Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em Carauari, Justiça determina que Estado realize progressão de investigadores de polícia com deficiência em vagas reservadas a PcD
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em Carauari, Justiça determina que Estado realize progressão de investigadores de polícia com deficiência em vagas reservadas a PcD
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Em Carauari, Justiça determina que Estado realize progressão de investigadores de polícia com deficiência em vagas reservadas a PcD

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Argumentos da contestação não foram aceitos e servidores deverão mudar para classe especial na carreira.

 

Decisão da Comarca de Carauari julgou procedentes os pedidos de dois investigadores de polícia para que o Estado do Amazonas realize sua progressão à classe especial na carreira, nas vagas reservadas a servidores com deficiência. A sentença foi proferida pelo juiz Jânio Tutomu Takeda, no processo n.º 0601048-30.2023.8.04.3500, e disponibilizada no Diário da justiça Eletrônico de 05/07.

Segundo a ação, os investigadores tomaram posse em 2011 e tiveram uma única promoção em 2018, para a 3.ª classe da carreira, mas defendem que já deveriam integrar a classe especial desde 2022, devido à existência de vagas reservadas e pelo fato de já terem cumprido o período de dois anos de cada classe e preencherem os requisitos previstos na Lei n.º 2.235/1993, pedindo as progressões referentes a 2016 e 2022.

O Estado do Amazonas contestou, alegando prescrição quinquenal, inexistência de direito à promoção por mero decurso de tempo, impossibilidade de progressão “per saltum” e a ausência de comprovação dos fatos constitutivos do direito, entre outros argumentos.

Os tópicos contestados foram analisados e rejeitados pelo juiz, que afastou a prescrição quinquenal, considerando que esta não atinge o fundo de direito nas situações em que há omissão da administração pública quanto ao enquadramento ou reenquadramento de servidor, com base na jurisprudência.

No mérito, destacou que a Lei n.º 2.235/1993, que instituiu o sistema de promoção do policial civil do Amazonas, traz nos artigos 4.º e 24-A os requisitos para promoção dos servidores com deficiência; este último artigo reserva o mínimo de 10% das vagas de progressão para servidores com deficiência.

“Ao deixar de promover os procedimentos para permitir a progressão dos servidores PcD, a administração pública agiu à revelia das disposições legais aplicáveis ao caso, situação de flagrante ilegalidade que reverbera na esfera jurídica dos postulantes”, afirmou o juiz na sentença.

O magistrado também destacou que não há discricionariedade do Executivo para propor as promoções, devido à previsão no artigo 3.º da lei, segundo o qual essas serão propostas pelo delegado-geral de polícia ao governador na primeira quinzena dos meses de maio e novembro de cada ano, com o número de vagas a serem preenchidas. E identificou, pelo quadro de vagas informado pelo Estado, a existência de vagas PcD, registrando que a progressão sucessiva é uma reparação, e não promoção “per saltum”.

“Ressalte-se que, ao negar as progressões dos autores, servidores PcD, a administração pública contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada sob o rito das emendas constitucionais (art. 5º, § 3º, da CF)”, que têm como princípios a não discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, a igualdade de oportunidades e o respeito pelo desenvolvimento das capacidades das pessoas com deficiência, afirmou o juiz na sentença, registrando ainda as previsões do Estatuto da pessoa com deficiência (Lei Federal n.º 13.146/2015).

 

Fique por dentro 

Per saltum é uma expressão latina, que significa “saltar”. Nesse sentido, a promoção per saltum seria aquela alcançada sem passar pelos cargos ou graus inferiores de acordo com a ordem estabelecida. 

 

DJe

https://consultasaj.tjam.jus.br/cdje/consultaSimples.do?cdVolume=17&nuDiario=3826&cdCaderno=3&nuSeqpagina=22

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:   divulgação[email protected]

Fone: (92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasCarauariEstado do AmazonasPolícia
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Educação foi o tema de 10 leis estaduais sancionadas pelo Governo do Estado no primeiro semestre de 2024
Próximo artigo Débora Menezes reitera compromisso com Proerd durante formatura de novos alunos da zona Oeste

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

3 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

3 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

3 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

3 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

3 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

3 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

3 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?