Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM lança cartilha e vídeo apresentando o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM lança cartilha e vídeo apresentando o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM lança cartilha e vídeo apresentando o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Lançamento do protocolo pelo Tribunal de justiça do Amazonas atende às diretrizes da Recomendação n.º 102/2021, do Conselho Nacional de justiça.

 

O Poder Judiciário do Amazonas, como forma de orientação e esclarecimento de ações sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, lança cartilha e vídeo com conteúdo para a comunicação institucional do Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da violência doméstica e Familiar contra a Mulher praticada contra Magistradas e Servidoras, conforme Recomendação CNJ n.º 102/2021.

A iniciativa é voltada à prevenção e ao combate à violência doméstica contra as mulheres, com foco nas magistradas e servidoras (efetivas, comissionadas, cedidas, contratadas) e estagiárias da Corte, sendo ainda parte de um esforço contínuo para fortalecer as orientações e suporte às vítimas em relação ao tema. A cartilha e o vídeo abordam o passo a passo sobre o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança, trazendo informações e orientações em uma linguagem simples e direta.

Em 13 páginas, a cartilha explica o conteúdo da Resolução n.º 37/2023, do TJAM, que instituiu em março do ano passado o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à violência doméstica praticada contra Magistradas e Servidoras. Em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de justiça (CNJ), a cartilha traz informações cruciais para a orientação, proteção e segurança das vítimas.

O vídeo, por sua vez, traz explicações sobre o protocolo e é fruto de um trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Segurança Institucional em parceria com a Ouvidoria da Mulher da Corte.

Realizado pelos setores de Comunicação Social do TJAM e da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM), o vídeo contém um passo a passo bem simples e direto, orientando as magistradas e servidoras que sofreram algum tipo de violência doméstica sobre o funcionamento do protocolo, indicando quando e onde procurar ajuda, entre outras informações. O atendimento é oferecido tanto presencialmente quanto de forma virtual, garantindo sigilo total em todas as informações colhidas.

“Com essas medidas, o Poder Judiciário do Amazonas reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar de suas magistradas, servidoras, colaboradoras, estagiárias e demais profissionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor para todas. O enfrentamento à violência doméstica contra a mulher é algo que precisa ser feito por cada um de nós e as mulheres que estão sofrendo com esse tipo de problema, podem e devem procurar ajuda. Somente dessa forma terão condições de romper com o ciclo de violência”, enfatizou a desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJAM.

O corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, reforçou que todas as informações prestadas pela vítima são tratadas de forma sigilosa. “A magistrada ou servidora vítima de violência doméstica deve procurar a Ouvidoria da Mulher para fazer a denúncia e obter as orientações necessárias. Lá, será atendida por uma equipe multidisciplinar, com uma escuta humanizada, poderá, ainda, ser encaminhada à REDE de apoio (delegacia da Mulher, IML para exames de corpo de delito, hospital – em caso de violência sexual, através de protocolo específico – e/ou encaminhamento para Casa abrigo, quando houver necessidade de um abrigo temporário). Há todo um fluxo previsto para o atendimento dessa vítima e sempre com absoluto sigilo”, reforçou o corregedor.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, a cartilha e o vídeo são instrumentos idealizados e produzidos para trazer instruções e esclarecimentos às magistradas e servidoras acerca do protocolo de segurança institucional.

“A Administração do TJAM tem se preocupado com a problemática que atinge a todas as mulheres e, pensando nisso, lançamos uma cartilha e um vídeo, que são esclarecedores e apresentam ao público-alvo, as informações necessárias acerca do protocolo institucional, assim como os procedimentos que podem e devem ser adotados pelas servidoras e magistradas no caso de sofrerem violência. Este trabalho de divulgação é uma das muitas ações da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, que está empenhada e atuando diuturnamente na tentativa de minimizar esse mal que assola a sociedade”, afirmou o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil.

 

Acesse aqui:

1. Cartilha sobre o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da Violência Doméstica e familiar contra a Mulher praticada em Face de Magistradas e Servidoras (Clique Aqui e Acesse)

 

2. Vídeo com o passo a passo sobre o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica praticada contra Magistradas e Servidora (Clique Aqui e Acesse)

 

Foto: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:AmazonascapaDenúnciasViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TRT-11 empossa 12 novos juízes do Trabalho nesta sexta-feira (26)
Próximo artigo Feminicídio: Homem é condenado a mais de 19 anos de prisão por morte de mulher, no no Lírio do Vale, em 2022

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

22 horas atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

23 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

1 dia atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

1 dia atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

2 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

2 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

2 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

2 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

2 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

3 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

3 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

3 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?