Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: CCJ do Senado aprova indicação do ministro Mauro Campbell Marques para corregedor nacional de Justiça
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > CCJ do Senado aprova indicação do ministro Mauro Campbell Marques para corregedor nacional de Justiça
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

CCJ do Senado aprova indicação do ministro Mauro Campbell Marques para corregedor nacional de Justiça

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Magistrados do TJAM prestigiaram a reunião da Comissão de Constituição e justiça do Senado, durante a qual ocorreu a sabatina de Campbell, que teve a indicação aprovada por unanimidade.

 

A Comissão de Constituição, justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou a indicação do ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ) Mauro Campbell Marques para exercer o cargo de corregedor nacional de justiça, no Conselho Nacional de justiça (CNJ), durante o biênio 2024-2026.

A indicação foi aprovada de forma unânime pelos 27 senadores da CCJ no início da tarde desta quarta-feira (19). O ministro foi indicado para a corregedoria nacional pelo Pleno do STJ, em sessão realizada no dia 23 de abril. Após a nomeação pelo presidente Lula, Mauro Campbell Marques substituirá no cargo o ministro Luis Felipe Salomão, eleito na mesma sessão de 23 de abril para ser o próximo vice-presidente do STJ.

A sabatina foi acompanhada pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, pelo vice, Og Fernandes, e por vários outros ministros da Corte.

Também acompanharam a sessão a presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; a vice-presidente da Corte, desembargadora Joana Meirelles; o corregedor de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador João Simões; o diretor da escola Superior de Magistratura do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli; a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da discriminação do TJAM; o ouvidor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho; e o juiz corregedor auxiliar da CGJ/AM, Julião Lemos Sobral Junior.

A participação de Campbell na sabatina da CCJ foi marcada por temas como o volume de processos em trâmite na justiça, o controle disciplinar dos magistrados pelo CNJ e os limites de atuação do conselho.

Trajetória

A aprovação da indicação de Mauro Campbell Marques para o cargo de corregedor do CNJ coincide com seu aniversário de 16 anos como ministro do STJ. Quando chegou à marca dos 15 anos no tribunal, Campbell foi homenageado – ao lado dos ministros Luis Felipe Salomão e Og Fernandes – com o lançamento do livro Direito Federal Brasileiro, com artigos assinados por 65 juristas.

Desde que tomou posse no STJ, em 17 de junho de 2008, Mauro Campbell integra a Segunda turma e a Primeira Seção, colegiados especializados em direito público (ele também é membro da Corte Especial). Entre os mais de 221 mil processos que ele julgou como relator entre 2008 e 2024, há precedentes que tiveram grande impacto na justiça de todo o Brasil, sobretudo casos julgados sob o rito dos recursos repetitivos.

Ao analisar, por exemplo, os Temas 566 a 571, interpretando a Lei de execução Fiscal, estima-se que a Primeira Seção, sob relatoria do ministro Campbell, tenha dado solução a cerca de 24 milhões de processos em todo o país.

Amazonense, antes de se tornar ministro, Mauro Campbell foi membro do Ministério Público do estado. Exerceu o cargo de procurador-geral de justiça por três vezes – a última delas, até ser nomeado para o Tribunal da Cidadania. Também foi secretário de Segurança Pública do Amazonas entre 1993 e 1995 e, depois, comandou a pasta de controle interno do governo estadual (atual Controladoria-Geral), em 2004.

Campbell foi corregedor da justiça Eleitoral e participou de reformas legislativas.

Paralelamente à trajetória como ministro do STJ, Mauro Campbell exerceu diversos outros cargos de relevo no Poder Judiciário, como os de corregedor-geral da justiça Federal e de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como corregedor-geral eleitoral entre 2021 e 2022.

O ministro também teve participação importante em reformas legislativas. Em 2015, presidiu a comissão de juristas instituída pelo Senado com o objetivo de elaborar anteprojeto de lei para desburocratizar a administração pública e melhorar a relação do poder público com as empresas e os cidadãos.

Três anos depois, Campbell coordenou a comissão formada pela Câmara dos Deputados para discutir a atualização da Lei de Improbidade Administrativa. O trabalho da comissão e os debates posteriores no Congresso resultaram na publicação da nova Lei de Improbidade (Lei 14.230/2021).

Atualmente, Mauro Campbell Marques é diretor-geral da escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). À frente da instituição, ele foi um dos coordenadores científicos da I Jornada de Direito da saúde, realizada recentemente, que terminou com a aprovação de 47 enunciados. Ainda na Enfam, o ministrou coordenou o primeiro exame Nacional da Magistratura, no dia 14 de abril.

Campbell também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

 

 

 

 

Agência de Notícias do STJ e Ascom TJAM

Fotos: Gustavo Lima (STJ), Agência Senado e acervo TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas fortalece ações preventivas na zona leste com Ronda Comunitária
Próximo artigo Deputado Thiago Abrahim tem oito matérias aprovadas na Aleam, nesta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

8 horas atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

9 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

11 horas atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

12 horas atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

1 dia atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

1 dia atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

1 dia atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

1 dia atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

2 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

2 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

2 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

2 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?