Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em 10 meses de funcionamento, Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde atendeu 750 demandas e evitou que 629 fossem judicializadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em 10 meses de funcionamento, Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde atendeu 750 demandas e evitou que 629 fossem judicializadas
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em 10 meses de funcionamento, Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde atendeu 750 demandas e evitou que 629 fossem judicializadas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O balanço das atividades foi apresentado na manhã de terça-feira, pela presidente do Núcleo de Assessoramento Técnico (NATJUS/TJAM), juíza Etelvina Lobo Braga.

Em 10 meses de funcionamento, a Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de saúde realizou o atendimento de 750 demandas, das quais 629 foram concluídas, sem precisar passar por judicialização e gerando economia de mais de R$1,1 milhão para as contas públicas neste período.

Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (23/07), no Fórum Euza Maria Naice de Vasconcellos, em reunião do Comitê Estadual de saúde, como resultado da Política Judiciária de saúde do Poder Judiciário do Amazonas, coordenada pela juíza de direito Etelvina Lobo Braga, que é titular da 3.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus, coordenadora do Comitê Estadual da saúde do Amazonas e presidente do Núcleo de Assessoramento Técnico (Natjus), do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM).

A Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de saúde foi instalada em setembro do ano passado, por meio de Termo de Cooperação firmado pelo Tribunal de justiça do Amazonas e entidades parceiras: defensoria pública Estadual; Procuradoria-Geral do Estado; Procuradoria-Geral do Município e defensoria pública da UNIÃO (DPU). Um dos principais objetivos da Câmara de Resolução de Litígios é reduzir a judicialização da saúde no Amazonas, apresentando encaminhamento de solução para dificuldades enfrentadas por pacientes que buscam atendimento, prestação de serviço ou medicamentos na REDE pública, favorecendo a resolução dessas demandas ainda na fase pré-processual.

O valor estimado da economia (R$ 1,1 milhão) nas contas públicas em apenas 10 (dez) meses funcionamento da Câmara, levando em consideração apenas o preço de mercado dos procedimentos de saúde solicitados, sem calcular as custas processuais, honorários sucumbenciais, e os custos de recursos humanos.

De acordo com a juíza Etelvina Braga, a instalação da Câmara era um desejo do Comitê de Estadual de saúde, perante as outras instituições, como a Secretaria Estado de saúde, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM), para encontrar soluções às questões da saúde, dando mais agilidade às demandas dos usuários do sistema.

“A Câmara evita que a parte procure a judicialização por meio da Defensoria ou de um advogado particular. E o resultado, como nós vimos, é muito positivo. A nossa ideia é aperfeiçoar cada vez mais a Câmara e ampliar essa atuação, desjudicializando em todas as esferas e descongestionando o Poder Judiciário. Inclusive, a defensoria pública da UNIÃO está participando, e estamos convidando o Ministério Público do Estado para também participar dessa parceria. A justiça Federal também está sendo convidada para encaminhar as demandas dessa natureza para a Câmara, antes de dar uma solução judicial”, disse.

A secretária do Natjus e do Comitê Estadual de saúde, Luandy Lemos de Paula, explicou que a Câmara é a primeira fase de atendimento a um usuário que queira procurar a via judicial. Já o Natjus é o núcleo que funciona como uma ferramenta que viabiliza o diálogo institucional entre o Poder Judiciário, o Poder Executivo e os gestores de unidades do Sistema Único de saúde (SUS), elucidando os casos judicializados para que o juiz possa ter segurança na tomada de Decisão que envolvem a saúde. Ela ressaltou que o Comitê também acompanha o cumprimento de decisões judiciais.

Participaram da reunião desta terça-feira a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o defensor público do Estado, Arlindo Gonçalves, o defensor público da UNIÃO, João Thomas Luchsinger, a procuradora do Estado Vanessa Lima e a procuradora do Município de Manaus, , Carmem Soeiro, além dos membros da Câmara de Solução de Litígios.

 

 

 

Asafe Augusto

Foto: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonascapaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior O TRT-11 apóia e incentiva a denúncia de violência contra as mulheres
Próximo artigo Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Santa Etelvina

Mais notícias desta categoria

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

7 horas atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

9 horas atrás

Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença

11 horas atrás

Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória

12 horas atrás

táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações

1 dia atrás

Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal

1 dia atrás

Reabilitação facial gratuita: Transformando vidas na UEA

1 dia atrás

Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas

2 dias atrás

Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco

4 dias atrás

Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional

4 dias atrás

Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro

4 dias atrás

Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas

5 dias atrás
Visa Manaus inicia operação de rastreabilidade alimentar
Prefeito David Almeida promove melhorias na saúde
Crédito Rosa: A oportunidade que impulsiona negócios
Operação Abastecimento Seguro: Combustíveis com Segurança
Ilumina+ Amazonas: 100% de iluminação pública em LED
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?