Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Atuação de órgãos do Sistema de Justiça resulta em inauguração de Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em Humaitá
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Atuação de órgãos do Sistema de Justiça resulta em inauguração de Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em Humaitá
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Atuação de órgãos do Sistema de Justiça resulta em inauguração de Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em Humaitá

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Titular da 2.ª Vara da Comarca destacou que a instalação do serviço é resultado de dois anos e meio de um trabalho realizado sempre promovendo o diálogo entre as instituições.

O Município de Humaitá (distante 600 quilômetros de Manaus) inaugurou na primeira semana deste mês de julho, a Casa de acolhimento para Crianças e Adolescentes, que deve abrigar provisoriamente e de forma excepcional, crianças e adolescentes sob medida de proteção (art. 98 do Estatuto da Criança e Adolescente). O juiz Charles José Fernandes da Cruz, titular da 2.ª Vara de Humaitá, destacou que a instalação do serviço é resultado de um trabalho intenso feito pelos órgãos do Sistema de justiça – Judiciário, defensoria pública e Ministério Público – perante a gestão do Município.

“É um trabalho que começou dois anos e meio atrás, quando o Judiciário, a Defensoria e o Ministério Público reuniram-se com o Executivo Municipal para tratar da necessidade de instalação desse serviço. Sucedeu, então, a aprovação da Lei Municipal n.° 915/2022, a qual dispõe sobre a criação do serviço de acolhimento institucional, mas o prazo de 60 dias para regulamentação não foi cumprido. Então, a DPE moveu a Ação Civil Pública visando a obrigar o Município a cumprir a lei aprovada, instituindo efetivamente o serviço de acolhimento”, disse o juiz Charles.

Já no âmbito da Ação proposta pela DPE, o Judiciário realizou audiência de conciliação entre as partes, em julho de 2023, ocasião em que os representantes da defensoria pública e do Município de Humaitá/AM acordaram a suspensão do processo pelo prazo de 30 dias para que ambos diligenciassem conjuntamente a respeito de providências provisórias e do prazo para implantação do sistema de acolhimento institucional em definitivo, sendo o acordo homologado pelo Juízo.

As medidas que foram sendo apresentadas pelo Município, no entanto, não se mostraram suficientes para atender a demanda apontada na Ação Civil Pública e o juiz Charles voltou a se reunir com o Ministério Público, a defensoria pública, o prefeito do Município, o secretário da Ação Social e a coordenadora do CAPS para alinhar e articular a cooperação entre os entes visando à instalação e inauguração do serviço de acolhimento. Na reunião, o magistrado foi informado que o abrigo já estava pronto, faltando somente algumas providências para sua inauguração.

“De modo que a inauguração da Casa de acolhimento teve uma participação ativa do Judiciário, no diálogo institucional, na promoção de conciliações, portanto na promoção do diálogo entre as partes envolvidas, e que culminou com esse resultado, que é importantíssimo para o enfrentamento da situação de crianças em situação de risco no Município de Humaitá”, disse o juiz Charles.

Após esse período de esforços, na última quinta-feira (11/07), foi protocolado na 2.ª Vara de Humaitá e com fotografias em anexo, o Oficio n.º 376/2024, com informações da administração municipal sobre a realização da inauguração da Casa de acolhimento, em funcionamento na rua João Paulo II, 2322, bairro Nova Esperança, naquela cidade. Segundo informações do ofício, o quadro de colaboradores conta com uma coordenadora, 04 cuidadores, 03 vigilantes, duas auxiliares de serviços gerais, uma psicóloga e uma assistente social. 

Na sentença proferida na Ação Civil Pública nesta sexta-feira (12/07) – na qual extinguiu o feito por perda do objeto -, o juiz fez um histórico de todas a ações realizadas pelos órgãos do Sistema de justiça, e fez questão de elogiar e destacar o trabalho da defensora pública que atua na Comarca e como coordenadora do Pólo da DPE/AM na calha do Madeira, Francine Lúcia Buon Baldissarella.

Ao determinar a extinção da ACP, o juiz escreveu: “Da análise dos autos, constato que foi criada em 16 de agosto de 2022, a Lei Municipal n.º 915/2022 – GAB. PRES., que dispõe sobre a criação do serviço de acolhimento institucional de Humaitá para crianças e adolescentes (…). Ademais, efetivamente, foi entregue à sociedade humaitaense, no dia 05/07/2024, conforme informado em ev. 58.1, a Casa Lar de acolhimento institucional para Menores, que certamente proporcionará a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco, em um ambiente acolhedor e com condições institucionais de garantir a proteção integral deles pelo tempo necessário. Nesse sentido, o reconhecimento da perda do objeto é a medida que se impõe. (…) Julgo extinto o presente feito, sem resolução de mérito, ante a perda superveniente do interesse de Agir, com fundamento no artigo 485, inciso VI, do Código de Processo Civil”.

 

 

 

Sandra Bezerra

Fotos: Chico Batata / Arq. 03/08/2022

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail  :  [email protected] 

(92) 993160660

 

Tags:AmazonasHumaitáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comarca de Iranduba recebe a primeira ação itinerante do Laboratório de Inovação e Inteligência do TJAM
Próximo artigo Internamento de mercadorias nacionais na área incentivada da Suframa cresce 7,20% entre janeiro e abril

Mais notícias desta categoria

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

1 hora atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

5 horas atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

5 horas atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

6 horas atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

8 horas atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

1 dia atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

1 dia atrás

PNAB: Escuta pública fortalece a cultura no Amazonas

1 dia atrás

Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas

1 dia atrás

ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco

1 dia atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

2 dias atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

2 dias atrás
Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus
Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades
FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade
Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico
Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?