Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Mais de 6 mil registros de imóveis foram entregues durante a Semana “Solo Seguro – Favela” no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Mais de 6 mil registros de imóveis foram entregues durante a Semana “Solo Seguro – Favela” no Amazonas
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Mais de 6 mil registros de imóveis foram entregues durante a Semana “Solo Seguro – Favela” no Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
9 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

No período também foram realizadas audiências públicas sobre regularização fundiária de áreas urbanas em 14 comarcas do interior do estado, ações educativas e esclarecimentos à população.

 

Na última quarta-feira (12), o Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas enviou para a Corregedoria Nacional de Justiça o relatório de ações realizadas ao longo da Semana “Solo Seguro – Favela”, que aconteceu de 3 a 7 de junho com iniciativas tanto na capital quanto no interior do estado. A mobilização cumpre as diretrizes do Provimento n. 158/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou o movimento nacional pela regularização fundiária de ocupações irregulares nos centros urbanos – espaços popularmente conhecidos como “favelas”.

De acordo com os dados do relatório, durante a Semana “Solo Seguro – Favela”, foram registrados e entregues um total de 6.198 títulos de propriedade, sendo 4.931 títulos em Manaus, 603 no município de Coari e 664 em Parintins (referentes à regularização de imóveis nos bairros Castanhal e Pascoal Alaggio).

Para o juiz-corregedor auxiliar, Áldrin Henrique Rodrigues, que também é subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade do Judiciário do Amazonas, as atividades desenvolvidas ao longo da Semana alcançaram resultados expressivos e impacto positivo em todas as comunidades envolvidas.

“Temos muito a comemorar com os resultados do movimento ‘Solo Seguro – Favela’, no Amazonas. Sabemos que cada registro entregue significa a melhoria da qualidade de vida não só dos moradores do imóvel regularizado, pois o título registrado impacta no crescimento econômico das cidades; na questão urbanística; no Índice de Desenvolvimento Humano da população; na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais dentro do contexto amazônico; na segurança jurídica da propriedade e dos contratos; no alcance de projetos sociais; enfim são muitos os benefícios diretos e indiretos tanto para o indivíduo quanto para a população”, disse o juiz-corregedor auxiliar.

A avaliação do magistrado considera, ainda, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2019), que regista uma média de 3 habitantes por casa, elevando o número de beneficiários diretos para mais de 18 mil pessoas, pois o imóvel legalizado significa ‘bem de família’, observa.

Outro aspecto aplicado pelo juiz é que a regularização fundiária naturalmente exige da autoridade municipal a atualização do plano diretor da cidade e a implementação do código de postura do município, que são documentos importantes para o desenvolvimento local.

Audiências Públicas

Em atendimento à recomendação do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Saunders Fernandes, juízes do interior do estado realizaram audiências públicas para debater o tema com autoridades municipais, representantes dos cartórios extrajudiciais de Registros de Imóveis, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil; além das lideranças comunitárias.

O resultado foi a mobilização de 14 comarcas do Amazonas envolvidas no movimento nacional de conscientização “Solo Seguro – Favela”, são elas: Alvarães, por meio do juiz Igor Caminha Jorge; Barreirinha, juiz Lucas Couto Bezerra; Caapiranga, juiz Felipe Nogueira de Lucena; Fonte Boa, juiz Gonçalo Brandão de Sousa; Guajará, juiz David Nicollas Vieira Lins; Humaitá, juiz Charles José Fernandes da Cruz; Iranduba, juíza Nayara Moreira Antunes; Maués, juiz Paulo José Benevides dos Santos; Novo Aripuanã, juiz Pedro Ésio Correia de Oliveira; Parintins, juiz Otávio Augusto Ferraro; São Paulo de Olivença e Juruá, juiz Daniel Manussakis; e Tabatinga e Atalaia do Norte, juiz Edson Rosas Neto.

Além de conscientizar a população e chamar a atenção das autoridades locais sobre a necessidade de desenvolver políticas públicas sobre o tema, as audiências também aconteceram com o objetivo de identificar soluções possíveis para as demandas judiciais relacionadas à regularização fundiária (que estão paralisadas na unidade judiciária local ).

A iniciativa implementa, ainda, a Diretriz Estratégica nº 12 do CNJ que visa viabilizar a regularização fundiária em pelo menos 5% dos municípios do Amazonas.

Educação Fundiária

A programação oficial da Semana “Solo Seguro – Favela” no Amazonas foi aberta com o workshop “Urbanismo Sustentável na Amazônia”, realizado em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD). O evento contou com a participação do Professor Bernardo Chezzi, especialista em Direito Imobiliário no Brasil, que abordou diversos aspectos da regularização fundiária nas áreas urbanas da região amazônica, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.

