Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Regularização fundiária avança no Amazonas, com a entrega de mais de 4,5 mil títulos definitivos em 5 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Regularização fundiária avança no Amazonas, com a entrega de mais de 4,5 mil títulos definitivos em 5 anos
Governo do Amazonas

Regularização fundiária avança no Amazonas, com a entrega de mais de 4,5 mil títulos definitivos em 5 anos

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

As ações desenvolvidas pela Sect estão em andamento na capital e no interior

FOTO: Lucas Zurra/ Sect

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) tem conseguido grandes avanços no processo de regularização fundiária no Amazonas. Desde o início da gestão do governador Wilson Lima, em 2019, até o momento, já foram emitidos 4.572 títulos definitivos de imóveis, beneficiando famílias tanto na capital quanto no interior do estado. A regularização fundiária integra as ações do ‘Amazonas Meu Lar’, o maior programa habitacional já desenvolvido pelo Governo do Estado.

De acordo com a titular da Sect, Renata Queiroz, a expectativa do órgão é emitir 1.850 títulos definitivos até o final deste ano, beneficiando moradores de todo o estado. Desse total, 1.350 serão para Manaus, alcançando bairros como Armando Mendes, Zumbi do Palmares, Jorge Teixeira (zona leste); Comunidade Boas Novas, na Cidade Nova (zona norte); Nova Esperança e Redenção (zonas oeste e centro-oeste); Japiim e Petrópolis (zonas sul e centro-sul).
No interior, a Sect já entregou, neste primeiro semestre, 124 títulos definitivos para famílias dos bairros Alemão e Nossa Senhora de Nazaré, em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Agora, segundo Renata Queiroz, as equipes do órgão estão trabalhando para que mais 500 lotes sejam regularizados até o final do ano.

Mayra Silva, moradora do bairro Alemão, que recebeu o título definitivo em abril, expressou a importância dessa conquista. “O título definitivo abriu várias portas para a gente, é nossa dignidade, é tudo para nós. Não tem preço, é a maior felicidade do mundo. Depois de 8 anos, eu poder bater no peito e dizer: essa casa é minha”, comemorou.
Ações no interior
Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), estão em andamento os trabalhos para a emissão de 113 títulos definitivos de propriedade, para moradores das comunidades Pascoal Allagio e Distrito de Caburi. Em Manicoré (a 332 quilômetros), a SECT realiza a atualização cadastral para o processo regularização fundiária de propriedades rurais, o que reforça o compromisso do governo Wilson com o bem-estar e a segurança habitacional da população, ressalta Renata Queiroz.

“O trabalho da Sect é fundamental para assegurar a regularização fundiária das propriedades, contribuindo para o ordenamento territorial, o fortalecimento da economia local e promovendo o bem-estar e a segurança habitacional de todos”, enfatiza a secretária. O objetivo, diz ela, é garantir o direito à moradia ao cidadão amazonense.

Aceleração
A Sect prevê que, até 2026, sejam emitidos 10.020 títulos definitivos de propriedade, que beneficiarão todas as zonas da capital e interior do Amazonas, como NOVO Airão, onde a meta é regularizar 1500 lotes.

O processo tem ganhado impulso com o termo de cooperação técnica assinado em 2023, entre o Governo do Amazonas e a Corregedoria do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), para coordenar o Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia.
“Essa cooperação visa acelerar a regularização fundiária urbana e rural, identificando áreas públicas e de proteção ambiental, além de garantir que os títulos de propriedade sejam entregues aos requerentes já registrados, conforme o Provimento 144/2023 do Conselho Nacional de justiça (CNJ)”, explica Renata Queiroz.

FOTO: Lucas Zurra/ Sect

Com os títulos definitivos já registrados em cartório, diz a secretária da Sect, os beneficiários agora recebem seus títulos de imóveis devidamente legitimados, permitindo a valorização, acesso a linhas de crédito para reformas e ampliação e garantindo a segurança jurídica necessária para herança e transações imobiliárias.

Essa parceria, além de agilizar o processo, reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a regularização fundiária de forma eficiente e acessível. “Dessa forma, é possível beneficiar aqueles que aguardavam há anos pela regularização de seus imóveis”, afirma Renata Queiroz.

Como funciona o fluxo para emissão de títulos de propriedade
“A emissão dos títulos definitivos de propriedade nas áreas de matrículas do Estado segue um processo rigoroso”, destaca Renata Queiroz. “Tudo começa com o georreferenciamento dos imóveis, seguido de vistoria técnica e análise socioeconômica para confirmar os dados dos beneficiários residentes. Depois, ocorre a caracterização do imóvel, garantindo que o lote esteja em área pertencente ao Estado”, relata.

Após a validação dessas informações, é elaborada uma peça técnica contendo os dados do georreferenciamento, que é então encaminhada ao setor de Titulação para publicação no Diário Oficial e posterior impressão. Os documentos, após impressos, são enviados ao cartório junto com o projeto urbanístico, memorial descritivo e histórico do bairro.
“O cartório realiza o registro do título e devolve o documento já com a matrícula de cada lote. Com isso, elimina a necessidade de o requerente comparecer ao cartório, pois recebe o título definitivo já registrado”, esclarece a secretária. Esse é um diferencial da gestão do governador Wilson Lima, destaca ela.

O post Regularização fundiária avança no Amazonas, com a entrega de mais de 4,5 mil títulos definitivos em 5 anos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausManicoréNovo AirãoParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas beneficia mais de 96 mil moradores de Parintins com implantação de iluminação pública de LED
Próximo artigo Festival de Teatro da Amazônia 2024 recebe inscrições até 30 de agosto

Mais notícias desta categoria

Procon-AM apreende e descarta mais de 80 kg de alimentos impróprios em supermercado da zona sul de Manaus

9 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas

9 horas atrás

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

13 horas atrás

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

14 horas atrás

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

14 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

15 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

15 horas atrás

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

15 horas atrás

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

18 horas atrás

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

18 horas atrás

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

18 horas atrás

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

18 horas atrás
Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025
Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri
Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas
Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada
Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?