Quarenta e três estagiários que estão em processo de admissão participaram da atividade, ministrada pela Escola Judicial (Ejud) e pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) realizou, na manhã desta terça-feira (03/09), no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, a 5.ª edição do Curso de Formação Inicial para Estagiários (CFIE) deste ano. A abertura do evento, que tem a finalidade de integrar os novos estagiários, proporcionando um panorama de funcionamento do TJAM, bem como apresentar as principais ferramentas tecnológicas que utilizarão em suas atividades diárias, foi realizada pelo chefe da Divisão Administrativa da Ejud, Leandro Oliveira, que destacou a responsabilidade assumida a partir de agora pelos novos estagiários, durante as suas atividades supervisionadas no âmbito do Judiciário Estadual.
O servidor deu as boas-vindas aos novos estagiários do TJAM e destacou que eles “são base elementar para concretização do bom andamento das atividades jurídicas diárias”.
Leandro completou sua fala afirmando que este é um local de aprendizado, onde eles “poderão se comunicar e desenvolver suas carreiras profissionais com mais engajamento, atuando ao lado de seus supervisores, magistrados e demais membros do poder judiciário do Amazonas”.
Dentro da programação do curso, Leandro também apresentou as temáticas de “Organização Judiciária”, fazendo um panorama sobre as unidades judiciárias, varas, juizados, entre outras possíveis áreas de atuação dos estagiários no Tribunal; o “Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (PNJLS)” e “Noções Introdutórias sobre o sistema Projudi”.
Questões como os direitos e deveres dos estagiários, orientações sobre o período de recesso, pagamento da bolsa-auxílio e marcação do ponto eletrônico, entre outros temas foram abordados pela servidora Larissa Simões, chefe da Seção de Estágio da Segep.
Em seguida, foi a vez de Rafaela Correa Barbosa, secretária da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação de 2.° Grau (CPEAMSD), que abordou o tema “Assédio moral, sexual e discriminação”, oferecendo informações sobre mecanismos para identificar e formas de denunciar os casos.
O evento foi finalizado pela servidora Fabíola Borges, membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais do TJAM, que falou sobre a necessidade dos novos estagiários agirem dentro do que preconiza a “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, no desenvolvimento de suas atividades.
Segundo Thayane Saraiva, coordenadora pedagógica da Ejud, que já foi estagiária do TJAM, o curso é o primeiro acolhimento visto pelos estagiários, e funciona como uma espécie de recepção para os universitários que vão atuar na Justiça estadual.
Para Karina, estudante de Direito do quarto período, “o evento foi de grande importância porque é a abertura para novos caminhos, novos recomeços, eu tenho 33 anos, então para mim é uma nova jornada e vai ser de grande importância na minha caminhada para o Direito, que é um curso que eu adoro fazer e é o que eu escolhi para o meu futuro”.
Confira o álbum de fotos do evento AQUI
#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra os novos estagiários do TJAM em pé, posando para foto com os servidores da Escola Judicial e da Secretaria de Gestão de Pessoas, ao final do curso realizado no auditório do TJAM.
Texto: Elisângela Araújo e Nicolle Brito | Ejud
Foto: Marcus Phillipe | Divulgação
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660