Desembargadores eleitos para os cargos diretivos do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral desempenharão suas funções no biênio 2025-2027.
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas elegerão, na próxima terça-feira (10/09), os novos dirigentes do Poder Judiciário Estadual e também do Tribunal Regional Eleitoral para o exercício 2025-2027.
A escolha se dará na sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas, a partir das 9h, que ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes (prédio anexo à Sede do TJAM), localizado na Avenida André Araújo, s/n.º.
A sessão será dirigida pela presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge.
Quatro magistrados se inscreveram para disputar a eleição aos cargos diretivos do Tribunal de Justiça do Amazonas, visando ao mandato de dois anos que vai de 2 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.
Para o cargo de presidente do TJAM no próximo biênio, apenas o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes – atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas – formalizou inscrição para concorrer à função.
Para o cargo de vice-presidente do Judiciário Estadual se inscreveram os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil e Cezar Luiz Bandiera.
O cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas também terá dois concorrentes: o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.
Conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 261/2023, a escolha dos novos dirigentes do TJAM deve ocorrer, no mínimo, 60 dias antes do término do mandato da gestão atual, que finaliza em em 1.º de janeiro de 2025.
TRE/AM
Na mesma sessão em que ocorrerá a escolha dos novos dirigentes do TJAM, acontecerá também a eleição para definição dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM).
Na sessão, serão definidos os nomes de dois desembargadores para ingressar como membros titulares (na classe dos magistrados desembargadores) do Tribunal Regional Eleitoral, os quais exercerão os cargos de presidente e vice-presidente da Corte Eleitoral, sendo que o último exercerá, também, a função de corregedor eleitoral.
Concorrendo à presidência do TRE/AM, apenas a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis formalizou sua inscrição.
Já para a vaga de vice-presidente e corregedor do TRE/AM, concorrem a desembargadora Nélia Caminha Jorge – atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas – e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.
Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves / Arq. 04/03/2020
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660