A ferramenta está disponível no portal da Corregedoria, na aba “Estatística”/ “Sistemas”.
A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) lançou uma plataforma digital que permite a consulta online de todas as correições realizadas pelo órgão desde o ano 2000 nas unidades jurisdicionais (capital e interior) e cartórios extrajudiciais do interior. Anteriormente, essas consultas eram conduzidas de forma burocrática e manual, através de registros físicos armazenados no Setor de Correição, na sede da CGJ, em Manaus.
A principal vantagem dessa inovação tecnológica é a agilidade e a facilidade de acesso às informações. Agora, qualquer cidadão pode acessar o Mapa de Correições, disponível no portal da Corregedoria, de qualquer localidade, eliminando a necessidade de deslocamento até a sede do órgão correcional. Esse processo não só facilita o acesso à informação, como também promove maior transparência nas ações da Corregedoria, proporcionando uma compreensão mais detalhada das atividades realizadas nas unidades jurisdicionais e cartórios extrajudiciais do interior do estado, conforme destacou a chefe da Seção de Correições, Talyta Lêda.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, ressaltou a importância dessa ferramenta para o aprimoramento dos serviços prestados pela Corregedoria. “A cada gestão, a Corregedoria avança em suas atividades, aperfeiçoando procedimentos e promovendo maior clareza nas ações realizadas. A disponibilização da consulta online sobre as correições é um passo significativo rumo à modernização e maior transparência, além de facilitar o acesso à informação e garantir uma gestão mais eficiente”, afirmou o desembargador.
A implementação desse recurso, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (Setic/TJAM), baseia-se em um sistema de Business Intelligence (BI). Esse sistema envolve a coleta, tratamento e análise de dados, permitindo, inclusive, que a gestão tome decisões baseadas em informações concretas. “Essa abordagem não só aprimora a eficiência das operações da Corregedoria, mas também reforça nosso compromisso com a melhoria contínua do Poder Judiciário e a prestação de contas à sociedade”, acrescentou o corregedor.
“Com o Mapa de Correições online, continuamos inovando e trabalhando na melhoria contínua dos serviços da Corregedoria, garantindo que a justiça seja mais clara e acessível a todos”, comentou Talyta Lêda.
Como acessar o link
Na página do Tribunal de Justiça do Amazonas (www.tjam.jus.br), o usuário deve clicar na aba “Corregedoria”, localizada no menu de navegação superior do site – nessa barra de navegação estão listados os principais serviços oferecidos pelo Tribunal.
Uma vez na página da Corregedoria, o usuário deve procurar a aba “Estatística” e, em seguida, clicar em “Sistemas”. Na sequência, aparecerá a “Plataforma BI – Mapa de Correições – Capital e Interior”.
Serviços
O Mapa de Correições oferece, entre outras informações, o total de correições realizadas pela Corregedoria, bem como as comarcas atendidas desde o ano 2000.
As consultas podem ser feitas por “Comarca”, “Local e Ano de Correição” e o “Tipo” de ação promovida. No lado direito da tela, cada pesquisa realizada é representada no mapa do Amazonas, que mostra o espaço geográfico da comarca que recebeu as ações de correição, permitindo uma melhor compreensão das atividades realizadas e dos eventuais deslocamentos em caso de ações presenciais.
Acesse aqui o link do Mapa de Correições da CGJ/AM:
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma mulher (ela está de perfil e tem os cabelos louros e longos, pele clara, está olhando para o computador à sua frente; veste uma camisa branca, de mangas curtas e um crachá funcional pendurado no pescoço), sentada, em uma mesa de escritório. A sua mão direita aparece apoiada na mesa, segurando um mouse preto. Ela está utilizando um computador com dois monitores – um ao lado do outro. No da esquerda da imagem, há um mapa do Amazonas exibido na tela, além de gráficos e tabelas, que é a página do Mapa de Correições. Sobre a mesa, há uma orquídea com flores amarelas à esquerda dos monitores, além de diversos pequenos objetos. Ao fundo, na parede bege, há um quadro branco com anotações escritas. Fim da descrição.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Foto: Chico Batata | TJAM