espaço recebeu a visita da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge que, além de proceder a uma visita in loco ao espaço inaugurado, deu início, com o acompanhamento dos profissionais que atuam no Setor a sessões de reabilitação – com o devido encaminhamento médico – como tratamento consequente de uma fratura por ela sofrida recentemente, em um de seus tornozelos e que resultou em um procedimento cirúrgico com a implementação de placas e parafusos.

Na avaliação da presidente da Corte, em atendimento ao que é recomendado pelo CNJ na Resolução n.º 207, o TJAM, assim como outros tribunais disponibilizou uma estrutura de atendimento de extrema qualidade para seu público interno.

“Considero de fundamental importância a disponibilização de serviços como este para nosso público interno. Eu, inclusive, fiz questão de realizar um tratamento com nossos profissionais e fazendo uso deste espaço. Recentemente sofri uma fratura e passei por um procedimento cirúrgico que incluiu a colocação de placas e pinos e houve a recomendação médica para a realização de fisioterapia. Procurei nossos profissionais e recebi o atendimento do ortopedista Francys Claus e estou sendo atendida pelo fisioterapeuta Adilson Vitorino e equipe, que estão conduzindo com muito profissionalismo as sessões”, informou a presidente Nélia Caminha, recomendando a utilização do serviço por magistrados e servidores.

Atendimento

A diretora da Secretaria de Serviços Integrados de saúde (Sesis/TJAM), médica Ana Cyra Saunders, explica que o serviço foi criado objetivando atender a esse segmento de demanda dos servidores com relação à saúde. “Este serviço, específico de fisioterapia, disponível ao público interno do TJAM, passou a ser iniciado na gestão da desembargadora Nélia Caminha Jorge como presidente e procura atender a magistrados, servidores, público interno da Corte e terceirizados, no sentido de atender à demanda de fisioterapia para as lesões que são desencadeadas por acidentes ou em ambientes de trabalho, tais como, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho (DORT) que são causados por excesso de manuseio com os punhos ou a coluna, pela maneira de sentar; pelo tempo de exposição frente aos aparelhos de trabalho. Esse serviço foi criado visando a atender esse segmento”, informou Ana Cyra Saunders.

Ao falar sobre a importância da Sala de Fisioterapia, a diretora destaca a disponibilidade imediata do serviço ao público interno. “Conforme a urgência de cada caso, nosso público interno tem a disponibilidade de ser atendido de pronto, no mesmo dia em que comparece ao local para solicitar o agendamento. Esse serviço é importante, também, por estar no ambiente do trabalho do servidor, onde ele não vai precisar sair, não vai precisar faltar ao trabalho, nem precisar se ausentar por um maior tempo. O objetivo, portanto, é o de colocar a sala de fisioterapia à disposição de todos, para um atendimento da melhor maneira possível”, ressalta ela.

Segundo o fisioterapeuta Adilson Vitorino de Souza, dentre as principais comorbidades que levam os servidores a requisitarem o serviço de fisioterapia, estão: lombalgia; Lesão por Esforço Repetitivo (LER); Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho (DORT) e atendimentos de urgência como entorses. “Já atendemos pessoas que tiveram que retirar de dentro do seu veículo que se encontrava no estacionamento do Fórum, após elas terem ficado com a coluna ‘travada’ ao dirigir no trânsito”, explica Adilson Vitorino, acrescentando que a gestão da Corte teve a sensibilidade de reconhecer a importância de serviços como esse, destinado ao público interno.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, ladeada peloa equipe da Sala de Fisioterapia da Secretaria de Serviços Integrados de saúde do Tribunal de justiça do Amazonas (Sesis/TJAM).

 

Texto: Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata
Revisão textual: Joyce Desideri Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AcidentesAmazonascapaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vara do Meio Ambiente condena réu por ser flagrado pichando muro de escola pública em Manaus  
Próximo artigo Deputado João Luiz participa com o governador Wilson Lima de assinatura da ordem de serviço para início das obras do Prosai Parintins

Mais notícias desta categoria

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

11 horas atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

13 horas atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

15 horas atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

23 horas atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

1 dia atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

4 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

5 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

5 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

5 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

5 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

5 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

6 dias atrás
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas
Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos
Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro
Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?