O evento reuniu magistrados, registradores de imóveis, servidores do Tribunal de Justiça e especificamente na temática da regularização fundiária de assentamentos urbanos irregulares. Também marcou a instituição do Prêmio “Dr. Adalberto Carim Antônio”, em homenagem póstuma ao magistrado que bem representou, internacionalmente, o nome do Tribunal de Justiça do Amazonas, em matéria ambiental e fundiária.

Debate Público

No dia de encerramento da Semana “Solo Seguro – Favela”, a temática ‘regularização fundiária’ foi levada à pauta do dia, em programa de rádio local.

Além da participação popular, jornalistas e convidados esclareceram a importância do registro para garantir a propriedade do imóvel e também abordaram outros assuntos relacionados à titulação de terras.

Participaram da entrevista o juiz auxiliar da Corregedoria do TJAM, Áldrin Henrique Rodrigues, que também é subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade (NGFS/CGJAM); a oficial de Registros Públicos e professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Taís Batista Fernandes; e o professor Doutor Brytchtn Ribeiro de Vasconcelos, pesquisador da UEA e do NGFS/CGJAM.

Na oportunidade o magistrado esclareceu que “para ser dono, não basta ter o título definitivo do imóvel, concedido pelo Poder Público. É preciso registrar o documento no cartório extrajudicial”.

De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Saunders Fernandes, toda essa grande mobilização reflete o compromisso de que o Judiciário não tem sentido em promover a regularização fundiária nos limites do Amazonas. “Com esse esforço conjunto, que envolve os cartórios extrajudiciais, como as Prefeituras, o Estado, queremos garantir a qualidade de vida, a inclusão social e a segurança jurídica do nosso povo. O programa idealizado pela Corregedoria Nacional traz benefícios reais e duradouros para essas populações”, destaca o desembargador.

Solo Seguro – Favela

O Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas – “Solo Seguro – Favela”, instituído pelo Provimento CN n. 158, de 12/05/2023, tem por finalidade fomentar ações sociais, urbanísticas, jurídicas e ambientais relacionadas à Regularização Fundiária Urbana – Reurb, incorporando núcleos informativos ao ordenamento territorial urbano e titulando seus ocupantes com os registros imobiliários proprietários, ainda que localizados em área inicialmente considerada rural. No âmbito estadual, as ações são coordenadas pelas Corregedorias-Gerais de Justiça dos estados. Este ano a mobilização aconteceu de 3 a 7 de junho.

Fique por dentro

Para ouvir o programa ‘Amazonas em Pauta” que aborda o tema da regularização fundiária na região, acesse ol ink > https://www.youtube.com/watch?v=7KchjO5_oFw

Para saber mais sobre a entrega de títulos registrados durante a Semana “Solo Seguro – Favela” no Amazonas acesse o link > https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/11586- cgj-am-participa-da-entrega-de-registros-de-imoveis-a-moradores-de-seis-areas-urbanas-de-manaus

Para saber mais sobre o workshop “Urbanismo Sustentável na Amazônia”, acesse o link > https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/11581-comarcas-do-amazonas-convocam -audiencia-publica-para-discutir-regularizacao-fundiaria-no-interior-do-estado

Para saber mais sobre as audiências públicas sobre ‘regularização fundiária’ realizada no interior do Amazonas, acesse o link > https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/11581-comarcas- do-amazonas-convocam-audiencia-publica-para-discutir-regularizacao-fundiaria-no-interior-do-estado

 

 

  

Texto: Dora Paula
Fotos: Chico Batata, Marcus Philip e acervo CGJAM

 

Tags:AlvarãesAmazonasAtalaia do NorteBarreirinhaCaapirangaCoariEstado do AmazonasFonte BoaGuajaráHumaitáIrandubaJuruáManausMauésmeio ambienteNovo AripuanãParintinsProjetos sociaisSão Paulo de OlivençaTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SEDEL Estadio Carlos Zamith FOTO Divulgacao Sedel 1024x576 1 Estádio Carlos Zamith recebe pela segunda vez partida da Série B do Brasileirão nesta quinta-feira
Próximo artigo UGPE MURAL AEROPORTO FOTO EDUARDO MELO 5 1 1024x682 1 Festival de Parintins 2024: Mural instagramável feito por artista parintinense é a nova atração do Aeroporto Júlio Belém

Mais notícias desta categoria

tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

2 horas atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

19 horas atrás
SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

3 dias atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

4 dias atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

4 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 17 at 093549 1024x682 1

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

4 dias atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
Deputado Mario Cesar Filho presidente da CDC anuncia nova edicao da E28098Operacao Limpa Nome Foto Leandro Cardoso 1024x684 Jj934Q

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás
Projeto de Debora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas e aprovado na Aleam Foto Daniel Nogueira kgMoJm

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás
Deputado Joao Luiz leva acao do E28098Ei Te Orienta ao 2o Fegam no Largo Sao Sebastiao em Manaus Foto Mauro Smith mapsh5

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Projeto de Dr. Daniel que considera associação católica de Utilidade Pública, é aprovado na CMM

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?