Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Tribunal de Justiça do Amazonas atinge 100% no índice que mede a eficiência dos Tribunais, divulgado pelo CNJ
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Tribunal de Justiça do Amazonas atinge 100% no índice que mede a eficiência dos Tribunais, divulgado pelo CNJ
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Tribunal de Justiça do Amazonas atinge 100% no índice que mede a eficiência dos Tribunais, divulgado pelo CNJ

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Conforme o relatório “justiça em Números 2024”, o TJAM alcançou pontuação máxima no IPC-Jus, que mensura, de forma comparada, o quanto o tribunal produziu em comparação aos recursos e insumos disponíveis.

 

O Tribunal de justiça do Amazonas alcançou a pontuação máxima, com 100% de eficiência, no Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus), indicador que integra o relatório anual “justiça em Números”, elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de justiça (CNJ). A edição 2024 do relatório foi divulgada na terça-feira (28/05), pelo presidente do Conselho, ministro Luís Roberto Barroso. Além do TJAM, somente outros três Tribunais Estaduais atingiram essa pontuação.

No resultado global, levando-se em consideração ambas as instâncias (1.º e 2.º Graus) e a área administrativa, ficaram com 100% de IPC-Jus, o TJ do Amazonas, o TJ de Rondônia, o TJ de Roraima e o TJ do Rio Grande do Sul. É o terceiro ano consecutivo que o TJAM fica entre os tribunais que alcançam o topo desse ranking.

O IPC-Jus é medido a partir de uma técnica de análise de dados que permite mensurar a eficiência dos tribunais de forma comparativa, considerando os recursos ou insumos que possui à disposição e os resultados que gera em benefício da sociedade por meio da prestação jurisdicional. A metodologia utilizada compara tribunais do mesmo ramo de justiça, independentemente do porte.

Com esse resultado, o TJAM posiciona-se no quadrante de melhor desempenho, com mais produtividade de magistrados e servidores, menor taxa de congestionamento (de processos) e menor despesa (em relação ao resultado obtido). Conforme registra o relatório do CNJ, os Tribunais de justiça do Amazonas, de Rondônia e de Roraima aparecem como os mais eficientes em todos os casos, a partir da relação entre taxa de congestionamento líquida (de processos) e, respectivamente, a produtividade de magistrados e de servidores, e a despesa total.

Ao comentar o resultado, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, parabenizou magistrados e servidores do Judiciário Estadual amazonense, que novamente se destaca entre os Tribunais de justiça do País. “Todos esses resultados positivos que o Tribunal vem acumulando, incluindo a grande conquista do ano passado, com a obtenção do ‘Selo Diamante’, concedido pelo CNJ, são frutos de um gigantesco esforço conjunto, de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários, que são incansáveis na busca pela melhoria dos serviços prestados à população do nosso estado”, afirmou a desembargadora Nélia.

O TJAM registrou a maior produtividade de magistrados entre os Tribunais de justiça, com uma média de 3.025 processos baixados por magistrado. Considerando somente o 1.º Grau de jurisdição, essa média foi de 3.327. Nesse mesmo recorte, os servidores da área judiciária também se destacam, com média de 295 processos, o segundo maior índice entre os TJs. Por grau de jurisdição, esse índice sobe para 339 processos, considerando somente o 1.º Grau do TJAM, o melhor desempenho entre os servidores da área judiciária, dos TJs.

Fique por dentro

O IPC-Jus agrega informações de litigiosidade – número de processos que tramitaram no período (excluídos os processos suspensos, sobrestados, em arquivo provisório e de execuções fiscais e penais), dados sobre pessoal (magistrados, servidores efetivos, comissionados e servidores ingressados por meio de requisição ou cessão) e sobre recursos financeiros (despesa total da justiça, excluídas as despesas com inativos e com projetos de construção e obras). Avalia também a quantidade de processos baixados, excluídos os processos de execuções fiscais e penais.

O comparativo é produzido com base no Índice de Produtividade dos magistrados (IPM), no Índice de Produtividade dos Servidores (IPS), na Despesa Total do Tribunal e na Taxa de Congestionamento (TC). Os resultados e os cenários do IPC-Jus foram calculados para a justiça Estadual, a justiça do trabalho e a justiça Federal.

 

 

Terezinha Torres

Foto: Arquivo TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil do Amazonas apreende cerca de 100 kg de carne de jacaré que seriam transportados para fora do país
Próximo artigo Dia Internacional dos Mantenedores da Paz: A participação da PMAM na manutenção da paz mundial

Mais notícias desta categoria

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

8 horas atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

9 horas atrás

PNAB: Escuta pública fortalece a cultura no Amazonas

11 horas atrás

Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas

13 horas atrás

ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco

14 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

1 dia atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

1 dia atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

1 dia atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

1 dia atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

2 dias atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

2 dias atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

2 dias atrás
Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum
Agosto Lilás: Conscientização em Manaus
Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024
Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus
Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?