Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Presidência do TJAM divulga carta de compromisso com o favorecimento das políticas de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Presidência do TJAM divulga carta de compromisso com o favorecimento das políticas de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário do Amazonas
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Presidência do TJAM divulga carta de compromisso com o favorecimento das políticas de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Divulgada na edição desta segunda-feira (22/07) do Diário da justiça Eletrônico, a carta de compromisso indica nove medidas de incentivo à participação institucional feminina no Judiciário Estadual.

 

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), por meio de sua presidência, divulgou nesta segunda-feira (22/07) uma carta de compromisso com o favorecimento das políticas de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário do Amazonas. A carta foi publicada na página 23 do Diário da justiça Eletrônico (DJe) e foi assinada pela presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

Pela carta, nove medidas de incentivo à participação institucional feminina foram divulgadas, com a presidência da Corte firmando compromisso em “promover a igualdade de gênero e a equidade, no âmbito do Tribunal de justiça do Amazonas”; em “incentivar e ampliar a participação das mulheres em todas as áreas e níveis da instituição”; em “proporcionar o pleno funcionamento da Comissão do Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário e em “identificar os obstáculos que impedem o acesso e o avanço das mulheres na carreira jurídica, além de desenvolver políticas e estratégias para superar esses desafios”.

Também são compromissos da presidência do TJAM: o estabelecimento de “metas para aumentar a representatividade feminina em posições de destaque dentro do Judiciário”; a promoção de “um ambiente de trabalho inclusivo e receptivo, livre de discriminação e assédio, onde as mulheres se sintam seguras e valorizadas” e a implementação “de políticas de trabalho flexível e de conciliação entre vida profissional e pessoal, facilitando a participação das mulheres que têm responsabilidades familiares”.

Por fim, a carta formaliza o compromisso da presidência da Corte em “promover a visibilidade feminina, por meio do destaque das conquistas e contribuições das mulheres no Judiciário e em tornar o TJAM mais inclusivo e representativo, de modo a refletir a diversidade da sociedade em que opera e assegurar que todas as vozes e perspectivas sejam ouvidas e consideradas no processo de tomada de decisões”.

A carta de compromisso, conforme publicação no Diário da justiça, considera o art. 3º, IV, da Constituição Federal que tem como objetivo fundamental promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; a Resolução CNJ nº 255, de 04 de setembro de 2018, alterada pela Resolução CNJ nº 540, de 18 de dezembro de 2023, que estabelece a paridade de gênero, considerando também a interseccionalidade de raça e etnia, em atividades administrativas e jurisdicionais e o objetivo de desenvolvimento sustentável nº 5 da Agenda 2030 da ONU, conhecido como ODS 5 que estabelece metas voltadas para a igualdade de gênero, incluindo a definição de proporções, cotas e outras estratégias.

 

#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, a presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge (vestindo uma toga de cor predominantemente preta) aparece, em primeiro plano, em registro no qual a magistrada preside o Pleno da Corte. O registro fotográfico foi realizado no auditório Des. Ataliba David Antônio (sede do TJAM).

 

Afonso Júnior
Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 1.ª Vara do Tribunal do Júri inicia audiência de instrução no processo que investiga a morte de empresário do ramo de revenda de veículos em Manaus
Próximo artigo TCE-AM promove palestra sobre estratégias para gerenciamento de sintomas do TDAH

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

5 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

5 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

6 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

6 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

7 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 semana atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 semana atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 semana atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 semana atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 semana atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 semana atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?